Pages

domingo, janeiro 24, 2010

Estudo E.B.D. - Batalha Espiritual

Aula lecionada pelo Kayo no dia 24.01.2010




Texto base para nossa lição: Efésios 6:10-18

Qualquer país, nação ou povo que quiser guerrear em uma batalha, terá sempre um momento de planejamento, onde serão discutidos alguns princípios fundamentais para se vencer uma batalha, dentre os quais iremos destacar alguns nesta lição sobre Batalha Espiritual.  Abaixo estão relacionados estes princípios:

Devemos conhecer nosso Adversário, esse conhecimento basicamente se da nas seguintes informações: Quem ele é?; Como ele age?; As armas que ele usa?

Devemos conhecer nosso adversário, por dois motivos básicos: para não supervalorizarmos e para não subestimarmos.
O inimigo ao qual iremos guerrear é o Diabo. Em relação a ele é importante destacarmos o seu passado quem ele era antes de se tornar nosso adversário.
Ezequiel 28:12-19 e Isaías 14:12-15 descrevem um pouco sobre quem era o Diabo. (destaque para os termos “ Tu és o aferidor da medida” ou “Modelo da perfeição” e “ Tu eras querubim ungido para proteger”). Além de Lúcifer ser expulso do céu, ele levou consigo 1/3 da parte dos anjos (Ap. 12:4). Ele possuía pelos menos três características principais: a formosura, o esplendor e o poder, dos três, após a queda ele perdeu a formosura e o esplendor, porém continua com o poder. No entanto esse poder é controlado por Deus (Jó 1:12 e 2:6).
Outras características devem ser observadas: O nosso inimigo possui alguns nomes, tais como: Diabo, antiga serpente, Satanás, Dragão (patas de leão[força], cauda de serpente[sagacidade] e asas de águia[agilidade]), Maligno(cuja essência do seu caráter é mal)[1Jo 5:19], Belial (indigno, perverso)[2Co 6:15], Homicida e pai da mentira (Jo 8:44).
Ele também possui um reino, do qual ele é o príncipe (Efésios 2:2). Esse reino é composto de principados, potestades e hostes. Há uma hierarquia, onde o Diabo é o líder, e os demônios nas diversas escalas de poder e função são divididos em hierarquias, a partir disso, são formadas os principados, as potestades e as hostes do mal. Para finalizar o conhecimento sobre nosso inimigo, é importante sabermos como ele trabalha e quais tipos de armas que ele usa. Ele trabalha com duas idéias principais: á astúcia (sagacidade, esperteza, inteligência) e a cilada (lugar apropriado para assegurar a presa). Exemplo: Tentação de Jesus. Algumas armas que ele usa: a mentira, sensualidade, etc. E lembrando que o objetivo de todo o trabalhar do Diabo é tríplice: roubar, matar e destruir (Jo10:10).



Devemos conhecer os níveis de batalha;

Uma batalha ela pode ser travada em alguns níveis, como: terrestre, aéreo e marinho.
A nossa batalha é travada nas regiões celestes (Ef 6:12), porém é dividida em vários níveis, como: individual, coletivo (familiar, conjugal, amizades, entre colegas de trabalho, colegas de classe, igreja), local (em nossa casa, em nosso trabalho, cidade, estado, país, global).

 
Três fatores essenciais para se vencer uma batalha;

Já conhecemos nosso inimigo, conhecemos os níveis de batalha e agora vamos ver três fatores essenciais para se vencer uma batalha.
- Ataque;
- Defesa;
- Suprimento;

Um exército não conseguirá vencer uma batalha ser não souber usar esses três fatores. Eles andam juntos, pois ninguém apenas ataca, sem defender e ter suprimento. Não há como vencer, apenas defendendo, sem atacar e ter suprimento. E não tem como vencer tendo o suprimento e não saber atacar e se defender.
 

As armas a serem usadas na batalha;

Sabemos que precisamos atacar, defender e ter suprimento quando for preciso, assim, temos algumas armas que Deus nos deu para utilizarmos no ataque, na defesa e no suprimento.
- Bíblia; (arma de ataque, defesa e suprimento); (Ef 6:17b, Mt 4:1-11 Jesus respondia com a palavra de Deus quando o diabo o tentou)
- Oração; (arma de ataque, defesa e suprimento); (Ef 6:18a)
- Fé; (arma de ataque, defesa e suprimento); (2Tm 1:12)
- Jejum; (arma de ataque, defesa e suprimento); (Jesus jejuou 40 dias e 40 noites, no ápice da tentação ele poderia ate estar fraco fisicamente, porém o jejum com certeza o fortaleceu para derrotar o diabo e para cumprir com êxito o seu ministério).
- Perdão; (arma de ataque, defesa e suprimento); (2Co 2:10 e 11; Mt 5:23 e 24). Devemos perdoar e pedir perdão, pois fazendo assim anularemos qualquer ataque do maligno.
- Revestir-nos de toda armadura de Deus; (arma de ataque, defesa e suprimento); (Ef 6:11-17, cingir os lombos com a verdade, vestir a couraça da justiça, ter os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito).
Existem muitas outras armas, porém ficaremos com essas para nossa reflexão.
Para finalizar é importante sabermos que podemos vencer uma batalha contra Satanás, porém devemos ter em mente que ele nunca desistirá de nos atacar e por isso devemos estar atentos, para que quando formos atacados pelo inimigo sejamos vitoriosos em nome de Jesus.

Estudo feito por Kayo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário