Pages

sexta-feira, março 05, 2010

Estudo: Quando a Bíblia não faz mais efeito

Cremos que a Bíblia é a revelação de Deus para nós, e temos vivido dia após dia, pessoas inspiradas pelo Espírito Santo que tiram mensagens lindas para nossa edificação.
É tão lindo vermos histórias de pessoas que foram tocadas através da mensagem, ou que foram edificadas enquanto liam a Bíblia, mas em contrapartida, é tão triste vermos que nem todos lêem a Bíblia, e nem todos entendem, de fato, a Bíblia. E são nesses casos, de não compreenderem de fato a Bíblia, que se dá continuidade a uma moda que já se infiltrou nas Igrejas, a moda do Achismo. Dai você me pergunta, o que é a moda do Achismo? As pessoas, mesmo depois de lerem ou ouvirem algo que a Bíblia diz, elas dizem assim: "Mas eu acho que...." E isso, infelizmente, é uma realidade.

Um certo dia estava conversando com um amigo ele me contou um caso de uma pessoa que cre que o ser humano é formado apenas de corpo e alma, mas ele mostrou na Bíblia que o homem é tricotomico (isso não é um chingamento não, viu?), ou seja, é formado de corpo, alma e espírito. Mas mesmo depois dessa pessoa ver que a Bíblia diz que o homem é formado por essas 3 partes, ela continuou dizendo que ela crê que o homem é formado apenas de corpo e alma. Nesse caso, mesmo a pessoa vendo na Bíblia, não teve efeito para ela.

Uma outra vez estávamos em uma roda com vários jovens, dai entramos em um determinado assunto, dai eu fui dizer o que a Bíblia fala a respeito daquele assunto. Dai antes de eu dizer o que a Bíblia fala, uma jovem me interrompeu e me disse assim: "Olha Junior, não me diga nada, pois mesmo que a Bíblia diga contra, eu não quero abandonar essa prática. Então eu prefiro não saber, que dai eu não terei esse peso na minha consciência". Nesse dia fiquei muito triste, pois mais uma vez vi que a Bíblia não tinha efeito na vida daquela pessoa.

Jesus disse em Mt 22:29 assim: "Errais não conhecendo as Escrituras". Não entender de fato o que a Bíblia diz, leva a pessoa a viver erradamente, e a pensar coisas que não deveriam. Por isso que eu sempre insisto para que as pessoas compareçam na Escola Bíblica, para aprenderem e tirarem suas dúvidas.

A bíblia fala no Livro de Atos capítulo 20 sobre um moço chamado Êutico. Ele estava presente em uma reunião em que Paulo estava pregando, e a Bíblia diz que Paulo estendeu seu discurso, e esse moço, vencido pelo sono, adormeceu e caiu da janela em que estava, e acabou morrendo.

Nessa curta história, podemos aprender algumas coisas:
 
1 - Ele estava em cima da janela
Isso nos faz pensar que ele poderia estar indeciso. A indecisão, ou incerteza, é algo que nos atinge. A Bíblia diz que crer naquilo que vemos é fácil, mas agora, crer naquilo que não vemos é o difícil. Mas a verdadeira fé é a certeza daquilo que não vemos.
Então, esse moço estava em cima da janela, e para ele ter chegado foi preciso ter entrado na Igreja (ou onde eles estavam), mas mesmo depois de entrar na Igreja, ele não estava 100% ali.
Quem sabe ele estar em cima da janela ele estivesse pensando na vida fora dali. E muitos estão assim. Estão até mesmo dentro da Igreja, mas com os pensamentos fora de lá.
E isso é um problema, que veremos a seguir.

2 - Nem sempre a culpa é do pregador
Não posso dizer que existem preletores que seja difícil acompanhar sua mensagem. Lembro de uma vez na Igreja, de um pastor que veio pregar, tinha a mensagem muito boa, mas foi difícil acompanhar, pois a forma dele pregar dava sono, e lembro que estava assentado no púlpito e contei em torno de 12 irmãos dormindo na Igreja.
Mas nesse caso, não era qualquer pessoa, era o apóstolo Paulo quem estava pregando. E fico imaginando se tivesse oportunidade de ter visto Paulo pregar.
Porque que nem sempre a culpa é do pregador? Porque mesmo que seja o melhor pastor do mundo, com a melhor mensagem, se a pessoa não estiver 100% no culto, não adianta nada.

