Pages

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Estudo Bíblico: Prisão na mente

Todo mundo pensa. Até mesmo a pessoa considerável mais "ignorante" pensa.
Toda ação se inicia de um pensamento, ou se inicia na mente. Apesar de ter ações que se faz sem pensar. Mas o cérebro (a mente) controla tudo.
A mente é algo fascinante. A Enciclopédia Wikipédia diz que "Mente é a definição que damos ao estado da nossa consciência ou subconsciência relativo ao conjunto de pensamentos gerados pelo cérebro humano. 'Mente' é o termo mais comumente utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, tais como o pensamento, a razão, a memória, a inteligência e a emoção. O termo também descreve a personalidade". Não houve e não haverá alguém que usou/use a capacidade total da sua mente.
O diabo usa essa "arma" poderosa para aprisionar o homem. Aprisionar em seus próprios desejos carnais e pecaminosos.
Sabemos que o homem é um ser "racional", e que os animais são seres "irracionais'. Mas o "racional" está pior que o "irracional".
O ser "irracional" nunca fez nada contra o seu criador; nunca desobedeceu uma ordem Divina. Já o ser "racional" seguindo o seu próprio desejo se afastou do seu criador, desobedeceu as Suas leis e se entregou as suas próprias paixões.
Paulo sabendo disso, foi inspirado por Deus a escrever: "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terrra".
Quando se pensa nas coisas que são da terra, não é somente pensar em coisas materiais, mas nas carnais também.
Creio que essa palavra "pensai" não é somente trazer a memória ou coisa desse tipo, mas creio que seja também se "apegar".
O diabo quer te fazer prisioneiro da sua própria mente e do mundo.
Se a pessoa pensa nas coisas da terra, ela vai fazer (ação) o que é da terra. Se ela faz o pecado, ela se torna escrava do pecado.
Então pense comigo. A pessoa primeiro pensa nas coisas da terra, com isso ela faz (pratica) e fazendo se torna escrava.
Pela mente o diabo controla as pessoas.
O diabo não faz mais nada do que "atiçar" o que o homem tem. Jesus disse em Mt 15:19a: " Porque do coração procedem os maus pensamentos".
Então podemos entender que o homem é mal e se inclina para o mal. Isso é o homem natural (carnal). E é por isso que Cristo muda o homem de dentro para fora. Cristo quer mudar o seu coração para que o diabo não consiga fazer o que ele quer, "atiçar" o que existe no homem.
Se Cristo controlar o seu coração, você será levado para o bem e para o céu; se o diabo conseguir te fazer seguir o seu próprio coração você só irá cada vez mais longe de Deus e seguir para o inferno.
Em Jr 17:9 diz que o coração é enganoso e perverso.
Não siga o seu próprio coração, mas deixe Cristo controlá-lo.
Para não pensarmos nas coisas da terra, existem duas formas para isso:
1 - Paulo disse: "Pensai nas coisas do alto (céu).
2 - Devemos vencer as tentações primeiro em nosso coração. Assim como fez José no Egito. Quando a esposa de seu chefe quis se deitar na cama com ele, ele fugiu, mas isso porque ele já tinha vencido isso no seu coração.
Mas como o homem natural (carnal) pode pensar nas coisas de cima?
1 - Cristo precisa mudar o coração
2- Ser espiritual
3 - Ter a mente de Cristo
O homem natural (carnal) não pode pensar nas coisas do alto ou compreender as coisas espirituais porque lhe parecem loucuras (1 Co 2:14). O homem carnal não pensa nas coisas de cima porque as coisas espirituais só são compreendidas se for espiritualmente.
O homem natural (carnal) só passa a ser espiritual se ele se entregar a Cristo e o Espírito Santo habitar na sua vida.
Paulo diz em 1Co 3:16 que aquele que se entregou a Cristo passa a ser templo de Deus e o Espírito Santo habita nele. Só assim a pessoa de torna espiritual e passa a pensar no alto e a compreender as coisas espirituais.
Além de Cristo ter mudado o coração, e o Espírito Santo habitar em nós, devemos ter a mente de Cristo.
Ter a mente de Cristo é deixar que o nosso coração que é enganoso e perverso, seja transformado por Cristo para pensarmos nas coisas que são do alto.
Aonde está a sua mente? Em que você tem pensado?
Não deixe o diabo te aprisionar pela mente, mas seja transformado pela renovação do seu entendimento, para que você possa experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Se você se encontra aprisionado em sua própria mente, Cristo pode te libertar. 1Jo 3:8b diz: "Para isto o filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo. Cristo veio para libertar os cativos do diabo.
Cristo quer te fazer livre do:
- pecado
- mundo
- seu próprio coração
- da condenação eterna
Cristo é a sua liberdade.

Estudo feito por Claudio Schimidt Junior.
Fale com ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário