Pages

quarta-feira, maio 12, 2010

Aula On-Line - Baixo: Escala Menor Harmônica e Menor Melódica

Escala Menor Harmônica

A escala menor harmônica é uma escala menor natural ou modo eólio que tem o VII grau aumentado, vejamos os intervalos:

Escala menor natural
T 2 3b 4 5 6b 7 8
A B C D E F G A

Escala menor harmônica
T 2 3b 4 5 6b 7+ 8
A B C D E F G# A

Seguindo o critério do empilhamento de terças, o campo harmônico menor natural fica como já vimos, desta forma:

I II III IV V VI VII
Am7 Bm7/5b C7+ Dm7 Em7 F7+ G7

Perceba que o quinto grau do campo harmônico é um acorde menor, sendo assim, em uma música de tonalidade menor o quinto grau não tem o trítono, já que este intervalo é encontrado nos acordes M7 (sendo formado pela terça e a sétima destes acordes), sabemos também que este intervalo gera uma sensação de tensão e que pede uma resolução, ou seja, um repouso, sendo assim o acorde que naturalmente prepararia para o I grau ficava sem a tensão esperada, então aumentou-se o VII grau da escala menor
natural, no exemplo a nota G (que no empilhamento de terça é a 3b do Em7 que é o V grau do tom em questão), para G#, passando a ser uma terça maior do E que portanto passou a ser um E maior contendo assim o trítono que gera a tensão esperada para enfim resolver na tônica. Esta é a origem desta escala, mas uma vez podemos perceber que a necessidade nos levou a mudar.
Então o campo harmônico da escala menor harmônica fica dessa forma:

I II III IV V VI VII
Am7M Bm7/5b C7M/5# Dm7 E7 F7M G#º

Vale a pena ressaltar que estas mudanças não se limitam apenas aos acordes, elas atingem também os modos gregos de maneira que todos sofrerão alguma alteração, vamos a elas:

Modos do campo menor natural
I II III IV V VI VII
Eólio lócrio jônio dórico frigio lídio mixolídio
Modos do campo menor harmônico

I II III IV V VI VII
Eólio 7M lócrio 6 jônio 5# dórico 4# mixo 6b/9b lídio 9# Diminuto
ou Frígio maior alt 6.


Portanto na escala menor harmônica será formado os seguintes acordes (a tonalidade é Cm):
Modos:

Tem como notas de tesão a 9ª maior e a 11ª e como nota de tensão característica a 7ª maior. Tem como nota a ser evitada a 6ª menor.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 11ª e como notas características a 2ª menor e a 6ª maior.
Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 9ª maior e a 6ª maior. Como notas de tensão características a 5ª aumentada e a 7ª maior, e como nota a ser evitada a 4ª.
Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 9ª maior e a 6ª maior, e como nota de tensão característica a 11ª aumentada.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 9ª menor e como notas de tensão característica a 6ª e 7ª menores. A 4ª, apesar de ser uma nota evitada, é usada em acordes com 7/4(b9).
Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 9ª aumentada e a 6ª maior e como notas de tensão característica a 4ª aumentada e a 7ª maior.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 6ª menor, como nota de tensão característica a 4ª diminuta e como nota a ser evitada a 2ª menor.
Digitação no braço:

Escala Menor Melódica

A escala menor melódica apresenta os seguintes intervalos:

T 2 3b 4 5 6 7+ 8
A B C D E F# G# A

Perceba que em relação à escala menor harmônica, essa escala apresenta uma alteração no VI grau. Uma curiosidade desta escala é que havia uma convenção que dizia que esta escala ao subir teria os seguintes intervalos:

T 2 3b 4 5 6 7+ 8

E ao descer teria os seguintes intervalos:
T 2 3b 4 5 6b 7 8

Ou seja, ao subir esta escala teria o VI e VII graus aumentados em meio tom (isto em relação a escala menor natural), e ao descer estas alterações seriam anuladas. Esta forma descrita anteriormente era a escala menor melódica usada na Idade Média, mas J.S. BACH começou a usar a escala da mesma forma, ou seja, com as alterações tanto quando subia, como quando descia, então passou a se chamar esta maneira de se tocar a escala menor melódica de Escala Menor Bachiana.

Nos dias de hoje, principalmente na prática da música popular – jazz e etc, praticamente não se faz mais a distinção entre escala menor melódica e escala menor bachiana, quando se fala escala menor melódica é da Bachiana que está se falando, é obvio que você deve saber a diferença, mas é algo puramente teórico, na prática é como já foi citado anteriormente. Outra questão é que hoje esta escala recebe outros nomes como: Real Menor Melódica, Jazz Menor Melódica (devido a sua grande utilização neste estilo) e etc.
Bem, vamos montar o campo harmônico da escala menor melódica, como todos os outros ele é formado pelo empilhamento de 3ª das notas da escala, veja como fica:

T 2 3b 4 5 6 7+
Am7+ Bm7 C7+/5# D7/4# E7 F#m7/b5 G#m7/b5

Veja como ficou a classificação dos modos:

I II III IV V VI VII
Dórico 7+ Frígio 6 Lídio 5# Mixo 4# Mixo 6b Lócrio 9 Super Lócrio Ou Alt 7

É muito importante saber a classificação dos modos para que você entenda quando se fala, por exemplo, em Mixo 6b ou Alt 7, e principalmente para localizar a qual escala – campo pertence o acorde em questão, para sabermos as possibilidades de substituições e etc.


Portanto na escala menor melódica será formado os seguintes acordes (a tonalidade é Cm):
 Modos:

Tem como notas de tensão a 9ª maior e a 11ª, e como notas de tensão características a 6ª maior e a 7ª maior.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 11ª e como nota de tensão característica a 2ª menor e a 6ª maior.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 9ª maior e a 6ª maior, e como notas de tensão características a 5ª aumentada e a 11ª aumentada.
Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 9ª maior e a 6ª maior, e como nota de tensão característica a 11ª aumentada.
Digitação no braço:

Tem como nota de tensão a 9ª maior, como notas de tensão características a 6ª e a 7ª menores, e como nota evitada a 4ª.

Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 9ª e a 4ª, e como nota de tensão característica a 6ª menor.
Digitação no braço:

Tem como notas de tensão a 4ª diminuta e a 6ª menor, e como nota de tensão característica a 2ª menor. Este grau pressupõe um acorde 7(b5, #5, b9, #9) e portanto a 3ª maior não seria uma tensão, mas sim nota do acorde. Neste caso as tensões seriam: b5, #5, b9, #9.
Digitação no braço:

Aula feita por Ariel Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário