Pages

segunda-feira, maio 31, 2010

Estudo: Significado de Nomes Bíblicos - N

Naamã - A criança é amável
Nabal - Tolo
Nabi - Profeta
Nabote - Broto
Nabucodonosor - Nabu proteja o filho
Nacor - O roncador
Nadabe - Deus mostrou-se generoso
Natã - Dádiva de Deus
Natanael - Dádiva de Deus
Naum - Deus consola
Nazireu - Consagrado à Deus
Neemias - Deus consola
Neftali - Lutador
Nicanor - Vencedor de homens
Nicodemos - Aquele que vence com o povo
Nicolau - Aquele que vence com o povo
Nilo (egípcio) - O rio
Noé - Descanso
Noemi - Minha amenidade

sexta-feira, maio 28, 2010

Musica: Hayley Masters

Cantora: Hayley Masters
Gênero: Pop / Adoração
País: E.U.A.

Ela é jovem. Ela é viva. Ela está cantando. Ela tem uma forma melódica de se conectar com Deus e, em seguida, conectar-se com seus ouvintes. Desde que ela tinha quatro anos, ela cantou letras para glorificar seu Criador. A música que está dentro dela sai como adoração ao seu Salvador. O culto que ela dá livremente a Jesus Cristo se reflete em cada nota da música que ela canta.
Vale a pena conferir.
Veja um vídeo:


Musica: Sactuary

Discografia:
- Seasons of Change, 2009

Estudo: Lições sobre Barnabé e Paulo

INTRODUÇÃO:   

    O Senhor, que nos trouxe das trevas para a Sua maravilhosa luz, conta conosco para a propagação do Evangelho. Vemos, no decorrer das Escrituras, que Ele nunca se deixou ficar sem testemunho, At 14:17; Rom 11:4 e, para tal, nos constituiu suas testemunhas, At 1:8; Mc 16:15. Hoje iremos aprender com o exemplo de Barnabé e Paulo, dois personagens que, conquistados por Cristo, deram tudo o que eram e tinham pela pregação do Evangelho e o crescimento da Igreja de Cristo.

1.    BARNABÉ  - Levita da ilha de Chipre, seu nome era José, porém o chamavam Barnabé, gr. “parácleto”, que Lucas traduziu por “filho da consolação”  ou “filho da exortação”, devido à riqueza da sua personalidade e do seu testemunho. Era homem de posses,  At 4:36, 37. Devia ser homem de aparência garbosa e de imponente respeito, tendo sido confundido com Júpiter, o deus supremo da mitologia latina, At 14:12.
SUA OFERTA AO SENHOR:
-    Sendo levita, não podia vender sua herdade, Lv 25:34, mas abraçou a causa de Cristo, de que “é melhor dar”, At 20:35, tornando-se liberal e  dadivoso com a Igreja nascente, At 4:36,37.
-    Talvez as ações generosas para a propagação do Evangelho o conduziram à necessidade de trabalhar para sobreviver, 1 Cor 9:6.
-    Levou, com Saulo, contribuições para os flagelados da fome, At 11:30.
-    Deu sua vida, ganhos, tempo e trabalho para o Senhor, At 15:26, sendo instrumento poderoso em suas mãos, At 15:3,4,  vindo a terminar a sua vida como mártir em Chipre, segundo os pais da Igreja.
SEU SERVIÇO E INFLUÊNCIA:
-    Pessoa boa, generosa e calorosa, ofertou abundantemente seu tempo e talentos para a causa de Cristo, tanto em sua terra, At 13:4, como nos lugares distantes, At 14:6,7. Homem de oração, buscava a direção do Espírito Santo para tomar decisões.
-    Como qualquer outro ser humano, podia ceder às pressões, Gál 2:13, mas era um “homem de bem, cheio do Espírito Santo e de fé”, At 11:24, estando entre os profetas e doutores, At 13:1.
-    Destemido e com a visão de Deus, defendeu Saulo e o levou aos apóstolos, At 9:27. Representou os apóstolos em Antioquia, At 11:22,23. Tornou-se amigo íntimo de Saulo, ajudando-o muito com a sua influência, At 11:27-30, sendo dos primeiros missionários com ele, At 13:2-4, fazendo, juntos, obras maravilhosas, At 13-15.
-    Foi um dos poucos a ser chamado apóstolo junto com os 12, At 14:14, o que demonstra a excelência de sua pessoa e do seu ministério, At 15:2,22,30-31.
-    Amigo sempre disposto a dar uma segunda chance a quem precisasse, colocou-se ao lado do seu sobrinho João Marcos, At 15:36-41; Col 4:10, separando-se de Paulo e seguindo para evangelizar em Chipre, At 15:39. Sua influência sobre o parente, unida à de Pedro, 1 Pe 5:13, foi muito importante, já que Marcos foi o primeiro a escrever um dos Evangelhos de Cristo.

2.    PAULO:  chamado Saulo (o maior),  de Tarso, importante cidade da Cilícia, foi cognominado depois Paulo (o menor). Era judeu benjamita, fariseu, com cidadania romana, religioso e dedicado desde jovem, At 7:58. Recebeu cuidadosa instrução na lei judaica, At 22:3; trabalhador, At 18:3; 21:37,40; zeloso da lei, Fp 3:6, não hesitava, voluntariamente, em assumir as últimas conseqüências para defendê-la, At 8:1-3, 9:1,2.
SEU CARÁTER E SERVIÇO:
-     Convertendo-se a Cristo, At 9:8,9,19, logo foi para as sinagogas pregar que Jesus era o     Filho de Deus, At 9:20.
-    Constituído por Deus apóstolo aos gentios, At 9:15; 22:21; Rm 11:13 foi o maior missionário de todos os tempos, cumprindo cabalmente a sua vocação.
-    Iniciado por Barnabé no trabalho entre os gentios, At 11:19-30, tornou-se pessoa de confiança, v.30. Como seu companheiro, era dirigido pelo Espírito Santo e por Ele separado, At 13:2. Com este, iniciou a primeira viagem missionária por Chipre, terra de Barnabé, At 13:4-13.
-    Voluntário e esforçado no que cria, tanto no judaismo, At 9:1,2, como no cristianismo, At 8:3; 1 Co 15:9; Rm 15:20; Cl 1:29; 1 Tim 4:10.
-    Tinha um sério compromisso com Deus e com seu ministério, Rm 11:13; Gl 2:8; 1 Tm 2:7; At 20:24.
-    Até o cap. 13 de Atos, Barnabé lidera com sua influência. Daí, devido à sua personalidade forte e destreza no Evangelho, Paulo passou a liderar, At 13:13.
-    O alto conhecimento da lei e da história judaica tornou-o estudioso e defensor do seu cumprimento em Cristo, Gl 1:17, sendo o apóstolo que mais escreveu epístolas à Igreja (13 ao todo).
-    Ao final da vida, não reclamava da velhice, mas se alegrava em ter completado a carreira e guardado a fé, mantendo os olhos fixos em sua coroa, 2 Tm 4:6-8.
-    Segundo a tradição, foi decapitado em Roma, por Nero, nas grandes perseguições, em 67 ou 68 A . D., deixando um grande e eterno exemplo de vida cristã e dedicação à causa do Evangelho.
SUA INFLUÊNCIA:
-    De perseguidor, passou a perseguido, sofrendo por amor ao Evangelho de Cristo, 2 Co 11:23-27. Tinha, porém, por motivo de alegria padecer perseguições, 2 Co 12:10, ensinando o povo a ficar firme na tribulação, 2 Ts 1:4,5 e perseverar na fé, At 13:43. Cantava na prisão, At 16:25, renunciava com prazer, Fp 3:7,8, amava, 2 Cor 11:28,29. Isto era um conforto para o povo e exemplo a seguir, Fp 1:12-14.
-    Ele próprio se recomendava como exemplo na obra do Senhor, 1 Cor 11:1; 2 Cor 6:3-10. Mesmo usado com poder, At 14:1; 19:12; 20:9,10 se gloriava apenas na sua fraqueza, 2 Cor  12:9. Teve influência decisiva na vida de Lucas, Silas, Timóteo, Tito, Áquila e Priscila, Filemon e tantos outros, enumerados no relato de Atos e nas cartas escritas por ele, formando discípulos e líderes por onde passasse. Tornou-se fundador, mentor e conselheiro de inúmeras igrejas, em toda a Ásia Menor, parte da Europa, Macedônia e Acaia (Grécia).
 
CONCLUSÃO:
    A firmeza e a constância no Evangelho resultaram em muitas perseguições, sofrimentos, 2 Co 11:23-29, 1 Co 15:32, e abandono, 2 Tm 4:13, 21; 1:15-18. Isto, porém, não desanimava os apóstolos, que se entregavam totalmente à Palavra, alegrando-se com os resultados. Por onde passavam, implantavam igrejas, milagres aconteciam, formavam discípulos, a tudo renunciando por amor a Cristo, At 19:11,12.
    A dependência do Espírito Santo, a suficiência em Deus, a entrega sem reservas e a decisão de servir, confiando na capacitação do Espírito, foram os pontos altos no ministério de quantos se destacaram na obra do Mestre.
    Deus nos salvou para isto: dar testemunho da graça de Cristo, fortelecer a Igreja e ganhar almas para o reino de Deus. O que Ele espera de nós, é voluntariedade e desprendimento para o serviço. Como disse Pedro, “o Deus de toda a graça, que em Cristo
Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ELE MESMO VOS APERFEIÇOARÁ, CONFIRMARÁ, FORTIFICARÁ E FORTALECERÁ”,  1 Pe 5:10.

Estudo feito por Pr. Claudio Schimidt

quarta-feira, maio 26, 2010

Reflexão: Parábola da Indecisão

Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.
Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demônios e todos os humanos que não servem a Deus. E em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo. O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:
- Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!
 Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
 - O grupo do lado de Deus fica o tempo todo me chamando para descer e ficar do lado deles. Por que você e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o lado de vocês?
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
 - É porque o muro é MEU.
 
Não se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono..

terça-feira, maio 25, 2010

Papel de Parede: Apocalipse 7:17b

Resolução: 1440x900

Estudo: Significado de Nomes Bíblicos - M

Malaquias - Meu mensageiro
Malco - Rei
Manaém - Consolador
Manassés - Aquele que faz esquecer
Mara - Amargo
Marcos - Servo de Marte
Mardoqueu - Pertencente ao deus Marduque
Maria - Soberana, senhora ou amada por Javé
Marta - Senhora
Matatias - Presente de Deus
Mateus - Presente de Deus
Matias - ( forma reduzida de Matatias)
Maviael - Deus vivifica
Melquisedeque - Rei da justiça
Merari - O robusto
Meribaal -Adversário de Baal
Messias - O ungido
Matusael - Homem de Deus
Micael - (Miguel)
Micol - (forma reduzida de Micael)
Miguel - Quem é com Deus
Miquéias - (variante de Micael)
Misael - Nome derivado de Miguel
Moabe - Do próprio pai
Moisés - Dar à luz, salvo das águas
Moloque - Rei (deus pagão)

segunda-feira, maio 24, 2010

Recordando: Cataratas de Foz do Iguaçu

Cade a chuva Jorge? Essa água é das Cataratas, hahahaha

Reflexão: Mensagem na Morte

A morte: inimigo terrível – maior que a realidade da morte, é a realidade da vida em Cristo (1 Cor 15:26)
 
- Não importa quanto tempo (quantidade linear, em anos, etc) vivemos, mas QUANTA VIDA TEMOS EM NOSSOS ANOS (Qualidade de vida).
- Albert Schweitzer viveu 90 anos e viveu pouco, porque sua vida tinha essência, vida.
- Vida em Cristo: plena, abundante (temos a vida eterna). Assim, o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fil 1:20,21).
- Jesus: poucos anos de vida, muitos resultados no viver
- João Batista: diminuiu, mas foi o maior (Mt 11:11)

Musica: Jason Upton

Cantor: Jason Upton
Gênero: Louvor
País: Canada


Na gravação de seu CD ‘Remember,’ Jason Upton fez um show para cerca de 700 órfãos. Ele conta que ministrar para aquelas crianças foi um tanto quanto difícil. “Toda vez que alguém mencionava a palavra ‘pai’ elas se fechavam de uma forma incrível.”
A gravação aconteceu no último encontro dele com os pequeninos. O cantor diz que tudo durou quatro horas e apenas uma música foi cantada. “Nós dividimos em faixas para o CD, mas, na verdade, o álbum todo é composto por apenas uma faixa.”
No final da apresentação, uma das crianças foi até Jason e contou, maravilhada, que havia visto um grande anjo atrás dele. “Eu só concordei, olhei pro pessoal da banda e ri. Achei bonitinho, mas disse que deveria ser coisa de criança, que na igreja dela deveriam falar muito sobre anjos,” lembra.
Mas, o cantor foi surpreendido quando ouviu a gravação depois. Um som diferente podia se ouvir juntamente à sua voz, ele logo lembrou da criança e perguntou ao engenheiro de som o que era aquilo. “Ele me disse que era uma interferência nos microfones e que me provaria separando o áudio de cada microfone e me mostrando que o tal som aparecia em todos eles.”
Mas, não foi o que aconteceu. Eles ouviram o microfone da bateria e nada. O microfone da guitarra, e nada. O microfone do baixo, e nada. Somente quando separaram o microfone de Jason, conseguiram ouvir o som novamente.
“O engenheiro de som me disse que era como se houvesse alguém cantando a uns cinco metros atrás de mim. Ele ficou sem palavras, apenas saiu, afirmando que precisava tomar um ar.”
A música realmente impressiona. O som não tem explicações técnicas. Não tem nenhum tipo de explicação. Aliás, tem uma: a da criança que afirmou ter visto um anjo atrás de Upton.
O cantor deixa claro que nada aconteceu por sua causa. Ele mesmo conta que duvidou, e foi isso que o fez divulgar o caso.
Veja e ouça no vídeo abaixo o audio comentado acima.
É coisa linda de Deus.




Musica: Fly

Discografia:
- Key Of David, 2000
- Faith, 2001
- Jacob's Dream EP, 2002
- Dying Star, 2002
- Remember EP, 2003
- Faith (Rerelease), 2004
- Trusting The Angels, 2004
- Great River Road, 2005
- Open Up The Earth CD/DVD, 2005
- Beautiful People, 2007
- On the Rim of the Visible World, 2009

domingo, maio 23, 2010

Estudo E.B.D.: Existência de Deus

Cientista prova, através da Ciência a Existência de Deus


Início
Conta-se que uma noite, a bordo do navio, os soldados de Napoleão discutiam sobre a origem do nosso mundo, mas passavam por alto o criador. Eram ruidosos e arrogantes em sua incredulidade. Passando por ali e ouvindo por acaso a conversação, Napoleão apontou para as estrelas, que resplandeciam contra o negro firmamento, e fez-lhes uma pergunta simples: "cavalheiros, podem me dizer quem as fez?" Eles emudeceram. A perplexidade que lhes acometeu bem ilustra o que disse Abraham Lincoln: Posso compreender como seria possível um homem olhar com ares de superioridade para a terra e ser um ateu, mas não posso conceber como poderia levantar os olhos para o céu e dizer que não há Deus".

A EXISTÊNCIA DE DEUS
No entanto, muitas pessoas honestas não conhecem a Deus. Acreditam que ele seja produto das superstições e crenças antigas de um povo primitivo; um Deus de ira e poder, capaz de destruir povos inteiros através de dilúvios e pestilências, um mito. Outras procuram ignorar a existência de Deus devido a má representação de Deus que receberam por parte de religiões pagãs e mesmo pseudo-cristãs. Decepcionaram-se com a incoerência entre profissão de fé em Deus e a prática dos seguidores desse Deus. Afinal de contas, o mínimo que se espera de um produto é que corresponda à propaganda que dele se fez. Outras pessoas acham que simplesmente podem riscar Deus de suas vidas. "Quem é o Senhor, para que eu ouça a sua voz…? Não conheço o Senhor,," dizia o insolente faraó do Egito. E desse brado desafiador tem encontrado eco ao longo dos séculos, nos corações de muitos seres humanos, de sorte que é considerável o número dos que abertamente adotam o ateísmo, hoje em dia.(salmos 14:1; Isaías 45:9-12; II Pedro 3:5).
A existência de Deus nas escrituras, entretanto é algo implícito, uma verdade primária assumida, óbvia, fundamental. Tanto é verdade que elas não apresentam argumentos para afirmá-la ou comprová-la. Para os escritores bíblicos a existência de Deus era realidade inquestionável, acima de toda contestação. Este é o ponto de partida, tanto lógico como escriturístico, de nosso estudo. Lógico porque o fato de Deus existir está implícito em todos os outros ensinamentos da bíblia; escriturístico porque disso nos persuade o 1º verso da bíblia: "No princípio Deus.." Gênesis 1:1.

sexta-feira, maio 21, 2010

Imagem: Cafarnaum

Mó e prensa de azeite em Cafanaum

Estudo: Significado de Nomes Bíblicos - L

Labão - Branco
Lameque - Jovem forte
Lamuel - Consagrado a Deus
Lázaro - Deus é o meu auxílio
Levi - Unido, ajuntado
Lia - Novilha, vitela
Lino - Linho
Lisânias - Aquele que livra de preocupações
Lísias - Aquele que liberta
Lucas - Luz

Papel de Parede: Jesus me libertou

Resolução: 1440x900

quinta-feira, maio 20, 2010

Estudo: Seitas e Heresias

LEITURA: Col 2:4-23
Versículo-chave: 2 Pedro 2:1

1.    DEFINIÇÃO:  SEITAS -  São entidades criadas, com sistema organizado, amparado por doutrinas que contrariam os princípios bíblicos e não correspondentes à verdade. At 5:17 – A Bíblia chama de SEITAS o grupo de judeus denominado saduceus, os quais não criam na ressurreição, nos anjos e nem nos espíritos, At 23:8. HERESIAS – correspondem ao abandono da verdade bíblica, ou a prática de princípios criados pela vontade do homem, não provenientes de Deus. Doutrinas contrárias aos dogmas da religião e a opinião contrária ao senso comum do credo que fundamenta a fé cristã. Gl 5:19,20 – grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da Igreja, 1 Cor 11:19. Leia 1 Jo 4:1-6; 2 Jo 7-11; 3 Jo 9-11.

2.    O ESTUDO DAS HERESIAS:
-    Capacita-nos a combatê-las, Gl 5:18;
-    Auxilia-nos na evangelização1 Co 2:11-16;
-    Aumenta nossa fé, 2 Tm 1:12;
-    Aumenta nossa responsabilidade, Ef 6:14,17.

3.    CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS SEITAS:
 
A) ADIÇÃO
    As Escrituras tornam o homem sábio para a salvação pela fé em Jesus, 2 Tm 3:15; logo, se alguém ler a Bíblia, somente nela achará a fórmula da vida eterna: crer em Jesus e torná-Lo Senhor da sua vida.
    Os grupos heréticos adicionam algo à Bíblia. Sua fonte de autoridade não leva em consideração somente a Bíblia. Admitem e aceitam outros escritos como sendo inspirados por Deus, baseados em “revelações” e histórias fantásticas de aparições, por exemplo:
-    Adventistas: livros de Ellen White, principalmente “O Conflito dos Séculos”;
-    Russelistas: “A tradução do novo mundo das Escrituras Sagradas”, de  Charles Taze Russel e revistas da “Torre de Vigia”;
-    Espíritas: os Evangelhos segundo Alan Kardec, além de outros livros psicografados;
-    Católicos: livros apócrifos, bulas papais e escritos dos “pais” da Igreja
-    Mormonismo: “Versão inspirada da Bíblia”, de Joseph Smith, o Livro dos Mórmons e outros livros que fazem parte de seus rituais;
-    Congregação Cristã no Brasil: somam interpretações a versículos separados.
B) SUBTRAÇÃO 
    A Bíblia ensina que Jesus é Deus, Jo 1:1; 20:28; Tito 2:13; 1 Jo 5:20, etc). Assim sendo, não pode ser equiparado meramente com os seres humanos ou mitológicos, nem mesmo com os anjos, que O adoram, Hb 1:6.
    Os grupos subtraem algo da pessoa e da obra de Jesus, colocando-O em igualdade com criaturas, por exemplo:
-    Adventistas: a lei (Moisés) está equiparada com a graça ( Jesus). Jesus é um dos bodes expiatórios da lei.O culto só é completo, quando, junto com a Palavra, citam as profecias de Ellem White.
-    Russelistas: Ele é um anjo superior, criado por Deus e seu “sócio”...
-    Espíritas: é a maior das entidades encarnadas;
-    Católicos: Ele é distante, precisa de outros mediadores;
-    Mormonismo: Jesus é uma criatura aperfeiçoada, sem poder criador, filho de Adão e não do Espírito Santo;
-    Congregação Cristã: predestinadores, Cristo morreu somente por eles.
C) MULTIPLICAÇÃO 
    A eficácia do sangue de Cristo para cancelar pecados nos é apresentada como a mensagem central da Bíblia, Ef 1:7; 1 Jo 1:7-9; Ap 1:5. A salvação não é pelas obras, mas pela graça de Deus por meio da fé, Ef 2:8,9. Praticamos boas obras não para sermos salvos, mas porque somos salvos em Cristo Jesus, nosso Senhor. As obras são resultados da salvação, não o seu agente. O valor das obras está em nos disciplinar para a vida cristã, Hb 12:5-11; 1 Co 11:31.
    Os grupos pregam outros meios de salvação, principalmente que só a sua Igreja salva, numa unilateralidade de apreciação doutrinária.Veja exemplos, onde ensinam o homem a desenvolver a sua própria salvação, e não a confiar somente em Cristo:
-    Adventistas – guarda do sábado, abstinência de comidas, alicerce na lei do Decálogo, etc.
-    Russelistas -  salvação pelas obras, principalmente de divulgação da seita e só como membros da organização, uma vez que Cristo não é Deus.
-    Espíritas – salvos pelas obras (caridade) e pela comunicação dos mortos “aperfeiçoados”, bem como pela reencarnação.
-    Católicos – salvos pela Igreja e pelas obras, expurgando e aperfeiçoando no purgatório, até receber a eterna salvação.
-    Mormonismo – salvação pela obediência às leis e ordenanças do Evangelho segundo suas interpretações.
-    Congregação Cristã – o uso do véu, a oração de joelhos e outros costumes,  é prova de salvação.
D) DIVISÃO
 O pecador é salvo quando se arrepende e reconhece em Jesus o seu único e suficiente Salvador, Lc 13:3; 23:43; At 16:30,31. A exclusividade é de Jesus, não de uma organização, Jô 14:6; At 4:12; 1 co 3:11.
    Os grupos dividem a fidelidade entre Deus e a organização. Desobedecer à organização, ou à Igreja, equivale a desobedecer a Deus. Não existe salvação fora do seu sistema religioso. Pregam que somente os membros do seu grupo religioso podem se salvar. Exigem o rebatismo e impedem a participação com membros de outras Igrejas. Excomungam os que se rebelam e, para determinados pecados, não há perdão.

4.    COMO IDENTIFICAR UMA SEITA FALSA
-    Jesus não é o centro de suas atenções;
-    Têm outras fontes doutrinárias além da Bíblia;
-    Dizem serem os únicos certos;
-    Usam de falsas interpretações;
-    Ensinam ao homem a desenvolver sua própria salvação;
-    São proselitistas (“pescam nos aquários dos outros”).

5.    PRINCIPAIS PRECEITOS DAS SEITAS MAIS CONHECIDAS E REFUTAÇÃO
a) Adventistas:
- Obrigatoriedade da guarda do sábado – Gl 4:9-11; Jô 5:18; 8-10; Tito 3:9; Hb        7:11,12,18.
-    Aniquilação das almas dos ímpios (os que não são adventistas) – Mt 25:41; Ap 20:10
-    Proibição de comidas (carne de porco) – At 15:28,29; Rm 14:2,14,17.
-    A expiação é feita por Jesus e por Satanás -  Rm 3:24-26; 1 Pe 2:24; Is 43:25; Sl 103:3,12.
b) Russelistas (Testemunhas de Jeová):
-    A Trindade é uma superstição herdada dos pagãos – Gn 1:26; Nee 9:6; João 1:3; Jó26:13; Sl 80:5; 2 Co 10:1; Sl 143:10; Ef 1:19; Fp 3:21; At 5:3,4; Heb 13:8.
-    Jesus não é Deus, mas um anjo criado por Deus – João 1:1-3; 10:30; 1 Jo 5:20; Rm 9:5; Cl 2:9; Hb 1:3; 13:8.
-    O Espírito Santo é uma força ativa – At 8:29; Rm 8:26,27; Ef 4:20; At 16:6,7; 13:2

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Musica: Stephanie Smith

Artista: Stephanie Smith
Gênero: Pop / Rock
País: E.U.A.

Com 23 anos, já é formada em musica e com o lançamento de seu album, Deus tem aberto portas para a ela ministrar a liberdade em Cristo para muitos jovens e adolescentes.
Com musicas que te fazem pensar e sem dizer sobre a qualidade, vale a pena conferir.

Veja um vídeo:



Musica: First Words

Discografia:
- Not Afraid, 2008
- Jingle Bell Rock Digital Single, 2009
- Stephanie Smith Digital EP, 2009

Experiência: 3 Noites de bençãos

Gostaria de compartilhar com vocês o que Deus fez nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2010.

No dia 14 fui pregar em Pulinópolis/Pr em um encontro jovem. O trabalho foi realizado em um ginásio e foi uma noite muito fria. Mas pudemos levar nosso grupo de Coreografia e a palavra.
Desde o convite, Deus havia me dado a palavra e eu fui amadurencendo ela, e o tema é: O Poder de Deus em nós.
No apelo Deus me revelou um jovem, e a princípio eu não disse quem era o jovem, mas sabendo que era. E estava presente uma missionária de Maringá também, e antes de eu falar quem era o jovem que Deus havia revelado, ela se virou para a Pra. Matilde, de Pulinópolis, e apontou o jovem. Dai eu apontei o mesmo jovem. E foi a confirmação de Deus.
E com essa missionária tinha ido 2 jovens, e uma delas Deus me revelou algo sobre ela, e eu entreguei.
Após o culto essa missionária veio e disse que no caminho essa jovem havia dito a ela sobre o que Deus me revelou, e no carro a missionária disse a jovem: Hoje Deus vai te confirmar. E para a glória do Seu Santo Nome, Deus fez conforme a Sua vontade.

No dia 15, preguei na 5ª I.P.R. de Maringá em um culto jovem. E de igual ao culto de Pulinópolis, Deus me deu a mensagem desde o convite e pude amadurecer a mensagem e tal.
No meio da mensagem falei sobre a Paz de Deus. E enquanto falava sobre isso, Deus me disse que uma mulher, precisava da Sua paz e tal.
No apelo me virei a essa mulher e disse que enquanto falava sobre a Paz de Deus, aquela palavra veio bem forte de encontro a ela, e percebi que ela se emocionou. Continuei a entregar o que Deus me deu.
Após o culto essa mulher veio e me disse assim: "Junior, hoje me convidaram para ir em um outro culto, mas eu disse que viria aqui e a tarde eu orei e pedi para Deus usar você para falar comigo, e o mais interessante nisso foi que você usou os mesmos termos que eu orei a tarde".

E no dia 16, fui pregar na I.P.R. de São Jorge do Ivaí/Pr e a tarde foi realizado um Chá Evangelístico onde minha tia Cida pregou e foi muito bom. Dai no culto a noite eu preguei.
Estava na casa do pastor, um irmão dele que mora em outra cidade. Nem tive tempo de conversar com ele, mas ele estava presente no culto a noite.
No apelo Deus me revelou algumas coisas sobre ele, e entreguei. E assim que o pastor assumiu a palavra, ele confirmou tudo o que entreguei ao seu irmão, e ele completou dizendo que Deus o havia levado para receber aquelas palavras.


Compartilho isso para que o nome do Senhor Jesus serja glorificado, pois eu bem sei que de mim mesmo não tenho nada. Deus seja louvado.

quarta-feira, maio 19, 2010

Imagem: Rio Jordão

Rio Jordão

terça-feira, maio 18, 2010

Estudo: Significado de Nomes Bíblicos - J

Jacó - Aquele que suplanta, que vence
Jael - Cabra selvagem
Jafé - Deus lhe dê largo espaço
Jair - O iluminado por Deus
Jairo - Jair
Jaquim - Deus dê firmeza
Jasão - Curandeiro
Javé - O nome próprio de Deus, na bíblia hebraica
Jeconias - Deus dê força
Jedidiá - Predileto de Deus
Jefté - Que Deus liberte
Jetro - Primazia
Jeremias - Deus é sublime
Jerobaal - Baal mostre sua grandeza
Jeroboão - Que o povo se multiplique
Jesonias - Deus atenda
Jessé - Homem de Deus
Jesus - Deus é seu auxílio ou sua salvação
Joabe - Deus é pai
Joacaz - Deus segura minha mão
Joana - Forma feminina de João
João - Deus é gracioso
Joaquim - Elevado de Deus
Joás - Deus doou
Joatão - Deus mostrou-se justo
Joel - Javé é Deus
Jona - Pomba
Jonadabe - Deus mostrou-se benéfico
Jonas - Pomba
Jônatas - Dado por Deus
Jorão - Deus é excelso
Josafá - Deus julga
José - Aquele que acrescenta
Josias - Deus traz a salvação
Josué - Deus é a salvação
Judite - Louvada

Papel de Parede: Logo

Resolução: 1440x900

segunda-feira, maio 17, 2010

Estudo: O Plano da Salvação

1. SOU PECADOR
- O homem é nascido em pecado – Sal 51:5
- Todo homem é pecador – Rom 3:23
- PECADO: errar o alvo (de santidade, pureza, integridade, poder) que Deus traçou para o homem.
- O pecado nos separa de Deus – Isa 59:2.
- A conseqüência do pecado é a morte eterna – Rom 6:23.

2. DEUS ME AMA
- Deus ama a humanidade, sem acepção de pessoas – João 3:16
- Deus manifestou o Seu amor dando Jesus – 1 João 4:9, 10
- A graça de Deus traz salvação – Tito 2:11

3. CRISTO MORREU POR MIM
- Prova do amor de Deus – Rom 5:8
- Ele morreu pelos nossos pecados – 1 Cor 15:3
- Único Mediador – 1 Tim 2:5
- Única porta – João 10:9
- Seu sangue nos purifica de todo pecado – 1 João 1:7

4. O SANGUE DE JESUS ME PURIFICA
- Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados – Heb 9:22
- O sangue de Jesus tem poder sobre todos os pecados – 1 João 1:7
- Somos comprados pelo precioso sangue de Jesus – 1 Ped 1:18,19
- Nasci de novo – João 3:3,5
- Sou nova criatura – 2 Cor 5:17

5. SOU SALVO
- Filhos de Deus pela fé em Cristo – João 1:12
- A salvação é pela graça, mediante a fé – Efé 2:8,9; Rom 5:1
- A vida eterna é dom gratuito de Deus – Rom 6:23
- Morri para o mundo – Gál 2:20
- Sem condenação – Rom 8:1
- Sou povo de Deus – Tito 2:14; 1 Ped 2:9,10

6. MORAREI ETERNAMENTE COM JESUS
- Em Cristo temos a vida eterna – João 10:28; 1 João 5:11
- Quem tem o Filho tem a vida – 1 João 5:12
- As moradas eternas com o Pai – João 14:1-6

Feito por Ev. Alaid S. Schimidt

sábado, maio 15, 2010

Musica: Audra Lynn

Cantora: Audra Lynn
Gênero: Louvor / Pop
País: E.U.A.

Audra Lynn Hartke foi cantar no palco em igrejas desde os cinco anos de idade. Ela começou a interessar-se em diversos instrumentos, quando ela tinha sete anos, incluindo bateria e outros tipos de percussão. Sua mãe era uma líder de adoração em sua igreja para casa, em Seattle, Washington, para Audra foi capaz de ganhar muita experiência em fazer parte de uma equipe de louvor. Quando ela completar quinze anos, Audra tomou conhecimento da falta de convicção espiritual e atividade do Espírito Santo em sua vida. Ela começou a procurar uma relação mais pessoal com o Homem Cristo Jesus. Fora da relação que se aprofundou, ela começou a escrever a música e aprender a tocar guitarra.

Audra e sua família se mudou para Kansas City, MO, em 2003, para participar do International House of Prayer, Kansas City. Audra foi atraída para o Nightwatch. Ela passou os próximos quatro anos de sua vida aprofunda no amor de Deus como ela ofereceu louvor durante a noite. Na idade de 23 anos, ela agora é um compositor experiente. Audra diz que sem a inspiração do Espírito Santo e um relacionamento íntimo com Deus, todas as músicas dela não seria nada mais do que o ruído.

Assista um vídeo e comprove:



Musica: Tastes So Sweet

Discografia:
- Vow, 2009

Termo Bíblico: Anticristo

Ou “homem da iniqüidade”(2Ts 2,1-11), é tudo o que se opõe a Cristo, ao Messias. É um personagem que se dedica totalmente ao mal (cf. 1Jo 2,18; 2Jo 7) e que se atribui honras divinas. Em Mateus e Marcos parece ser um personagem coletivo (Mt 24,23s; Mc 13,14-20).
É a encarnação das forças políticas e religiosas que se opõem ao reino de Deus inaugurado por Cristo (Ap 13,1-18). Cristo, iniciando o combate escatológico contra o mal, já se encontrou com o anticristo, “o príncipe deste mundo”(Jo 12,31-32; 14,30; 16,11), a quem aniquilará no fim dos tempos (2Ts 2,8; 1,7-10).

quinta-feira, maio 13, 2010

Imagens: Rio Eufrates

Vista sobre o Rio Eufrates

Estudo: Confiança diante de Deus

Hebreus 4:16a: “CHEGUEMO-NOS, POIS, COM CONFIANÇA AO TRONO DA GRAÇA”

- O autor nos incentiva a nos achegarmos a Deus
- Mas ele nos lembra de que não é de qualquer jeito, é com confiança
- Nenhum atleta em Jogos Olímpicos, por exemplo, participa sem ter confiança naquilo que treinou e tal

- O antônimo de confiança é MEDO
- Tem muitos que se achegam a Deus, mas sem confiança (com medo)
- Esse se achegar a Deus com confiança, e sem medo, é se achegar com liberdade, sem peso de consciência, é se achegar com reverência e sabendo que nada o impede

- Sabe o que tira a nossa confiança diante de Deus?
- O pecado (O diabo e o pecado nos acusam)

- Ex: Adão e Eva – Jardim do Éden (Todos os dias Deus ia até eles, mas depois que eles pecaram, eles se esconderam de Deus. Podemos dizer que tiveram medo)
- É por isso que muitos não oram, não evangelizam, não fazem nada diante de Deus (Pecado – Medo – Falta de Confiança)
- Mas o autor aos Hebreus nos diz que é possível nos achegarmos a Deus com confiança
- Repita comigo: É possível

- Como nos achegamos a Deus?
- Dizem que todos caminhos levam a Deus
- Mas sabemos que só nos achegamos a Deus por intermédio de Jesus
- Jesus fez de tudo para nos achegarmos a Deus (Reconciliar o homem com Deus)
1)  A cruz de Cristo (Abraça a todos e liga com Deus. Ele é o caminho)
2) Ele toma sobre Si todas as nossas culpas


- Confiança é a palavra chave de relacionamentos, de negócios, etc.

- Perceba que não é a confiança de Deus, mas é a confiança do homem (Eu preciso ter confiança para me achegar a Deus)
- Ninguém tem essa confiança de si só, mas quando recebemos a Jesus, ai passamos a ter

- Alguém diz: Junior, eu já sou crente e tal, mas eu tenho tido esse medo! Eu não tenho tido essa comunhão e essa intimidade com Deus

- Entendam uma coisa (não me entendam errado pensando que estou acusando e tal) não é porque estamos dentro da Igreja que não possa existir áreas que Deus precise agir, que não é preciso sermos libertos por Jesus

- Jo 8:36: “Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”
- Se não permitirmos que Jesus nos liberte, continuaremos a ter medo de Deus, continuaremos a não ter intimidade, comunhão e liberdade com Deus

Estudo feito por Presb. Claudio S. Junior

Papel de Parede: Tempo de Colheita

Resolução: 1440x900

quarta-feira, maio 12, 2010

Aula On-Line - Baixo: Escala Menor Harmônica e Menor Melódica

Escala Menor Harmônica

A escala menor harmônica é uma escala menor natural ou modo eólio que tem o VII grau aumentado, vejamos os intervalos:

Escala menor natural
T 2 3b 4 5 6b 7 8
A B C D E F G A

Escala menor harmônica
T 2 3b 4 5 6b 7+ 8
A B C D E F G# A

Seguindo o critério do empilhamento de terças, o campo harmônico menor natural fica como já vimos, desta forma:

I II III IV V VI VII
Am7 Bm7/5b C7+ Dm7 Em7 F7+ G7

Musica: Kristene Mueller

Artista: Kristene Mueller
Gênero: Pop / Adoração
País: E.U.A.

Desde que ela tinha 18 anos, Kristene Mueller tem sido uma parte ativa do movimento de oração. Ela passou seis meses em um estágio de IHOP KC, cantando na noite e orando. Ela então se juntou com um grupo de jovens, liderado por Lou Engle, e ajudou a fundar a Casa de Oração da Justiça em Washington DC. Ela liderou a adoração por 10 meses, até que, no outono de 2005, o então Lou enviou uma equipe de 8, liderado por seu filho Jesse, para iniciar outro JHOP no coração de São Francisco. Kristene passou 3 anos vivendo na rua Haight orando, adorando e ministrando. Ela está agora com 23 anos de idade, residentes em Ca Redding.
Faz parte do "Jesus Culture"

Assista um vídeo:



Musica: St. Francis Bônus

terça-feira, maio 11, 2010

Estudo: Livros Apócrifos

1. DEFINIÇÃO:  A palavra “apócrifo” quer dizer “oculto” ou “espúrio”.
 
2. O QUE OS DIFERENCIA DOS OUTROS LIVROS DA BÍBLIA?
A) São livros genuínos, verdadeiros, mas não de inspiração divina e de autoridade igual a da Bíblia.
B) Nunca fizeram parte do sagrado cânon em hebraico adotado pelos judeus e nem o escrito em grego, adotado pela Igreja Primitiva.
C) Jamais foram citados por Cristo ou pelos apóstolos. Assim, os protestantes, baseando seu movimento na autoridade divina da Palavra de Deus, rejeitaram logo esses livros apócrifos como não fazendo parte desta Palavra, assim como a Igreja Primitiva e os hebreus antigos o fizeram.
D) Sendo o Senhor Jesus o centro da Bíblia, Ele não é encontrado em nenhum desses livros.
E) Foram produzidos depois de haverem cessado as profecias, oráculos e a revelação direta do Antigo Testamento.
F) Podem servir para exemplo de vida, instrução de costumes, constatação histórica, mas não de autoridade em matéria de fé.
 
3. OS LIVROS APÓCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO
Foram acrescentados às Sagradas Escrituras pela primeira vez e contra a vontade dos judeus, na tradução do Antigo Testamento  em versão latina, adotada pela Igreja Católica, a qual declarou estes livros canônicos, para combater o movimento da Reforma, no Concílio de Trento, 1546 d.C.
a) I Esdras – é uma compilação de passagens do livro canônico de Esdras, 2 Crônicas e Neemias, com lendas a respeito de Zorobabel. Seu objetivo foi descrever a liberalidade de Ciro e Dario para com os judeus, como modelo para os ptolomeus.
b) 2 Esdras –  às vezes chamado de IV Esdras. As visões que, supostamente, Esdras tivera de uma “nova era”.
c) Tobias – um romance no tempo do cativeiro de Israel pela Assíria, totalmente destituído de valor histórico, onde um israelita rico, cativo em Nínive, foi guiado por um anjo a desposar uma “casta viúva” que perdera sete esposos.
d) Judite – romance histórico, de uma viúva israelita, rica, bela e devota, que nos dias da invasão babilônica de Judá jeitosamente penetrou na tenda de um general e, fingindo entregar-se a ele, decepou-lhe a cabeça e salvou a sua cidade.
e) A Sabedoria de Salomão  - muito semelhante a partes de Jô, Provérbios e Eclesiastes. Espécie de mistura do pensamento hebreu com a filosofia grega. Escrito por um judeu de Alexandria, cerca de 100 a.C., que fez o papel de Salomão.
f) Eclesiástico – Também chamado de “A Sabedoria de Jesus, Filho de Siraque”, parecido com Provérbios e escrito por um judeu muito viajado. Apresenta regras de conduta para todos os particulares da vida civil, religiosa e doméstica.
g) I e II Macabeus – Obras históricas de grande valor sobre a era dos Macebeus. Relata acontecimentos da luta heróica os judeus pela liberdade, em 175-135 a.C. Seus ensinos religiosos são contrários à orientação bíblica da lei de Moisés.
h) Baruque – obra escrita cerca de 300 a.C., e que dá a entender ser de autoria de Baruque, o amanuense de Jeremias.
i) Acréscimos:  no livro de Éster, querendo mostrar a intervenção de Deus na história; nos livros de Daniel: “O Cântico dos três Moços”, “A História de Suzana”, “Bel e o Dragão”; em 2 Crônicas: “A Oração de Manasses”. Todos estes, não batem com os originais e não têm seqüência bíblica.
 
4. APÓCRIFOS NO NOVO TESTAMENTO:  Embora existam alguns apócrifos, como “O Evangelho segundo os Hebreus”, “O Evangelho segundo São Tiago”, “Os Atos de Pilatos”, não foram canonizados nem pelos católicos romanos, portanto, sem necessidade de estudo.
 
5. O QUE A BÍBLIA DIZ A ESTE RESPEITO?
 Apoc 22:18,19; Deut 4:2; 12:32; Prov 30:5,6

6. QUAL DEVE SER A NOSSA POSIÇÃO?
 Sal 119:11, 105; Mat 22:29; 2 Tm 2:15 e 3:16,17

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Filme On-Line: Atos dos Apóstolos




Na sequência tem as demais partes, ou acesse aqui

Recordando: Ecomuseu - Foz do Iguaçu

Ecomuseu - Foz do Iguaçu

Reflexão: 4 tipos de Crente

João 12 – 4 PERSONAGENS QUE REPRESENTAM 4 TIPOS DE CRENTES
 
a) Marta SERVIA
b) Lázaro COMIA (comunhão com Jesus e com irmãos)
c) Maria ADORAVA
Obs.: os 3 eram da família e amigos de Jesus
d) Judas MURMURAVA (não era da família – era ladrão – nunca tinha lavado o seu coração, nem se convertido de verdade a Jesus).

Papel de Parede: Jesus liberta


Resolução: 1440x900

sábado, maio 08, 2010

Termo Bíblico: Aleluia

É uma exclamação litúrgica em Tb 13,22 e especialmente nos Salmos (Sl 111–112; 104– 105; 115–117; 146–150). O termo significa “louvai ao Senhor”. É pois um convite do salmista para participar no alegre louvor de Deus, que passou para o uso da liturgia cristã.

Imagem: Fortaleza de Massada

Fortaleza de Massada, último bastião da resistência contra o ocupante romano. Hoje é um dos locais arqueológicos mais visitados, logo a seguir de Jerusalem.

Estudo: Significados de Nomes Bíblicos - J

Jacó - Aquele que suplanta, que vence
Jael - Cabra selvagem
Jafé - Deus lhe dê largo espaço
Jair - O iluminado por Deus
Jairo - Jair
Jaquim - Deus dê firmeza
Jasão - Curandeiro
Javé - O nome próprio de Deus, na bíblia hebraica
Jeconias - Deus dê força
Jedidiá - Predileto de Deus
Jefté - Que Deus liberte
Jetro - Primazia
Jeremias - Deus é sublime
Jerobaal - Baal mostre sua grandeza
Jeroboão - Que o povo se multiplique
Jesonias - Deus atenda
Jessé - Homem de Deus
Jesus - Deus é seu auxílio ou sua salvação
Joabe - Deus é pai
Joacaz - Deus segura minha mão
Joana - Forma feminina de João
João - Deus é gracioso
Joaquim - Elevado de Deus
Joás - Deus doou
Joatão - Deus mostrou-se justo
Joel - Javé é Deus
Jona - Pomba
Jonadabe - Deus mostrou-se benéfico
Jonas - Pomba
Jônatas - Dado por Deus
Jorão - Deus é excelso
Josafá - Deus julga
José - Aquele que acrescenta
Josias - Deus traz a salvação
Josué - Deus é a salvação
Judite - Louvada

Musica: Casting Crowns

Banda: Casting Crowns
Gênero: Louvor / Pop
País: E.U.A.

Banda que tem alcançado muitas vidas através de suas musicas. Com letras que falam sobre a situação do homem e que Deus é o que ele precisa, que falam do amor de Deus.
Eles realizam um trabalho muito lindo com jovens.
Vale a pena ouvir.

Veja um vídeo:



Musica: Voice Of Truth

Discografia:
- Casting Crowns, 2001
- Casting Crowns, 2003
- Live From Atlanta, 2004
- Lifesong, 2005
- Casting Crowns DualDisc, 2005
- Lifesong Live, 2006
- Casting Crowns: Gift Edition, 2007
- The Altar and The Door, 2007
- The Altar and The Door Live CD/DVD, 2008
- Peace On Earth, 2008
- Until the Whole World Hears: Premiere Edition, 2009
- Until the Whole World Hears, 2009         

Estudo: A Unção de Deus

TEXTO BÁSICO: 1 João 2:20,27
“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”
“A a unção, que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a SUA UNÇÃO vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim NELE permanecereis”
NOTA: pela unção, permaneceremos NELE

UNÇÃO: aplicação de azeite ao corpo ou à cabeça, para um fim específico de trabalho ou bênção. A Bíblia esclarece que a UNÇÃO é feita por:
1.    DEUS – 2 Co 1:21 (+ texto-base) ; Heb 1:9
2.    JESUS – unge e batiza com o Espírito Santo – 2 Co 1:21,22, para guiar o crente “na verdade”, Jo 14:26; 16:23.
3.    O ESPÍRITO SANTO é o “óleo da santa unção”- Is 61:1; Lc 4:18; Jo 1:32,33 (através do batismo com o Espírito Santo)
4.    CHAMADOS POR DEUS: “Ungido do Senhor”, 1 Sm 16:6,13; “Meus ungidos”, 1 Cr 16:22; Sl 105:15; Davi e Coré, conscientes disso, se intitulam:  “O Teu Ungido”, Sl 84:9; Sl 132:10. São aqueles aos quais se aplicou a CERIMÔNIA DA SAGRAÇÃO, para nós representado pelo dia em que o Senhor nos batiza com o Seu Espírito, Sl 2:2; 20:6.

É uma PROVA DE CONSIDERAÇÃO: Sl 23:5 (o Bom Pastor unge Suas ovelhas); Mt 26:7 e ref. A pecadora ungiu Jesus com ungüento de ‘GRANDE VALOR”.
A UNÇÃO OFICIAL ERA CONFERIDA POR DEUS AOS PROFETAS, SACERDOTES E REIS:
-    1 Re 19:16 – Elizeu
-    Êx 40:15; Nm 3:3 – sacerdotes ungidos “COMO SEU PAI”, para administrar o sacerdócio – “MÃOS UNGIDAS”,  em Neemias
-    Êx 29:29 – o sumo sacerdote usava ‘VESTIDOS SANTOS’, que eram ungidos e sagrados NELE.
-    Lv 4:3 – os sacerdotes ungidos tinham que sacrificar pelos seus erros
-    Lv 16:32 – ao receber a unção, vestiam vestidos santos, de linho (justiça)
-    1 Sm 9:16 – o rei Saul; 1 Sam 16:13; 2 Sam 2:4; 5:3 – o rei Davi; 1 Re 1:34,39 o rei Salomão
-    A TENDA DA CONGREGAÇÃO E A ARCA DO TESTEMUNHO ERAM UNGIDAS COM O ÓLEO SANTO – Êx 30:26-28
-    Unção dos doentes – Mc 6:13; Tg 5:14.

NÃO PODEMOS TOCAR NOS UNGIDOS E PROFETAS DE DEUS, PORQUE SÃO “DELE”  - 1 Cr 16:22; Sl 105:15
-   

A FINALIDADE DA UNÇÃO:
1.    At 10:38 – fazer o bem e curar a todos os oprimidos do Diabo, ter Deus com ele.
2.    Is 61:1; Lc 4:18 – para evangelizar os pobres, curar os de coração quebrantado, apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, anunciar o ano aceitável do Senhor.
3.    Ser um povo separado para Deus, servindo-O no poder do Espírito Santo, expandindo o Seu reino na terra, At 1:8.
4.    Salvaguardar contra o erro doutrinário: revelação bíblica (1 Jo 2:24) e o poder do Espírito Santo (texto básico). O crente não precisa dos que ensinam doutrinas extrabíblicas, 1 Jo 1:27.

O CONSELHO: “Nunca falta o óleo sobre a tua cabeça”, Ec 9:8

O OBJETO DA SANTA UNÇÃO (AZEITE)
-    Chamado de:
-    “óleo da unção”, Êx 29:7; Lv 8:12
-    “óleo sagrado”, Êx 30:25
-    “óleo santo, Sl 89:20
-    “óleo precioso”, Sl 133:2
-    “óleo da alegria”, Pv 27:9; Hb 1:9
-    “óleo excelente”, Am 6:6

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO SAGRADO: Êx 30:23-25
-    500 Siclos (7,2 kg + -) da MAIS PURA mirra -  SICLO: padrão para peso, equivalia a 14,4 gr
-    250 siclos (3,6 kg + -) de canela aromática
-    250 siclos (3,6 kg + -) de cálamo
-    500 siclos (7,2 kg + -) de cássia
-    1 him (6,2 litros) de azeite de oliveira

MIRRA: goma, resina odorífera, medicinal, produzida pelo balsamoendro. Usada para embalsamar – Jo 19:39
CANELA AROMÁTICA – para amenizar dores (junto com cânfora). Também, perfume para o leito, Pv 7:17
CÁLAMO – de doce cheiro, Ct 4:14. Vinha de terras longínquias, Jr 6:20 (Arábia ou Índia, Ez 27:19)
CÁSSIA – casca aromática empregada em medicina. As vestes da noiva, Sl 45:8 (“todos os teus vestidos cheiram a mirra, a aloés e a cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram”). Também vinha de longe, Ez 27:19.

O AZEITE: havia muito mais perfume do que óleo e “segundo a arte do perfumista”- 2 Co 2:14-16 – “somos o bom perfume de Cristo”;  Ef 5:2 (Cristo se entregou por nós por amor, em oferta e sacrifício a Deus, como cheiro suave); Fp 4:18 (“... cheio estou, depois que recebi o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus)

O NOIVO: exaltava o aroma exalado pela noiva: Ct 1:3; 2:13; 4:10, 16.

USAVA-SE O AZEITE PARA O MENORÁ (CANDELABRO), a fim de que permanecesse iluminado o Tabernáculo permanentemente, Êx 27:20; Lv 24:2.

O AZEITE DA SANTA UNÇÃO ERA FEITO DA OLIVEIRA
-    Paisagem natural, em toda parte no cenário de Israel – Js 24:13; Jz 15:5; 1 Sm 8:14; Ne 5:11; Dt 8:8, 28:40.
-    Chamada para reinar entre as árvores – Jz 9:8
-    A pomba voltou à arca com uma folha de oliveira no bico, Gn 8:11, tornando-se o seu ramo SÍMBOLO (OU EMBLEMA) DA PAZ. Significa: bênçãos divinas, abundância, formosura, esplendor, força. Significa ainda: o encontro da Igreja com o Senhor (seus ramos, usados para a Festa dos Tabernáculos), Ne 8:15.
-    Sl 52:8 – Davi: “Sou como a oliveira verde nada de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente”.
-    Jr 11:16 – a “oliveira verde” é formosa, por causa dos seus deliciosos frutos.
-    Começa a produzir no 4º ano e continua a carregar durante séculos.

-    A COLHEITA DA AZEITONA:
-    Sacudindo as árvores ou batendo nos galhos com varas
-    A EXTRAÇÃO DO ÓLEO:
-    Pisando as azeitonas com os pés num gral, Êx 27:20; Mq 6:15 ou espremendo o bagaço por meio de uma prensa – GETSÊMANI – prensa para o azeite.

OS FRUTOS DA OLIVEIRA BRAVA são pequenos e sem valor. Mas tornam-se bons e abundantes, se enxertar na oliveira brava UM RAMO DE BOA ÁRVORE, Rm 11:16-15.

ACERCA DA UNÇÃO:
1.    Dt 28:40 – não ungir com azeite era a maldição do desobediente
2.    Rt 3:3 – para ir ao encontro do Remidor: LAVAR, UNGIR, VESTIR, DEITAR AOS PÉS
3.    2 Sm 12:20 – Davi: após os 7 dias de jejum
4.    Dn 10:3 – Não se ungiou, não comeu carne – 3 semanas completas  (vazio, dependente).

Estudi feito por Ev. Alaid S. Schimidt