3 - Nem sempre nos interessamos pela mensagem
Um pastor amigo meu compartilhou comigo que uma vez foi pregar em um encontro jovem, e na hora do louvor todos os jovens estavam cantando, levantando as mãos, pulando e fazendo aquela festa toda. Dai o seu filho pequeno passou mal e sua esposa foi até o carro com ele, bem quando passaram a palavra ao pastor, dai ele percebeu que muitos daqueles jovens que no louvor estavam pulando e etc, não estavam mais ali, dai sua esposa disse que aqueles jovens, na hora da mensagem, estavam lá fora, contando piadas, mascando chiclete e mais um monte de coisa.
O salmista no Salmo 1 disse:"...antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite". Como é lindo perceber que a Bíblia nos ensina, nos consola e nos edifica.

4 - Pela falta de interesse, entramos em um estado de dormência
Em Ef 5:14a diz: Desperta ó tu que dormes. Quando se esta empolgado e interessado, não importa quanto cansado esteja, a pessoa mantem a atenção, mas sem interesse e atenção, a tendência é dormir mesmo. E eu te afirmo: Quantas pessoas estão dentro da Igreja e estão em um estado de dormência espiritual!
E o mesmo Paulo disse em Efésios para que essas pessoas DESPERTEM!

5 - Pela dormência, vem a morte
Percebamos que teve uma ordem, primeiro a pessoa estava indecisa, dai não dá-se crédito e nem interesse na mensagem, depois se entra em um estado de dormência e por fim chegasse a morte.
Se continuarmos ler Ef 5:14 veremos que Paulo diz:"E levanta-te de entre os mortos". Em Rm 6:23 diz que o salário do pecado é a morte. Dai alguém me pergunta: O que tem haver o pecado com o que estamos falando? Se a pessoa não dá lugar a Bíblia e etc, ela vai dar espaço para alguma coisa. Certo? Se eu não estou cheio da Palavra de Deus, outras coisas, que podem ser coisas não boas, vai me encher, e é ai que entra o pecado. A Bíblia diz que a Palavra de Deus vivifica (ou gera vida), e que o pecado mata, então se a pessoa esta morta, é porque o pecado reina ou porque a pessoa não tem a Palavra de Deus nela que a vivificaria.
Então quando a pessoa não deixa que a Bíblia tenha efeito mais na sua vida, ela vai morrer.

6 - Mesmo depois de tudo isso, Deus nos ressuscita e nos dá uma nova chance
Depois de Êutico ter caido e morrido, vemos que Deus usa a Paulo para ressuscita-lo e depois disso ele volta para o culto, e a Bíblia não fala, mas eu imagino, que ele não voltou a sentar na janela.
Vemos que o interesse de Deus não é a sua morte, e se estiver morto, Ele quer ressuscitar para que você tenha mais uma chance.

 
Em 2 Timóteo 3:16 e 17 diz: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra".
Olha que coisa linda, a Bíblia é um presente de Deus para nós, e não serve, como muitos pensam, como estraga prazer, ou como uma regra autoritária sem nexo. A Bíblia serve para ensinar, repreender, corrigir e para instruir em justiça, vemos que ela é completa, e tudo isso é para que aquele que deixa ela ter efeito na sua vida, se torne perfeito e seja perfeitamente preparado para tudo que fizer.

Vemos que a Bíblia é algo fascinante e que ela tem poder, agora depende de você deixa-la ter efeito na sua vida. Ouvi uma frase de um pastor que diz assim: "Para um coração fechado, a Bíblia é um livro fechado; para um coração aberto, a Bíblia é um livro aberto".

Se a Bíblia não tem mais efeito na sua vida, é triste dizer, mas é realidade, o problema não esta na Bíblia, está em você. Mesmo ela ter sido escrita a muitos anos atrás, ela não está desatualizada. E é claro, ela em si é apenas um livro, mas o autor por tras dela, é poderoso para fazer coisas inimagináveis por você, e as suas palavras é o que Deus gostaria que você e eu aprendessêmos e vivessêmos.

Quero finalizar essa meditação com o texto de Mt 24:35 que diz: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão".

Estudo feito por Presb. Claudio S. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário