Pages

terça-feira, dezembro 29, 2009

Dicas: Administre sua Vida

O novo ano esta chegando e gostaria de compartilhar com vocês algo que li no livro "O Livro de Ouro da Liderança" de Jhon C. Maxwell a respeito de nos organizarmos.
É uma regra que poderá ajudá-lo a se organizar em suas tarefas, e sendo assim, realizar tudo de acordo com sua importância e urgência.

Como você faz para decidir como investir seu tempo?
De que critérios se vale?
Faz qualquer coisa que aparece?
Ou cria uma lista de afazeres diários?
Quero desafiar você a planejar seu tempo com mais eficiência e antecedência.
Pense nas coisas que deseja fazer no mês que vem e no ano que vem. Em seguida, use a fórmula apresentada a seguir para classificá-las. Trata-se de um processo de 3 etapas:

1ª Etapa: Classifique a tarefa em termos de importância
- Fundamental = 5 pontos
- Necessária = 4 pontos
- Importante = 3 pontos
- Útil - 2 pontos
- Secundária = 1 ponto

2ª Etapa: Decida qual é o grau de urgência da tarefa
- Este mês = 5pontos
- Mês que vem = 4 pontos
- Este Trimestre = 3 pontos
- Próximo Trimestre = 2 pontos
- Fim do Ano = 1 ponto

3ª Etapa: Multiplique a nota da Importância pela da Urgência
Por exemplo 5(fundamental) X 4(mês que vem) = 20

Em seguida, avalie quando deve completar aquela tarefa de acordo com a escala a seguir:
A = 16 a 25: Uma tarefa fundamental que precisa ser completada até o fim do mês
B = 9 a 15: Uma tarefa importante que precisa ser completada até o fim do trimestre
C = 1 a 8: Uma tarefa de baixa prioridade que precisa ser completada até o fim do ano

Quem sabe isso possa te ajudar a se organizar melhor e realizar tudo no seu tempo e com sucesso!

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Video Estudo: 4 Certezas de que Jesus vive em nós

Presb. Claudio Schimidt Junior falando sobre as 4 Certezas de que Jesus vive em nós.
Confira!

sábado, dezembro 26, 2009

Reflexão: A ultima carta de um soldado



Um soldado mortalmente ferido na batalha de Bunker's Hill (1775), durante a Guerra da Independência Americana, escreveu à sua esposa na Inglaterra, pouco antes de morrer, a seguinte carta:





Meu querido amor, 


Antes que recebas estas linhas, a morte cruel já me terá varrido do palco da vida. Nunca mais repousarás nestes braços; nem estes olhos, que agora mergulham nas sombras da morte, poderão vislumbrar tua gentil figura ou encher-se de encantamento, ao contemplar-te em companhia de nossos queridos filhos.
Ontem, entramos em obstinado e sangrento combate, onde muitos dos nossos foram feridos ou mortos. Recebi dois balaços, um na virílha e outro no peito. Estou tão fraco com a perda de sangue, que mal posso escrever-te estas poucas linhas, último tributo de meu amor imutável por ti. O cirurgião informou-se que três horas são o máximo que poderei sobreviver.
Quando viajava da Inglaterra para a América dispus-me a ler a Bíblia, por ser esse o único livro que possuía. Pela doce atração de sua graça, o Onipotente Pai de toda a humanidade se deleitou em atrair meu coração a ele mesmo, iluminado, para isso, a minha mente.
Em nosso regimento, havia um cabo que professora a verdadeira fé cristã. Eu não tinha conhecimento de sua existência, até certa noite em que, através de oração fervorosa, pedi a Deus que me guiasse pelos caminhos da paz. Enquanto dormia, sonhei com esse homem e me dirigi a ele, chamando-o pelo nome, que era Samuel Pierce. O sonho impressionou-me tanto, que na manhã seguinte procurei informar-me se o regimento havia alguém com esse nome; e, atônito, fui encontra-lo. Contei-lhe meu sonho, que o agradou muito. Nasceu entre nós uma forte amizade, e logo ele se deleitava em contar-me do grande amor de Deus pelos homens, em ter dado seu filho Jesus Cristo para derramar o seu sangue e morrer pela humanidade. Ele desvendou, diante de mim, os mistérios da salvação, a natureza do novo nascimento, a grande necessidade de santidade de coração e vida; e, resumindo, tornou-se meu pai espiritual. A ele, pela graça de Deus, devo todo o bem que conheço. Meu querido amor, desejo que conheças este abençoado modo de vida.
Logo que aportamos, aprouve a Deus de falar de paz ao meu coração. Oh! Que encantamento, que alegria perene senti, através do sangue do Cordeiro! Agora, anseio contar ao mundo inteiro o que Jesus fez por mim. E como desejo, com grande ardor, meu bem, ser capaz de levar-te a sentir e conhecer o amor de Deus em Cristo Jesus! Daria o mundo para estar contigo e informar-te sobre a pérola de grande preço.
Meu querido amor, como não nos veremos mais neste vale de lágrimas, deixa-me expor-te este último desejo: se algum dia fui querido por ti, suplico-te que não negligencies este último conselho de teu marido, que está morrendo, isto é: rende-te a Deus. Lê a Bíblia e bons livros, freqüenta os cultos de um povo chamado evangélico; e que Deus te guie em seus caminhos.
Esforça-te por criar nossos filhos no temos do Senhor. Não prendas o teu coração às coisas vãs e materiais deste mundo. O céu e o amor de Deus são as únicas coisas que demandam nosso coração e merecem possuí-lo.
És ainda jovem e não posso desejar que, estando eu frio debaixo da terra, não te cases mais novamente. Mas deixa-me dar-te um conselho: não te cases com alguém, por mais simpático ou rico que seja, que não ame e tema a Deus; esta é a única coisa necessária.
Fui um marido mau para ti, um filho desobediente para meus pais, um rebelde para Deus. Que Deus tenha misericórdia de mim, pecador! Morro em paz com todo o mundo. Morro na plena segurança da glória eterna. Mais uns momentos, minha alma se juntará às fileiras dos espíritos desencarnados, na grande Assembléia da Igreja do Unigênito, que está estabelecida no céu. Meu único amor, eu te peço, eu te peço, eu te imploro, eu te suplico que venhas ter comigo no reino da glória! Ó! Corre para os braços, uma vez ensangüentados, de Jesus. Chama por Ele, dia e noite, e Ele te ouvirá e te abençoará!
A vida de um soldado é sangue e crueldade; a de um marinheiro, perigo e morte. A vida de uma cidade é cheia de confusão e lutas; a vida de um país é carregada de labor e fadiga, porém, o maior de todos os males provém de nossa própria natureza pecadora. O mundo, por si mesmo, até agora, nunca tornou ninguém pecadora. O mundo, por si mesmo, até agora, nunca tornou ninguém feliz. Somente Deus é a ventura de uma alma justa. Ele esta presente em toda a parte, e a Ele temos livre acesso em todos os lugares. Aprendei, pois, queridos filhos, quando crescerdes, a procurar a felicidade permanente em Deus, Através do Redentor Crucificado.
Meu querido amor, mais eu diria, porém a vida se me esvai. Meus sentimentos cessam de executar suas funções. Anjos de luz rodeiam a relva ensangüentada em que estou deitado, pronto a escoltar-me para os braços de meu Jesus. Santos curvados mostram-me minha brilhante coroa e acenam-me de longe. Sim, penso que meu Jesus me convida a ir.

Adeus, adeus, querido amor.

Fonte:John Randon - Extraído da Revista Fé para Hoje, Editora Fiel


quarta-feira, dezembro 23, 2009

Reflexão: Obedecer a Deus


Um dia Deus chegou para um homem e disse para que empurrasse uma pedra que estava diante de seu caminho.
Todo dia de manhã aquele homem ia até a pedra e começava a empurrar.
Passaram alguns meses e ele continuava a fazer isso todos os dias, foi dai que ele percebeu que a pedra não tinha removido nada.
Mas como Deus havia mandado para fazer aquilo, ele continuou a empurrar.
Se passaram alguns anos, ele viu que onde ele punha as mãos para empurrar a pedra, ja tinha ficado as marcas, e onde ele punha os pés não tinha mais grama, mas ao redor tinha.
Dai ele chegou para Deus e disse: "Deus, já fazem vários anos que tenho vindo todos os dias para empurrar essa pedra e não tem acontecido nada. A pedra continua no mesmo lugar". Então Deus respondeu: "Olha os seus braços e suas pernas como estão fortes. Você está mais centrado nas coisas. O Meu propósito não era de a pedra ser removida, mas sim de você se fortalecer".

Por isso que eu sempre digo, mesmo que pareça algo "absurdo", a melhor opção é a de obedecer a Deus, pois Ele sabe o que faz!

Estudo: Amigos de Deus

Tiago 4:4a

Podemos definir amigo como aquela pessoa que é companheira, aquela pessoa que podemos contar quando precisamos, aquela pessoa que tem respeito e amor, aquela pessoa que queremos sempre estar perto, aquela pessoa com quem compartilhamos momentos especiais de nossas vidas, e tantas outras definições que poderíamos dar sobre amigos.
Ter amigos é coisa muito boa.

A Bíblia diz que existem amigos mais chegados do que irmãos.

Em João15:13-15 vemos Jesus dizer que se fizermos o que Ele nos manda, somos os seus amigos. E Ele diz que tem nos chamado de seus amigos. Quer coisa melhor que isso? Ser amigo de Deus?
Perceba que no contexto dessa passagem diz sobre ser servo de Deus e tal, mas a amizade é um estágio avançado de intimidade. Ninguém vai logo se abrindo com uma pessoa que acabou de conhecer, ninguém vai convidar um estranho para dentro da sua casa e compartilhar intimidades com essa pessoa.
Vemos que para sermos amigos de Deus, temos que ter intimidade com Ele. Primeiro seremos servos, pois como servos vamos obedecê-Lo, respeita-Lo e segui-Lo, mas dai vamos para um outro nível com Deus, de amizade.
E perceba no texto que a iniciativa dessa amizade é do próprio Deus. Então é da vontade de Deus que tenhamos amizade com Ele.
Deus quer te chamar de: Meu amigo. E como amigo, nós temos liberdade, confiança e tantas outras coisas boas.

Tem um ditado que diz assim: "Me digas com quem andas, que eu te direi quem és". Creio que esse ditado seja verdadeiro, pois queremos andar e estar perto de pessoas que sejam semelhantes a nós, que pensem igual a nós e etc.
Se andamos com Deus, seremos reconhecidos como santos, pois Deus é santo, e etc. Dai vem as perguntas: Você tem andado com Deus? Você tem permitido Deus andar com você?
Quem sabe você não ande com Deus porque não O conhece. Quem sabe você não ande com Deus porque não tem prazer em Deus. Que sabe você não ande com Deus porque não esteja no caminho certo.

Em Genêsis 5:24 diz assim: "E andou Enoque com Deus, e não mais o era, porque Deus para Si o tomou".
Sempre que leio esse versículo me arrepio, em saber essas lições tão lindas:
1 - É possível andar com Deus
2 - Quando nos achegamos a Deus, não seremos rejeitados
3 - Em Deus achamos tudo o que precisamos
4 - É possível não somente nos achegarmos, mas mantermos comunhão com Deus
5 - Deus faz de tudo para que não percamos essa intimidade com Ele

E como diz em Tg 4:4a: "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus"
Temos então nesse texto 2 tipos de amizades: a do mundo e a de Deus.
Não quero ressaltar muito a amizade do mundo, pois creio que todos temos ou tivemos experiências com ela, mas quero ressaltar a amizade com Deus.

Saber que podemos ter amizade com Deus:
- nos dá esperança
- nos dá ânimo
- nos dá uma razão de viver
- nos faz mudar de idéia e atitude
- nos faz buscar a Sua presença
E quando isso acontece, percebemos que isso pode ser realidade.

Eu te convido nesse dia a se aproximar de Deus, pois Ele deseja ser seu amigo. Quem sabe a amizade do mundo tem te trazido muita dor, muita decepção, muitos problemas,  e eu te ofereço uma amizade que você nunca se arrependerá, pois verá que tudo o que disse acima, é realidade.

Não se faça amigo do mundo para ser inimigo de Deus, mas se aproxime de Deus, e tenha lindas experiências com Ele, em nome de Jesus.

Estudo feito por Presb. Claudio S. Junior

terça-feira, dezembro 22, 2009

Reflexão: Faça a sua parte!

Estava em uma praia uma criança pegando tartaruguinhas que acabaram de nascer, e colocando-as no mar, para que tivessem uma chance de sobrevivência.
Dai um senhor chegou para aquela criança e perguntou o porque estava fazendo aquilo, e a criança respondeu que era para ajudá-las, e o senhor disse: "Olha, o mundo é muito grande, e existem milhares de tartaruguinhas, e você acha que poderá salvar todas?".
A criança olhou para ele e respondeu: "Eu sei que não poderei salvar todas as tartaruguinhas do mundo, mas eu faço a minha parte, e para essas que eu coloco no mar, faço toda a diferença"

Se todos nós tivéssemos a mesma mentalidade dessa criança, o mundo seria diferente!

Estudo: Quais trevas Jesus precisa alumiar em você?

2 Samuel 22:29b: "E o Senhor alumia minhas trevas".

Essas palavras foram ditas por Davi em seu Cântico de Ação de Graças.

Confesso que quando li essas palavras, me chamaram muito a atenção e não pude esquece-las. Pois são palavras lindas, sinceras, fortes e confortantes.
Eu acho que você já deve ter ouvido alguem dizer sobre "demônio interior", "lado sombrio" ou algo parecido a isso.
Todos temos dentro de nós algo que precisa da luz de Deus.

Em João 1:5 diz: "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela". Aqui esta fazendo alusão a Jesus como luz, e isso nos traz uma grande lição, de que Jesus é a luz que precisamos para que as "trevas" que existam em nós se dissipem.

Essas trevas internas podemos definir como: Obras da carne.
Em Galátas capítulo 5 fala um pouco sobre as obras da carne. Dai alguém pergunta: O que Jesus faz sobre essas trevas internas?
E eu te digo que Jesus nos oferece:
- Perdão
- Ajuda
- Libertação
- Cura
- Conversão
- Transformação
- Alegria
- Esperança
- Razão de Viver
- E tantas outras coisas que Jesus nos oferece, e tudo isso que Ele nos oferece é para retirar essas "trevas internas".

Jesus é o que qualquer pessoa precisa.
Dai alguém pregunta: Mas Jesus está morto, como posso conhecê-lo? Eu eu te respondo: Através da Bíblia. Em Salmos 119:105 diz: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". A Bíblia vai te dizer quem é Jesus, o que Ele faz, como recebê-lo e tudo mais o que você precisar, e ela te guiará até Jesus.

Assim como eu, existe algo em você que precisa ser mudado, e esse algo é só Jesus que pode realizar. Se nós permitirmos o que Davi permitiu, poderemos dizer o mesmo que ele disse: "O Senhor alumia minhas trevas".
E como é maravilhoso sermos libertos e salvos de algo que nos traga prejuízo, dor, angústia e miséria; e o que precisamos, Jesus tem.

Saiba que temos o poder de escolha para decidirmos o que vai vencer, as trevas ou a Luz de Jesus. Se a sua escolha é de que a luz de Jesus vença as trevas, peça, ore e permita que Ele faça essa obra em você.
Jesus quer te ajudar, e Ele tem coisas muito lindas e melhores para te oferecer.

Porque eu disse que as palavras de Davi eram lindas, sinceras, fortes e confortantes? Porque aprendemos com Davi que precisamos ser realistas da nossa condição, que precisamos ser sinceros com Jesus porque não podemos esconder nada d´Ele, lindas e confortantes porque mesmo que sejamos ou tenhamos algo de ruim em nós, Jesus pode converter, tirar mudar e fazer coisas boas.

Dai eu te pergunto: Qual ou quais treva(s) Jesus precisa alumiar em você?
As trevas nos faz pensar em algumas coisas:
- Trevas como a condição de pecado (Is 60:2a)
- Muitos tem medo do escuro, quem sabe você viva com medo
- A Bíblia diz que quem rouba e faz mal, faz isso durante a noite
- As trevas é a ausência da luz
Eu te digo: Não existem trevas que a luz de Jesus não possa alumiar. Não importa onde você esteja, o que você faça, Jesus pode resolver!

Olha o que diz Isaias 60:1: "Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor"

Estudo feito por Presb. Claudio S. Junior

Musica: Chasen

Cantor: Chasen
Estilo: Pop / Adoração
País: E.U.A.

Sempre adorando ao Senhor e levando as pessoas no mesmo caminho. Seu talento desenvolveu naturalmente e sempre teve o desejo de exaltar o nome do Senhor através da música.
Com musicas lindas e boa voz, ouvir Chasen é sempre uma ótima opção.

Assista um vídeo:




Musica: Shine Through The Stars

Discogrfia:
- Chasen EP, 2006
- Shine Through The Stars, 2008 

Recordando: Jantar de Confraternização 2008


Jantar muito gostoso. O Jonas e a Rebeca ainda estavam conosco.
Dia 13.11.2008

Estudo: PROSPERIDADE BÍBLICA

Esse estudo foi feito por Roberson Miranda de Souza, e ele esta iniciando aqui no nosso blog com esse estudo.
E terá muito mais dele. Fiquem atentos!
Seja Bem-Vindo e que Deus o abençoe.


No Brasil de hoje, muitos púlpitos estão proclamando uma nova mensagem através de todo o país. Tem sido pregado que a saúde e a prosperidade encontram-se à disposição de todos os que se achegam a Cristo e reivindicam seus direitos diante de Deus. Portanto, não há motivos pelo qual o cristão deva passar por doenças ou sofrimentos.
Com boas razões essa mensagem tem sido chamada de evangelho da prosperidade, pois ela proclama as boas novas de sucesso na vida. Não é de admirar que seja acolhida por muitas pessoas que a ouvem. Mas, será que ela é bíblica? A Bíblia realmente faz tais promessas àquele que crê? O que Cristo oferece para esta vida: uma coroa ou uma cruz?
Prosperidade, no sentido bíblico, é a medida das bênçãos de Deus, segundo Sua vontade. Não se trata apenas de “ser rico” ou ter “ótima saúde”, mas possuir: sabedoria, dons, bom (boa) esposo (a), filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz, segurança, etc. Alguns termos bíblicos que descrevem a prosperidade: “bênçãos”, “bem-aventurado”, “colheita”, “abundância”, “prosperar”.
Ao longo da história humana, Deus tem usado de pessoas prósperas para abençoar seu povo: Abraão, Isaque, José (do Egito), Davi, Salomão, etc.
•      Como obter prosperidade? Dt. 28
Sendo obediente: Ex 23.25, Dt 7.12-13, 11.13-15, Pv 28.20, Ap 22.7. A obediência á vontade de Deus leva o homem a gozar paz, harmonia, segurança, e usufruir dos benefícios que Deus tem reservado àqueles que O amam (2 Cr 26.5, Sl 1.3). Exemplo: as promessas feitas aos dizimistas fazem parte da bênção pela obediência (Ml 3.10,11). Isaque foi obediente, ficando em Gerar, e Deus lhe abençoou muitíssimo (Gn 26.2, 6, 12-14).
•      Podemos pedir prosperidade para Deus?
Sem dúvida, Ele nos quer abençoar sempre!  (Mt 6.33, Fp 4.19). O que ocorre, com freqüência, que a prosperidade é vista egoisticamente, para o próprio deleite da pessoa que a recebe. Aí então ocorre o engano da “prosperidade sem responsabilidade”.
•      Que é “voto de prosperidade”?
É um voto feito á Deus, propondo-se a ser um canal de suas bênçãos. O voto é o seguinte: quanto mais bênçãos receber, mais a pessoa dará para outros (At 20.35). Pessoas que fizeram este voto: Abraão (Gl 3.14), Jacó (Gn 28.22), Salomão (1 Rs 3.8-9), etc.
•      A prosperidade pode cessar?
Não de todo. Mas, por motivos especiais, Deus pode fazer cessar alguma prosperidade em particular. O caso mais conhecido é o de Jó: perdeu bens, família e saúde, para alcançar uma bênção maior: conhecer Deus de perto! (Jó 42.5). “Todas as coisas cooperam para o bem...” (Rm 8.28).

•      Qual a nossa responsabilidade diante da prosperidade a nós concedida?
Será proporcional ao que recebermos (Mt 25.14-30). Especificamente, aos que receberem bênçãos materiais, estará a responsabilidade de ministrar misericórdia (1 Tm 6.17-19).
Aos que receberem grande sabedoria, será cobrado responsabilidade extra pelo seu uso . É propósito de Deus que haja diligência (cuidado) com o que recebermos: o que pouco recebe, pouco será cobrado, o que muito recebe, muito será exigido (Lc 12.48). Haverá um tribunal especial para nós, cristãos, para avaliar nossa fidelidade em relação àquilo que recebemos de Deus (“Tribunal de Cristo”: Rm 14.10, 2 Co 5.10).
REFUTAÇÕES BÍBLICAS DO “EVANGELHO DA PROSPERIDADE”
Heresia segundo a qual o crente "deve ser rico", “sempre ter saúde”, senão não está abençoado.. Dizem que por ser filho de Deus, temos o "direito" de termos o que quisermos! Vejamos as refutações bíblicas:
1.    Salomão não pediu riquezas... 1 Rs 3.9
2.    O mendigo Lázaro era salvo, porém... Lc 16.20-23
3.    Jesus não tinha onde reclinar a cabeça: Mt 8.20
4.    Paulo viveu em constante pobreza: Fp 4.11
5.    Porque Jesus pediu ao rico para desfazer-se dos bens? Lc 18.22
6.    Os que querem ficar ricos caem em tentações: 1 Tm 6.9
7.    Não podemos servir a Deus e as riquezas: Lc 16.13
8.    Igreja Apostólica não tinha membros que se diferenciassem entre si nas posses: At 2.44-45
9.    A recomendação para  os  discípulos:  não  ter  2  túnicas...Mt 10.9-10
10.A pobreza como honra ("o irmão de condição humilde"... Tg 1.9)
11.A oração que não é atendida: para gastar no luxo: Tg 4.3
12."Transformação dos elementos?". Onde? Na Bíblia? A alquimia  é uma forma de feitiçaria! Ex 22.18, Ap 21.8
13.Na oração do Pai Nosso não há indicação de  pedirmos  além  do necessário ("de cada dia..." Mt 6.11)
14.A colheita de cem por um é de natureza espiritual! Mt 13.23
15.A Bíblia exorta a procurar os melhores dons (1  Co  12.31),  a buscar a Deus e Seu Reino (Is 55.6, Mt 6.33), etc. Não há  passagem recomendando o acúmulo de bens (veja Pv 30.8-9, Sl 62.10,  1ì Tm 6.8)
16.O servo de Eliseu pegou lepra pela cobiça... 2 Rs 5.20-27
17.Cobiça como pecado: Lc 12.15-21, 1 Jo 2.16
18."Não amar as coisas do mundo", significa não desejá-las!1  Jo .15
19."Não ajunteis tesouro na terra..." Mt 6.19
20.José e Maria eram humildes. Sua oferta de sacrifício no templo foi um par de rolas (Lc 2.22-24), a mais simples oferta (veja  Lv 12.6-8)
21.A fascinação da riqueza sufoca o  crescimento  espiritual Mc 4.19
22.O amor ás riquezas, raiz dos males 1 Tm 6.10
23.Riqueza como serviço: 1 Tm 6.17-19
24.Pedro e João não tinham oferta para dar ao paralítico: At 3.6
25.Transitoriedade e vaidade (Pv 23.5, Ec 2.18, 5.10)
26.Pobres no mundo, mas ricos para Deus (Tg 2.5)
27.Moisés abandonou sua riqueza e "status", para servir a Deus  e ao Seu povo Hb 11.24-26
28.Prosperidade como resultado da obediência, e não  dos  "direitos": Dt 7.12-13, 11.13-15, etc.
29.A cobiça levou o povo de Israel a desobedecer e ser  derrotado: Js 7.1-26
30.Deus usou Gideäo, da família mais pobre de Manassés, para  libertar Israel: Jz 6.15
31.Jó, um justo, passou por um período de pobreza total: Jó 1.9-12
32."Ganhar o mundo inteiro" ou "perder sua alma"? (Mc 8.36). Veja também Lc 12.34
33.Qual o objetivo do evangelho? Prosperidade ou  salvação?  Veja Jo 20.31

Estudo feito por Roberson Miranda

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Termo Bíblico: Harém

Lugar em que moravam as mulheres secundárias dos reis e dos homens poderosos, chamado na Bíblia de “Casa das mulheres”, Et 2:3.
Os haréns alcançaram o esplendor máximo durante a ocupação de Bizâncio pelos turcos otomanos.
Um grande harém era símbolo de poder do sultão. Reunia de trezentas a mil e duzentas concubinas, com seus serviçais, alguns deles eunucos, que tinham por objetivo controlá-las. Em sua maioria, as jovens eram compradas em mercados de escravos ou eram presenteadas ao sultão por seus captores. Cada uma delas tinha um lugar específico na casa e aprendia fazer a contabilidade, a preparar café, bordar, cantar e tocar um instrumento.
Se não chamava a atenção do sultão, permanecia nessas funções até receber uma pensão e ser transferida para o suplantado harém do sultão anterior.
No entanto, se o sultão a escolhia, ela recebia aposentos privados e atendentes para lhe dar banho, massagear e perfumar seu corpo, tratar as suas unhas, penteála e vesti-la adequadamente com jóias.
Geralmente os reis de Israel, além das esposas, possuíam também concubinas, as quais moravam em haréns, embora a Bíblia não utilize este termo.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Papel de Parede: Jesus - Nosso maior Presente


Nesse Natal, o maior e o melhor presente que vc pode ter é JESUS!
Resolução: 1440x768

Realidade: Realidades que muitas vezes ignoramos

A paz do Senhor Jesus,

Estou iniciando essa nova seção para tratarmos de assuntos que muitas vezes não são ditos em nossas Igrejas e que muitos ao invés de orar e ajudar, criticam e julgam. É claro que não posso radicalizar dizendo que em todos os lugares e com todas as pessoas acontece isso.

A finalidade dessa seção é a de mostrar as "Realidades que muitas vezes ignoramos", e de as pessoas que vivem essas realidades possam se abrir para orarmos e ajudarmos na medida do possível.
Espero que ninguém me interprete mal, pois não tenho a finalidade de acusar, julgar ou apontar o erro, mas sim de vermos que mesmo que ignoremos, muitas coisas ruins são realidades.
Pedimos a todos que acessam nosso blog que participem desses temas, não é preciso revelar sua identidade, mas que compartilhem conosco suas histórias para ajudarmos em oração.
Em breve colocarei a primeira matéria sobre isso, e espero que através disso pessoas sejam ajudadas, e não criticadas e nem julgadas.

Se quiserem, entrem em contato conosco no nosso e-mail e mandem para nós sugestões para que possamos desenvolver um trabalho legal sobre isso, ok?
Ficamos no aguardo, e que Deus os abençoe, em nome de Jesus.

Papel de Parede: Eu vou para o Céu


Resolução: 1440x900

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Reflexão: Deus sabe de tudo

Eu vi um filme um dia com o Robin Willians, apesar de não me lembrar do nome do filme, mas a trama era a seguinte: Era implantado nas pessoas um tipo de câmera que filmava tudo o que a pessoa via e fazia. Dai quando a pessoa morria, o Robin Willians editava essas imagens gravadas, para tirar as cenas "ruins" e deixar apenas as cenas boas para entregar a família.

Hoje estava no centro e me veio isso a cabeça e gostaria de compartilhar algo com você.

Em Salmos 139:16b diz assim: "E no Teu livro foram escritos os meus dias".
Como é bom saber disso. Deus tem registrado todos os nossos dias.
Partindo desse pensamento podemos olhar com 2 olhos:
1 - Que Deus conhece as nossas atitudes erradas
2 - Que Deus conhece as nossas atitudes certas
Nada esta oculto a Deus.

Sobre as nossas atitudes erradas eu creio que Deus faz assim: Passa em cima o sangue de Jesus. Dai não se vê mais as palavras ou o que quer que seja, mas se vê o sangue de Jesus.
E fico pensando que sobre as atitudes certas, Ele sela com o Espírito Santo.

Não pense que Deus te condenará por aquilo que o sangue de Jesus encobre. Se existe algo que precisa ser lavado pelo sangue de Jesus, peça a Ele agora mesmo. É claro que ninguém é salvo pelas suas obras (Ef 2:9 e 10), mas em Mt 5:16 diz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus".
As atitudes certas que estou falando aqui, posso resumir em uma coisa: Cumprir o que a Bíblia diz. Vamos ler na Bíblia o que, quando e como devemos ou não fazer, e sendo assim, nossas atitudes serão corretas diante de Deus, e Ele nos recompensará (1 Co 15:58).

Feito por Presb. Claudio Junior

Musica: Big Deaddy Weave

Banda: Big Deaddy Weave
Gênero: Louvor
País: E.U.A.

A mais de 10 anos na estrada, a preocupação sempre foi de que através de suas musicas a palavra de Deus entrasse nos corações de seus ouvintes.
Para quem toca e gosta de violão, é uma mão cheia.
Som agradável e muito gostoso de se ouvir

Veja 2 vídeos:




Musica: Every Time I Breathe





Musica: Go Tell It On The Mountain

Discografia:
- Neighborhoods, 2001
- One and Only, 2002
- Fields of Grace, 2003 
- What I Was Made For, 2005
- Every Time I Breathe, 2006 
- What Life Would Be Like, 2008 
Christ Is Come, 2009

terça-feira, dezembro 15, 2009

Video: O chamado de Deus e nosso Conforto




Video que mostra o chamado de Deus e nosso Conforto diante disso

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Papel de Parede: Nascimento de Jesus


Resolução: 1440x900

Estudo: O Atalaia de Israel

1.    DEFINIÇÃO: Vigia, guarda, sentinela
    FISICAMENTE:  ponto alto de onde se vigia – torre de vigia – o morro mais alto de uma serra
    “FICAR DE ATALAIA”- de sobreaviso; á espera, á espreita.
    SENTINELA: soldado armado que se coloca próximo de um posto para o guardar, para prevenir da aproximação do inimigo, etc. Qualquer coisa elevada em lugar deserto. Ato de guardar, vigiar ou espiar, guarda.
    VIGIA: orifício pelo qual se espreita.

2.    OS ATALAIAS DE ISRAEL
    Informavam diretamente ao rei ( o líder constituído por Deus – no caso de Ezequiel)
    2 Sam 18:24
    2 Reis 9:17
    O rei orientava o que fazer, mediante as informações dadas pelo Atalaia.
    AS ATALAIAS – eram postos bem mais isolados, no meio dos campos ou das vinhas.
    Isaías 56:10,11 – relaciona os pastores como atalaias
    Jer 6:17 – relaciona os profetas como atalaias postos pelo Senhor, para dar a Israel o alarme diante do perigo iminente, Oséias 9:8.

3.    EZEQUIEL E A VOZ DOS ATALAIAS:
    Ezequiel fora levantado no cativeiro, para esclarecer Israel acerca da sua apostasia, servir-lhes de sinal, reconduzí-los ao arrependimento e fazê-los antever a restauração, tanto de Israel, quanto do templo e do culto.
    Outros, punham-se à porta do templo para pregar contra a transgressão do povo.
    Is 52:7,8 – A voz dos atalaias – anuncia boas-novas
-    faz ouvir a paz
-    anuncia coisas boas
-    faz ouvir a salvação
-    proclama a soberania de Deus
-    vêm o arrebatamento da Igreja
                            v.8 – “juntamente exultam”- logo apos: Is. 53 – O sacrifício vicário de Jesus Cristo!
    Este é o único texto referente aos atalaias, descrito no Novo Testamento.
 - No Velho Testamento, o atalaia espiritual se separava para receber a Palavra do Senhor, Hab 2:1
- Era uma pessoa de vigílias – Is 21:8,11,12
- Deveria ser uma pessoa totalmente submissa a Deus – Ezequiel, Elias, etc.

NO NOVO TESTAMENTO
- A palavra “atalaia” não é encontrada nem uma vez.
- As palavras “sentinela” e “guarda”, no sentido de cargos ocupados, estão relacionadas com as prisões e martírios de Cristo e dos apóstolos. Com relação ao verbo “guardar” é de cunho estritamente pessoal.
- A palavra “vigia” está relacionada com a vigilância pessoal, numa vida de oração, consagração, dedicação e santidade a Deus.
O ATALAIA HOJE
Em respeito ao que preservou do V.T., constante em Rom 10, é o que luta pelo CORPO DE CRISTO:  seu acréscimo, seu cuidado. Amor às almas, amor ao rebanho do Senhor, amor à Palavra de Deus.

JESUS: O PRINCIPAL ATALAIA
    Veio para servir e dar a Sua vida pelos pecadores – Luc 19:10
    Comia com pecadores – Mat 9:9-13 (na casa de Levi)
    Pousava em suas casas – Luc 19:1-10 (v.7 “E, vendo todos isto, murmuravam dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador”)
    Conversava com pessoas dissolutas – samaritana, Maria Madalena
    Foi o maior sinal que a humanidade já contemplou, gastando a sua vida pelas almas dos pecadores.

OS APÓSTOLOS DE CRISTO
    Seguiram as Suas pisadas
    Tudo fizeram pela Igreja do Senhor, até o martírio
    Ensinavam com exemplos e procedimentos ( captados em João 13)

PAULO, O MAIOR DOS APÓSTOLOS
    Subjugo o meu corpo...
    Tudo faço por amor do Evangelho
    Eu, muito mais...
    Quem enfraquece que eu também não enfraqueça?
    Estou pronto para anunciar o Evangelho

O VALOR DE UMA ALMA
    Requer dedicação
    Vida de oração
    Desempenho e sacrifício
    Exemplo de vida cristã
    Colocar-se ao lado
    Estar à disposição
    Sabedoria e amor
    Preparando a noiva para o seu Noivo (o Cordeiro Santo)

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Culto: Na Praça - 08.12.2009




Culto na Praça - Semana da Bíblia 2009

Papel de Parede: Eu vivo para louvar a Deus


Resolução: 1440x900

Termo Bíblico: Graça

Favor imerecido de Deus. As palavras gregas para alegria e graça possuem a mesma raiz morfológica; a graça causa alegria.
No entendimento cristão, nada traz mais alegria que as Boas Novas do que Deus fez em Cristo para trazer-nos a salvação, que pela graça é adquirida "por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras..." (Ef 2:8e9).
A graça de Deus também aperfeiçoa a conduta do crente (2 Co 9:8; 12:9; Ef 4:7).
A palavra graça veio a ser usada como uma espécie de oração ("Graça a vós") nas saudações cristãs no início e fim de algumas das cartas do Novo Testamento (2 Co 1:2; 13:14).

Papel de Parede: Jesus salvador


Resolução: 1024x768

Estudo: O Papel fundamental da Igreja

1.1.    O QUE É A IGREJA
a)    A igreja é o corpo de Cristo, 1 Cor 12:27, em quem ela está fundamentada, Mt 16:18; 1 Ped 2:6; 1 Cor 3:11.
b)    Ela é dirigida pelo Espírito Santo, o qual a mantém em comunhão com Cristo, 1 Jo 1:3; do qual recebe ministérios, dons e talentos; e pelo qual ela antevê o gozo dos céus, 2 Co 1:22; Ef 1:14.
c)    Ela é formada pelos salvos, remidos pelo sangue de Jesus Cristo, 1 Pe 1:18,19; Ef 1:7.
d)    Para que a salvação se efetue, é necessário:
-    Arrependimento e confissão de pecados;
-    Crer no Evangelho;
-    Aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador;
-    Nascer de novo;
-    Integrar o corpo de Cristo pelo batismo
LEIA:  At 2:38; 4:11,12; Jo 3:3,18; Mc 16:16.

1.2.    A IGREJA EXISTE ESSENCIALMENTE PARA:
a)    Louvar a Deus, Is 43:21; Ef 1:6.
b)    Adorar a Deus, Jo 4:23,24.
c)    Ligar o homem com Deus,  Mt 16:18.
d)    Edificar o corpo de Cristo, 1 Co 14:3,4,26.
e)    Ampliar o reino de Deus, dando prosseguimento à obra de Cristo, Ef 3:10; 4:16.
f)    Tornar a salvação conhecida a todos os povos, Mc 16:15; Mt 28:19,20; Mc 13:10.
g)    Formar uma comunidade moral e eticamente saudável, baseada no amor, no respeito, na dignidade e na obra voluntária de misericórdia e compaixão, Mt 25:34-40; 1 Pe 2:11,12.

1.3.    O MEMBRO DA IGREJA
Cada salvo é um membro do corpo de Cristo, 1 Co 12:27, porisso ele:
a)    Tem valor, Mt 6:26;
b)    Tem capacidades, Mt 25:15; 2 Cor 3:5;
c)    Pode receber  e desenvolver talentos e ministérios, 1 Cor 12:27; Ef 4:11,12; Rom 12:4-8;
d)    É ordenado por Cristo a frutificar, Jo 15:16;
e)    Deve cooperar com a saúde, harmonia e crescimento do corpo, Ef 4:15,16; Fp 1:27.

1.4. O BÁSICO PARA QUE O MEMBRO FRUTIFIQUE
a)    Estar ligado a Deus, pela oração, Fp 4:6 e aos irmãos, pela comunhão e intercessão, Hb 13:16; Gál 6:2;
b)    Manter afinidade com a Palavra de Deus, 2 Tim 2:15; 3:16,17;
c)    Ter profundo amor pelas almas perdidas, Mt 9:36;  Jo 13:1;
d)    Participar da celebração do corpo, que é a ceia do Senhor, 1 Cor 11:23-34;
e)    Ser assíduo e participativo aos trabalhos da Igreja, Hb 10:25; 1 Cor 14:26;
f)    Realizar a obra de Deus, voluntariamente, em consonância com os propósitos da Igreja e sob a liderança pastoral,  Jo 4:34; Heb 13:17;
g)    Manter a sua vida pessoal em disciplina e sujeição a Cristo, Luc 21:34; 1 Cor 10:12; Heb 12:5,6; Ef 5:15-21.

CONCLUSÃO
    A Igreja foi criada e é edificada pelo Senhor para frutificar, Jo 15:16. Quando Jesus enviou os Seus discípulos, em Mat 10, Ele os orientou que, para a realização da obra, seria necessário o uso da palavra e a observância de procedimentos que abonassem a palavra.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Testemunho: Da Irmã Baixinha




Testemunho da Irmã Lucinei Coelho, conhecida como Baixinha. Uma história trsite, mas que Deus converteu em benção. Assista o vídeo e seja abençoado!

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Recordando: Culto Jovem 27.06.2009


Lembram desse dia?  Quando o pessoal do Campos Elíseos vieram na Igeja e apresentaram um teatro?

Estudo: As Bençãos da Obediência

1 Samuel 15:22,23

-    OBEDECER, para Deus, É MELHOR do que sacrificar, apresentar formas exteriores de adoração, prestar serviço religioso ou abnegação pessoal.

-    QUAL FOI O PECADO DE SAUL? – v.13-15
Seguir o seu próprio conceito do que é certo, acima da revelação bíblica. Os seus sentimentos eram superiores ao desejo e à ordem do Senhor.

-    Culto, oração, louvor, dons e serviço só tem valor para Deus, se acompanhados pela obediência:  à Palavra, a Deus, à Igreja, aos padrões de retidão e moral que Deus estabeleceu.
-    ATENDER = OBEDECER COM AÇÕES

23 – REBELIÃO X FEITIÇARIA

-    A feitiçaria: controlar eventos, pessoas, ou o futuro, por meio de espíritos de pessoas falecidas – Lev 19:26,31;  Deut 18:9-12.  Ou, colocar a vitória em si mesmo, em coisas, em práticas, e não na pessoa de Jesus Cristo.
-    A rebelião:  rejeita o senhorio de Cristo, leva outros `a mesma posição – controlar lideranças, ordenanças, etc, dentro da sua maneira de ver as coisas. Procura determinar o desfecho dos fatos em contrário à vontade de Deus.

AMBOS:  colocam o transgressor fora da proteção de Deus (rejeição) – v.23b, 35.
                 Submetem ao poder destruidor de Satanás e dos espíritos malignos – 16:14;18:10

-    Deute 28:1-14 – as bênçãos da obediência. A desobediência gera: perdas de privilégios, posições, cargos, experiências, favores divinos e da Igreja.
-    Textos: Is 30:1;  Ef 2:2;  Heb 3:8;  Rom 1:28-32;  Miq 6:6-8

-    A REBELDIA – pecado que será a base da apostasia final que precede a volta de Jesus.
TEXTOS:  Mat 24:11,24;  2 Tes 2:9-12;  2 Tim 4:3,4;  2 Ped 2
Buscarão os que toleram seus costumes egoístas e mundanos, bem como trechos bíblicos e Igrejas que não mexam com o pecado.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Experiência: Evangelismo na Praça

De 07 a 14 de Dezembro de 2009 aconteceu em Maringá-Pr a Semana da Bíblia, e cada dia do evento, durante a manhã e tarde, uma Igreja estava responsável por evangelizar e convidar as pessoas para o culto a noite.
E dia 08 a nossa Igreja estava responsável por essas atividades, e durante a tarde, estava na praça quando percebi que uma jovem estava falando com alguém no celular e não tinha como não perceber, pois ela falava alto.
Dai ela se assentou perto de onde estava, dai me cheguei perto dela e perguntei: Problemas? E ela com a cabeça me respondeu que sim.
Depois de perguntar o seu nome e me apresentar eu perguntei se poderia fazer uma pergunta a ela, e ela me respondeu que sim. E a pergunta foi: "Como que você resumiria a sua vida?" Dai ela fez aquela cara de surpresa e novamente eu fiz a mesma pergunta, dai ela me respondeu que a sua vida era uma "porcaria".
Dai eu pedi licença para ela e contei um pouco da minha história, e fiz a comparação de não ter Jesus e quando se tem Jesus na sua vida. E fui dizendo sobre a minha própria experiência quanto a isso.
Quando percebi aquela moça estava chorando e eu complementei dizendo: "Se até agora com tudo o que você fez e tentou para a sua vida não deu certo, porque não tentar algo novo na sua vida? Porque você não experimenta Jesus?".
Dai ela olhou para mim e disse: "Junior, obrigado pelas palavras, e eu vou retornar para a minha casa".
Foi então que presumi que ela estivesse falando com seus pais quando chegou.

Durante toda manhã e tarde nós entregamos folhetos para várias pessoas, mas esse fato foi marcante para mim, e com isso eu pude dizer que ganhei o dia.

Evangelizar vale a pena. As pessoas estão carentes de Deus, e você pode fazer a diferença para essa pessoa que precisa.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Musica: David Crowder Band

Banda: David Crowder Band
Estilo: Pop / Adoração
País: E.U.A.

Banda que tem se destacado no meio gospel nos Estados Unidos, e com simplicidade tem levado pessoas a adorar a Deus de uma forma única.

Veja um vídeo:






Musica: O Praise Him

Discografia:
- Pour Over Me, 1998
- All I Can Say, 1999
- The Green CD, 2002
- Can You Hear Us?, 2002
- The Yellow CD, 2003 
- Illuminate, 2003 
- The Lime CD, 2004 
- Sunsets & Sushi, 2005 
- A Collision or (3 + 4 = 7), 2005
- B Collision: The Eschatology of Bluegrass, 2006
- Remedy, 2007
- Remedy: Limited Edition CD/DVD, 2008
- Remedy Club Tour CD/DVD, 2008  
- Church Music, 2009 

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Reflexão: O Chronos Humano e o Kairós de Deus

Gálatas 4: 4 e 5. “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”

A palavra tempo na Bíblia é definida a partir de duas palavras, uma expressa o tempo cronológico (Chronos) e a outra expressa o tempo como plenitude de tempos (Kairós).
São duas palavras de origem grega que traduzem uma palavra, porém cada uma tem um significado diferente. Chronos expressa o tempo que nós os humanos usamos, através do chronos calculamos os dias que podem faltar para uma conquista ou os dias de uma vida de amarguras, sofremos muito com o chronos, pois não sabemos usá-lo como convém. Já o Kairós expressa o tempo como especial, apropriado, exato, ou seja, a plenitude dos tempos ou o tempo de Deus. Paulo declarou aos gálatas, que não foi no tempo como chronos, mas no tempo como kairós que o Senhor, enviou seu Filho para salvar a humanidade. É necessário que usemos o chronos para nos organizar, mas quando fazemos do chronos algo para usarmos como que fosse o tempo de Deus, acabamos nos dando mal. Mas para que nossa vida seja vivida e controlada conforme a vontade de Deus é necessário que vivamos o kairós de Deus, a plenitude dos tempos, o tempo exato do Senhor, que venhamos viver o kairós, pois assim a vontade de Deus será feita em nossas vidas. No tempo de Deus, o Senhor enviou Jesus para nos salvar, no tempo de Deus o Senhor a de dar a vitória a nós, Deus te abençoe!

Reflexão feita por Kayo César

Imagem: Coração Sábio


Estudo: O Princípio de Deus sobre Finanças

Deus tem princípios. Com esta afirmação, temos a certeza de que Ele jamais irá falhar em seus planos e suas promessas. De modo algum Ele terá atitudes que estejam em desacordo com o seu caráter e seus atributos. Na Bíblia, encontramos alguns princípios de Deus sobre finanças, que nos dão certeza de Sua fidelidade para conosco.

1) Princípio do dar para receber - no Reino de Deus o melhor investimento é dar. “Daí, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6:38). É indispensável que isso seja feito “não com tristeza, nem por constrangimento, porque Deus ama ao que dá com alegria” (2 Co 9:7).

2) Princípio do Dízimo - a prática do dízimo nos dá autoridade para não perder. “Trazei todos os dízimos ... e fazei prova de mim, diz o Senhor, se eu não vos abri as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal benção, que dela advenha a maior abastança...” (Ml 3:10,11). O dízimo, antes de estar presente nos mandamentos escritos de Deus, estava na consciência de Abraão (Gn 14:20). É um mandamento e uma questão de consciência. O dizimista também precisa observar os princípios da fé (Mt 23:23).

3) Princípio da oferta - nos dá autoridade para multiplicar. “Mas digo isto: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” (2 Co 9:6).

4) Princípio do pagar o que deve - a quem quer ser fiel a Deus, também se faz necessário pagar dívidas e impostos da maneira correta. “Portanto daí a cada um o que deveis; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temos, temor; a quem honra, honra” (Rm 13:7). É dar a “Cezar o que é de Cezar, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:21).

5) Princípio da cautela - todo o investimento no Reino de Deus deve ser feito com total certeza de suas rendas e possibilidades. “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lc 14:28).
Quando atendemos aos princípios de Deus, podemos esperar o sobrenatural do Senhor em nossas vidas e venceremos o maligno em todas as circuntâncias. 


Estudo feito por Presb. Fausto Félix

Imagem: Como ir para o céu?


Reflexão: Nota de Falecimento

Faleceu na “Igreja dos Negligentes e Frios na Fé” a Dona Reunião de Oração que já estava enferma desde os primeiros séculos da Era Cristã. Foi proprietária de grandes avivamentos bíblicos e de grande poder e influência no passado. Os médicos constataram que a sua doença foi motivada pela frieza de coração devido à falta de circulação do sangue da fé.
Constataram, ainda, dureza de joelhos que não dobravam mais, fraqueza de ânimo e muita falta de boa vontade. Foi medicada, mas erradamente, pois lhe deram grande dose de “Administração de Empresa”, mudando-lhe o regime, o xarope de reuniões sociais sufocou-a, deram-lhe injeções de competições esportivas, o que provocou má circulação nas amizades, trazendo ainda os males da carne, rivalidade e ciúmes, principalmente entre os jovens.
Administraram-lhe muitos acampamentos e “comprimidos de clube de campo” até cápsulas de “gincana” lhe deram. Resultado: morreu a Dona Reunião de Oração.
A autopsia revelou: falta de alimentação como o Pão da Vida, carência de Água da Vida e a ausência de Vida Espiritual. Em sua memória, a “Igreja dos Negligentes” situada na Rua do mundanismo, nº 666 estará fechada nos cultos de 4ª e 5ª; aos domingos, haverá culto ou escola dominical, só pela manhã, assim mesmo quando não houver dias de feriados emendados com o laser de 6ª a 2ª feiras. A “Igreja dos Fracassados na Fé” convida para o enterro no cemitério dos desviados que fica na Rua da Carnalidade s/n. 


Agora uma pergunta, será que o amigo leitor não ajudou a matar a Dona Reunião de Oração!?


Fonte: Texto extraído do Jornal Expositor Cristão de novembro de 1977 Sotério Benedito Sales

Estudo: Estudo sobre Meditação

INTRODUÇÃO – o ser humano é feito de corpo (invólucro), alma (sede dos sentimentos) e espírito (sede dos relacionamentos com Deus). Sendo o único ser racional, a reflexão é própria do homem. O que entra dentro da alma é que vai formar o caráter do homem. O homem se torna aquilo em que medita, aquilo que existe em seu interior e que passa a dominar o seu espírito.

DEFINIÇÃO – Meditar, segundo o dicionário Aurélio, é “submeter a um exame interior”, “pensar em”, “estudar, ponderar, considerar”;  “refletir”;  “projetar, planejar”.

1. A MEDITAÇÃO ESPIRITUAL
-    Não deve ser mecânica (rotina) e esporádica (de vez em quando).
-    Deve fazer parte integrante da nossa vida diária – Salmo 119:97

REPRESENTA:
-    Digerir a Palavra de Deus, aplicando-a em sua vida;
-    Manter o pensamento à sujeição do ensinamento bíblico;
-    Estudo, ponderaçào e considerações sobre Deus, Sua Pessoa, Sua Palavra, Suas operações;
-    Reflexão sobre a vontade de Deus;
-    Projeções e planejamentos da vida à luz da vontade de Deus.
SALMO 1:1-3

2. TIPOS PERIGOSOS DE MEDITAÇÃO
-    Meditação Transcedental
-    Ioga
-    “Estado alfa” (esvaziar o pensamento para poder penetrar novos conceitos)
-    Práticas esotéricas – contemplação (misticismo), acompanhada de crendices (aromas, cores, amuletos, sons, etc)
-    Base mental (sentimento e emoções)

3. POR QUE MEDITAR?
-   “Mente desocupada é oficina de Satanás”
JOSUÉ 1:8; 2 TIM 2:15 E 3:16,17

4. “REGRAS” PARA UMA MEDITAÇÃO FRUTÍFERA
-    Decidir-se a separar tempo para Deus – Lc 10:39-42; Ef 5:16
-    Disciplinar a vida para ler, anotar, estudar, complementar – Pv 12:1a; 29:15a; 1 Tim 4:13 (dispondo-se a adquirir literatura)
-    Submeter o coração à purificação pela Palavra – Sl 51:1,10; Jo 17:17; Tg 4:8
-    Ter disposição para a obediência – 1 Pe 5:5; Tg 1:22
-    Reconhecer a própria pequenez e necessidade de Deus – Sl 40:17; Apo 3:17-19; Sl 33:18;  Sl 119:141
-    Deixar a agitação e buscar comunhão com Deus – Sl 46:10; Sl 131:2
-    Atender à voz do Espírito Santo – Pv 1:23 e 33
-    Vencer as artimanhas de Satanás – 1 Pe 5:8,9; 2 Cor 11:14
-    Formar expectativas em torno da Palavra de Deus – Sl 119:147,148

5. COMO MEDITAR?
-    Buscando um lugar tranqüilo e em boas condições
-    Em trechos curtos
-    Ler o texto quantas vezes for necessário para melhor entendimento – Is 34:16
-    Em tempo determinado
-    Pensando durante o dia sobre o que meditou – Sl 119:97

6. O QUE A APLICAÇÃO À MEDITAÇÃO DA PALAVRA E DOS FEITOS DIVINOS PRODUZ NA VIDA DO CRISTÃO:
-    Força espiritual – Sl 119:5; Jer 9:23,24
-    Separação – Sl 119:63
-    Submissão – Sl 119:71
-    Entendimento – Sl 119:99,100
-    Purificação – Sl 119:9,11
-    Confiança em Deus – Sl 119:41; 1 Jo 2:27,28
-    Sabedoria – Sl 90:12;  Tg 3:17
-    Garantia de vitória – Sl 63:1-11 (destaques: v.1,5,6,7)
-    Penetração nos pensamentos e mistérios de Deus – Sl 25:12-14; Dan 2:19-23 e 4:9
-    Entendimento do caráter de Deus – Sl 34:5; 2 Cr 34:3; Salmos 73 e 139
-    Capacitação para frutificar – Sl 119:44-47
-    Uma vida de segurança e prosperidade – Sl 119:13,14; Sl 112:1-3
-    Estabilidade espiritual – Sl 119:50

7. SUGESTÃO DE UM PROGRAMA DIÁRIO DE MEDITAÇÃO
-    5 min  – oração com confissão e arrependimento
-    10 min – louvor
-    15 min – intercessão
-    30 min – leitura, estudo e meditação da Palavra

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt