Pages

quinta-feira, março 31, 2011

Estudo: A Graça de Deus



Imagem: Via Egnatia

Estrada pavimentada romana que ligava várias cidades portuárias do império, como Tessalónica, Filipos ou Anfipolis. A sua construção foi efetuada em várias fases e a sua extensão total é de cerca de 790km. Provavelmente Paulo viajou nessa estrada na segunda e terceira viagem missionária.

Reflexão: Pecando no varejo e pedindo perdão no atacado?

“O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13

Em nossa caminhada de vida cristã rumo ao encontro de nosso Senhor na eternidade, existem muitas coisas que são difíceis de assimilarmos e praticarmos. Muitas vezes não praticamos da forma correta por “má fé”, mas sim porque muitas vezes nos falta tal percepção para que venhamos praticar corretamente a palavra do nosso Deus.
Algo tão simples, porém que temos dificuldade de praticarmos corretamente é a confissão de nossos pecados. Todo ser humano independente da raça, credo, posição na sociedade ou função eclesiástica, são pecadores, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3:23. Diante disso, mesmo tendo uma comunhão constante com nosso Senhor, nossa carne é inclinada para pecar, para fazermos aquilo que irá desonrar nosso Deus. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1João 2:1 Por isso, temos que diariamente pedir perdão por nosso pecados.
Mas temos um grande defeito de pecarmos no varejo e pedirmos perdão no atacado. Isso acontece quando no nosso dia a dia, mentimos, falamos mal uns dos outros, defraudamos as pessoas, e na nossa oração dizemos assim: “Senhor, perdoe nossos pecados...”. Por isso, independente do pecado que cometemos, vamos confessá-lo individualmente e deixar de praticá-lo, pois assim alcançaremos misericórdia. “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13. Quando pecarmos no varejo, vamos pedir perdão também no varejo. Deus te abençoe!

Feito por Kayo César

Reflexão: O que é salvação?



terça-feira, março 29, 2011

Estudo: Não seja mais um, seja a diferença


A pessoa que usa drogas, é apenas mais uma que usa; quem bebe, é apensa mais uma; quem fica; quem vai em festas mundanas; e tantos outros exemplos que posso usar.
E esses exemplos estão relacionados com as obras da carne, e infelizmente, pessoas que estão dentro das Igrejas praticam essas coisas e passam a ser apenas mais uma pessoa que faz determinada coisa.
Não quero me reter a falar muito disso, pois todos estão "cheios" dessas coisas, mas quero falar sobre ser e fazer a diferença.
Jesus disse em Mt 3:13 - 15 que os Seus servos são luz do mundo e sal terra. Porque Jesus usou essas figuras? Porque em Is 60:2a diz: "Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos", então Jesus estava dizendo que diferente do mundo que é e esta em trevas nós somos a luz que brilha no mundo, ai já está a diferença. E como sal, devemos temperar o mundo com o amor de Deus, devemos servir de conserva, ou seja, conservar as coisas de Deus nesse mundo pervertido e que as pessoas olhando para nós, tenham sede de Deus.
Como já percebemos, Deus é quem faz a diferença, e se Ele estiver em nós e nós n´Ele, faremos e seremos a diferença.

Mas quero usar o exemplo de um jovem, o de Daniel, para explicar um pouco mais.
- Para ser a diferença nesse mundo, é preciso algumas coisas:
1) Vida com Deus
Como estamos falando de sermos luz, não podemos pensar que seja a luz elétrica ou provida de algum meio que criamos. Estamos falando de brilhar a luz de Deus em nossas vidas. E isso só acontecerá a partir da nossa intimidade e vida com Deus. Vamos resumir e dizer que Ele é a fonte para que isso aconteça.

segunda-feira, março 28, 2011

Papel de Parede: Ser cristão é ... andar na contra-mão do mundo

Resolução: 1440x900

Reflexão: Fidelidade do Senhor que nos guarda e confirma

"Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno." 2 Tessalonicenses 3:3

Os homens muitas vezes estão tão desprovidos de razão como de fé. Todavia, existe entre nós "homens perversos e maus". Não serve de nada argumentar com eles ou procurar ter paz com eles: possuem um coração falso e sua conversa é enganosa. Bem, o que faremos? Nos preocuparemos por eles? Não - voltemo-nos ao Senhor, pois Ele é fiel. Nenhuma promessa de Sua palavra jamais será descumprida. Ele não é irracional em Sua exigências para conosco, nem é infiel a nossos argumentos relacionados com Ele. Possuímos um Deus fiel. Isso deve ser nossa alegria.
Ele nos confirmará de tal modo que os homens perversos não ocasionarão nossa queda, e Ele nos guardará de tal maneira que nenhum dos males que agora nos assediam, não nos fará nenhum dano realmente. Que benção é para nós quer não tenhamos que contender com os homens, e sim que nos seja permitido abrigar-nos no Senhor Jesus, que se identifica verdadeiramente conosco Há Nele um coração sincero, uma mente fiel, um Amor imutável - descansemos lá. O Senhor cumprirá o propósito de Sua graça para conosco, Seus servos, e não devemos permitir que nem uma sombra de dúvida caia sobre nossos espíritos. Tudo o que os homens ou os demônios possam fazer não podem impedir que gozemos da proteção e da provisão divinas. Oremos nesse dia pedindo ao Senhor que nos confirme e nos guarde.

Fonte: http://www.projetospurgeon.com.br/

Reflexão: Ensinamentos Espirituais através da música



sexta-feira, março 25, 2011

Experiência: Mensagem via Orkut


Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1:15)

Começo essa experiência com esse versículo, pois muitos afirmam que a internet é do diabo, e fiz questão de colocá-lo para dizer que o problema não é a internet, mas somos nós. Apesar, é claro, que tem muita coisa "suja" na internet, mas se fizermos um bom uso dela, ela será de muita benção.

Aconteceu comigo essa semana, estava em casa, e Deus me deu uma mensagem para uma pessoa. E eu não tinha número do telefone, e-mail, nem endereço, mas lembrei que tinha essa pessoa adicionada no meu orkut. O que eu fiz? Entrei no orkut e digitei o que Deus havia me dado, e enviei para a pessoa. Enviei numa noite.
No outro dia a pessoa me respondeu, no próprio orkut, dizendo que aquilo que havia escrevido para ela era mesmo de Deus, e usando as palavras dela: "Tenho a certeza que Deus está ouvindo minhas orações".
Foi algo novo para mim, pois isso não tinha acontecido antes, mas me alegrei muito. Pois quando Deus quer falar, Ele fala, independente do meio que Ele usa, pois Ele é bom.
Por isso que vale a pena confiar e esperar n´Ele.

quinta-feira, março 24, 2011

Fotos: Culto na 5ª I.P.R. - 19.03.2011

Estudo: Porque Deus permitiu ao homem ser tentado?


Quando Deus fez o homem, estabeleceu com ele um pacto, chamado pela teologia de Pacto das Obras, pois nele o homem teria que fazer algo para conquistar a vida eterna. Esse pacto é nitidamente percebido nas palavras de Gn 2:17: “... mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás: porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. A obra que Adão teria que realizar era apenas obedecer à ordem do Senhor. A palavra “morte” neste texto se refere ao seu sentido mais amplo; por outro lado, pela obediência de Adão, a “vida” seria em seu sentido mais profundo: vida eterna.
A vida eterna, bem como a morte eterna estava condicionalmente no poder de Adão. Adão era sem pecado e tinha comunhão com Deus. Sua relação pessoal com Deus era mais direta do que depois da sua queda. Não havia necessidade de mediador. Adão era seu próprio mediador, pois ele, sem pecado, tinha aptidão exigida pela Lei divina para entrar num relacionamento pactual com Deus.
Existem algumas conclusões que os estudiosos chegam à questão de por que Deus, ao criar o homem, não lhe deu logo a garantia de vida eterna sem que houvesse a necessidade de um pacto. A primeira conclusão verificada é que aprouve a Deus, em sua soberania, decidir  garantir a vida eterna ao homem por meio de um pacto. Deus garantiria a vida eterna ao homem e ele obedeceria à sua ordem. Comer todos os dias da árvore da vida o manteria em longevidade e eternidade; comer da árvore da ciência do bem e do mal lhe traria a morte. A dádiva divina dependia da obediência humana.
A segunda razão pela qual Deus firmou o direito da vida eterna ao homem na base de um pacto foi a garantia de ter criado um ser livre (não no sentido da livre vontade de Deus, ou seja, Adão gozava de uma liberdade, mas nunca era tão livre o quanto Deus é em sua santa vontade). Criando o homem como um ser livre, e tendo este o poder de escolher o contrário da ordem de Deus, Ele estaria também criando a possibilidade de uma queda, logo, o próprio Deus assegurou o direito da vida eterna na base de um pacto. 

Imagem: Harã

Vista sobre a atual Vila de Harã. Nesta zona, Abraão viveudurante 15 anos após a sua saída de Ur. Depois de seguir viagem para Canaã, parte da sua família permaneceu nessa zona.

Personagem: Ainoã

hb “meu irmão é gracioso”. 
1. filha de Aimaás, esposa de Saul, 1 Sam 14:50. Provavelmente a mãe de Jônatas, Isvi, Malquisua, Merabe e Mical, v.49, sendo que os demais filhos de Saul procediam de concubinas.
2. Mulher de Jizreel, casada com Davi, 1 Sm 25:43, após Saul ter dado Mical a outro homem, v.44. Esteve com Davi na sua jornada pela Filístia, onde, juntamente com Abigail, foram tomadas cativas, sendo liberta depois, 1 Sam 30:1-19. Ainoã deu à luz o primogênito de Davi, Amnon, moço voluntarioso e sem caráter, o qual veio a violentar sua irmã Tamar, 2 Sm 13:1-20.
MEDITAÇÃO: Teria a mãe deixado de trabalhar o caráter desse filho, enquanto o rei se ocupava com seus afazeres?

quarta-feira, março 23, 2011

Papel de Parede: Ser cristão é ... ser guiado pelo Espírito

Resolução: 1440x900

Descontração: Até que a morte os separe...

Toninho e Maria estavam casados a 38 anos. Os dois crentes e felizes. Mas aconteceu que o Toninho morreu, e a Maria ficou muito triste, depois de tantos anos juntos.
E os dias foram passando e a Maria cada dia mais sentindo saudades e falta de Toninho, e o Pastor e os irmãos da Igrejando orando e ajudando Maria.
E um dia a Maria foi até o Pastor pedir ajuda e o Pastor disse a ela que a Bíblia diz que no Céu veremos Abraão, então que seria possível que ela reconheceria o Toninho.
Depois de um tempo Maria também morreu. Chegou no Céu toda alegre, desejosa de rever o Toninho, e saiu perguntando para todo mundo onde estava ele.
Dai informaram ela onde estava, e ela foi correndo, e quando o avistou de longe começou a gritar, e quando chegou até ele lhe deu um abraço e um beijo, e disse: Que saudades meu amor, não pude viver sem você, e agora vamos viver juntos para sempre.
O Toninho cortou Maria e disse assim: Mulher, o meu compromisso com você era só até que a morte nos separasse...

Fonte: Retirado de uma palestra para casais do Pr. Edson Teixeira

Reflexão: Vergonha de Deus?



terça-feira, março 22, 2011

Estudo: Panorama Bíblico - Rute


Autor: Samuel, segundo a tradição judaica (embora a genealogia sugira que foi escrito após a sua morte)

Data: 1375-1050 a.C.

Propósito: Mostrar que Deus recompensa os que n’Ele confiam

Temas: Fidelidade, bondade, integridade, proteção e benção de Deus

Conteúdo: Deus usa frequentemente as pessoas mais improváveis para realizar Seus planos e propósitos. Neste livro, Rute, uma viúva moabita, deixa voluntariamente sua terra natal para cuidar da sogra, Noemi, que é também viúva. Por ser moabita, Rute não fazia parte do povo escolhido de Deus, Israel, mas decidiu seguir a Deus assim mesmo. Deus recompensou a sua fidelidade e bondade com a sogra. Em primeiro lugar, Ele supriu as necessidades físicas de Rute. Quando Rute saiu para procura comida, encontrou um campo cujo proprietário permitiu que colhesse as sobras de cereal que necessitasse. A provisão de Deus não ficou apenas nas necessidades materiais imediatas de Rute. O dono do campo, Boaz, era também um parente de Noemi e interessou-se sinceramente por Rute, vindo a casar-se com ela. Deus continuou a mostrar Seu amor a Rute e Boaz, honrando-os por meio de seus descendentes – o rei Davi e, centenas de anos mais tarde, Jesus Cristo.

Esboço:
1.1 – 9 – A tragédia de Noemi
1.10 – 22 – A lealdade de Rute a Noemi
2.1 – 3.18 – A amizade de Boaz, parente de Noemi
4.1 – 17 – O casamento de Boaz e Rute
4.18 – 22 – A genealogia do rei Davi

segunda-feira, março 21, 2011

Papel de Parede: Ser cristão é ... andar para o Céu

Resolução: 1440x900

Termo Bíblico: Hosana

Grito de alegria para saudar a Deus ou ao rei, que significa “salva, ajuda, por favor”. Era usado nas festas (Sl 118,25s), como Páscoa e Tabernáculos. Jesus foi saudado com esta aclamação ao entrar triunfalmente em Jerusalém (Mt 21,9.15).

Video: Pr. Edson Teixeira



Watch live video from Ev. Edson Teixeira on Justin.tv

Estudo: Naquele Dia

1. DEUS NÃO VAI QUERER SABER SE TIVEMOS CARGOS, SE CORREMOS MUITO, SE FIZEMOS A OBRA INCANSAVELMENTE
ELE VAI QUERER SABER se somos salvos realmente; se fizemos tudo o que fazemos para a glória do Seu nome; se estamos integrados no corpo de Cristo. Ele vai querer saber se honramos a Igreja que Ele nos colocou; se contribuímos para acréscimo do corpo; se estamos empenhados na comunhão do corpo. Ele vai querer saber se somos submissos às autoridades por Ele constituídas, gostando ou não delas. Ele vai querer saber se santificamos nossas vidas e se procuramos ter paz com todos.
Demas andava com Paulo, fazia a obra, porém nunca deixou de amar o mundo. As cartas dos apóstolos demonstram que dentro da Igreja havia perseguidores, falsos mestres, ensinadores de doutrinas diabólicas, murmuradores, contenciosos. Judas os classificava como “nódoas”, “nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma parte para outra”, “árvores murchas, infrutíferas”, “ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações”, “estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas”.

2. DEUS NÃO VAI QUERER SABER SE NUNCA FICAMOS DOENTES
ELE VAI QUERER SABER se, na doença, nós confiamos nele; se dependemos dele; se não pecamos; se não murmuramos; se obedecemos ao mandamento acerca da unção com óleo; se perseveramos na expectativa do milagre; se aceitamos com resignação os Seus desígnios para nossas vidas.
Temos casos bíblicos de pessoas extremamente dedicadas que quase chegaram à morte pela enfermidade, mas que foram restituídas pela oração do povo. Outras pessoas foram tomadas à glória por meio das enfermidades. Ainda outras nunca foram curadas, para que o poder de Deus nelas se manifestasse, ou seja, para que permanecessem atreladas a Deus e nunca caíssem no pecado da soberba espiritual.
Meu pai nunca foi ao médico, mas morreu antes de fazer 41 anos. Minha mãe vivia com problemas de enfermidades, mas sempre confiou em Deus, enfrentou a vida e viveu o dobro da idade de meu pai. 

3. DEUS NÃO VAI QUERER SABER SE FICAMOS RICOS E TIVEMOS MUITOS BENS
ELE VAI QUERER SABER se, para obter as riquezas, nós comprometemos o nosso caráter; se enganamos, roubamos, passamos os outros para trás; se aplicamos nossos bens para o benefício da Sua obra. Ele vai querer saber se, do que ganhamos fomos fiéis nos dízimos e ofertas alçadas, e se não administramos o dízimo a nosso bel-prazer. Ele vai querer saber se, com os bens que nos deu, pudemos ajudar pessoas em suas necessidades. 

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimdt

sexta-feira, março 18, 2011

Video: Libertos da Gaiola


120.000 Visitas

Deus é Fiel! Quando Deus abre as portas devemos entrar por ela e crendo que Ele irá abençoar. E é isso que temos visto e vivido através do blog. O nosso desejo é de que Deus continue a te abençoar através desse blog e estamos sempre nos esforçando para fazer o melhor.
Continuem visitando e sejam abençoados por Deus!

Personagem: Dibri

Uma mulher da tribo de Dã, cuja filha, Selomite, havia se casado com um egípcio, e cujo filho foi apedrejado por haver blasfemado e amaldiçoado o nome do Senhor, ocasião em que foi gerada a lei de que todo aquele que amaldiçoasse o nome do Senhor, levaria sobre si o seu pecado e morreria por apedrejamento, Lv 24:10-16. Esta mulher, em vez de passar o conhecimento do Deus de Israel ao seu marido egípcio, absorveu a sua forma de adoração, ou permitiu que a mesma passasse a seu filho, pagando depois pelo seu descuido, ao ver o filho apedrejado.

Papel de Parede: Ser cristão é ... dizer Não ao Vício

Resolução: 1440x900

Termo Bíblico: Dominações

Personificação de poderes supraterrestres, relacionados com Satã, príncipe deste mundo (Rm 8,38; 1Cor 15,24; Ef 1,21), mas que não são os anjos maus. O cristão não deve temêlos pois são criaturas de Deus (Cl 1,16), mesmo que possam hostilizá-lo (Ef 6,12), porque Cristo os subjugou (Cl 2,10-15; 1Pd 3,22).

quinta-feira, março 17, 2011

Imagem: Não é de admirar...

Reflexão: Tenha medo do medo


"Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR" Jeremias 1:8

Sempre que o medo se apodera de nós, nos faz vacilar, e estamos em perigo de cair em pecado. A presunção deverá ser temida, porem, também temos que temer a covardia. "Atreve-se em ser um Daniel." Nosso grandioso Capitão deve ser servido pelos valentes soldados.
Que motivo é esse para que tenhamos valentia? Deus está com aqueles que estão com Ele. Deus jamais estará longe quando chegue a hora da luta. Alguem está ameaçando-lhe? Quem é você para que tenha medo de um homem mortal? Você perderá sua condição? Seu Deus a quem você serve encontrará pão e água para Seus servos? Por acaso você pode confiar Nele? Alguém ridiculariza você? Isso romperá seus ossos ou seu coração? Suportá-lo por Cristo e inclusive alegre-se por isso
Deus está com os sinceros, os justos e os santos, para libertá-los - e Ele livrará você. Lembre-se de como Daniel saiu da cova dos leões, e como os três jovens santos saíram da fornalha. O seu caso não é tão desesperado como o deles - porem, se o fosse, o Senhor lhe apoiará em todo o momento e lhe fará mais que um vencedor. Tenha medo de ter medo. Tem temor de ter temor. Seu pior inimigo está em seu próprio peito. Cai de joelhos e clama pedindo ajuda e logo levante-se dizendo: "Assegurei e não temerei."

Fonte: http://www.projetospurgeon.com.br/

Reflexão: 3 características importantes na vida de um líder cristão



Estudo: Panorama Bíblico - Juízes


Autor: Samuel, segundo a tradição judaica

Data: Incerta, talvez cerca de 1000 a.C.

Propósito: Mostrar os problemas com a falta de uma autoridade central em Israel, as conseqüências do pecado e a disposição de Deus em resgatar os que se arrependessem

Temas: Transigências, infidelidade, castigo do pecado, arrependimento, livramento

Conteúdo: Os maiores heróis no geral surgem em meio ao pios caos e confusão. Isto se aplica ao livro de Juízes, onde os verdadeiros heróis e heroínas são repentinamente chamados para salvar o poço e depois do povo ter caído em pecado. Com a conquista de Canaã pelos exércitos de Josué, as doze tribos de Israel se estabeleceram nas terras que lhes couberam. Eles não tinham rei terreno, porque Deus serviria como seu rei. Mas isto exigia que o povo seguisse e obedecesse a Deus – uma situação que raramente existia durante esse período. O povo em breve tornou-se infiel ao Senhor e começou a seguir as práticas de seus vizinhos pagãos. A fim de castigar a sua desobediência, Deus permitiu que esses vizinhos oprimissem os israelitas. Estes então se arrependeram e pediram que Deus os livrasse. O Senhor então levantou vários líderes entre eles para expulsar o inimigo. Esses líderes ficaram conhecidos como juízes. Eles não só derrotaram seus inimigos e os expulsaram da terra, como também fizeram com que os israelitas voltassem para Deus. Vez após vez, porém logo depois de libertados dos vizinhos opressores, o povo perdia o zelo por Deus e todo o ciclo recomeçava.

Esboço:
1.1 – 3.4 – Resumo de eventos
3.5 – 31 – Primeiros juízes – Otniel, Eúde e Sangar
4.1 – 5.31 – Vitória de Débora e Baraque
6.1 – 8.35 – História de Gideão
9.1 – 57 – História de Abimeleque
10.1 – 12.15 – Histórias de Tola, Jair, Jefté, elom e Abdom
13.1 – 16.31 – História de Sansão
17.1 – 21.25 – Anarquia na terra

Papel de Parede: Sr cristão é ........ Nadar contra a correnteza

Resolução: 1440x900

segunda-feira, março 14, 2011

Personagem Bíblico: Dorcas

Palavra grega que significa “gazela”, em aramaico é Tabita, significando também “gazela”, animal conhecido por sua beleza e graciosidade. Uma discípula que morava em Jope, cidade portuária de Jerusalém, atualmente Jafa, a 56 km da capital, sendo um subúrbio sulino de Tel-Aviv. Era muito amada por causa de suas boas obras e esmolas que fazia At 9:36-42. Ajudava as viúvas, costurando para elas, v.39. Tendo morrido devido a uma enfermidade, mandaram chamar a Pedro em Lida, o qual, vendo o pranto das viúvas e o relato das obras de Dorcas, operou um milagre de ressurreição, devolvendo-a ao convívio do povo, fato que levou muitos a crerem no Senhor, v.42.

sábado, março 12, 2011

Imagem: A existência de Jesus é comprovada historicamente?

Reflexão: O Senhor dos exércitos conosco

"E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão" 1 Samuel 17:47

Esse ponto nos deve ser muito claro: que a batalha é do Senhor, e podemos estar muito seguros da vitória, e de uma vitória tal, que manifeste melhor o poder de Deus. O Senhor é demasiadamente esquecido por todos os homens, sim, inclusive pelas assembleias de Israel - e quando exista uma oportunidade de fazer ver aos homens que a Grandiosa Causa Primária pode alcançar Seu propósitos sem o poder do homem, é uma ocasião sem preço que deve ser bem empregada. Inclusive Israel confia demais na espada e na lança. É algo grandioso que não haja espada na mão de Davi, e, no entanto, que Davi saiba que seu Deus vencerá exércitos inteiros de povos inimigos.
Se verdadeiramente estamos batalhando pela verdade e pela justiça, não demoremos até que tenhamos talento, ou riqueza, ou qualquer outra forma de poder visível a nossa disposição - porem, com pedras tais como as que encontramos no riacho, e com nossa usual funda, corramos a enfrentar o inimigo. Se fosse nossa própria batalha, poderíamos desconfiar - porem, se estamos nos levantando por Jesus, e fazendo a guerra em sua força somente, que poderia nos estorvar? Sem nenhum mínimo de dúvida, enfrentemos aos filisteus ; pois o Senhor dos Exércitos está conosco, e quem poderia estar contra nós?

Fonte: http://www.projetospurgeon.com.br/

quinta-feira, março 10, 2011

Fotos: Retiro 08.03.2011 - Parte 5

Video: Cristãos devem tomar anti-depressivos?



Reflexão: A Luz de Jesus - Desfrute ela


"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." João 12:46

Esse mundo é escuro como a meia-noite. Jesus veio para que por fé, tenhamos luz e não permaneçamos por mais tempo na tenebrosa treva que cobre todo o resto da humanidade.
Todo aquele é um termo muito amplo: quer dizer todos vocês e eu. Se confiamos em Jesus, não permaneceremos mais na negra sombra da morte, mas sim, entraremos na clara luz de um dia que jamais terminará. Por que não saímos à luz imediatamente? Uma nuvem pode pairar algumas vezes sobre nós, mas não permaneceremos na escuridão se crermos em Jesus. Ele venceu para proporcionar-nos abundante luz do dia. Terá vindo em vão? Se temos fé, contamos com o privilégio da luz do sol: devemos desfrutá-la. Jesus veio para libertar-nos da noite da depravação natural, da ignorância, da dúvida, do desespero, do pecado e do terror; e todos os crentes saberão que Ele não veio em vão, como tampouco faz o sol que sai espalha inevitavelmente seu calor e luz não vêm.
Lança fora com um chacoalhão sua depressão, meu amado irmão. Não permaneça nas trevas, antes, habite a luz. Em Jesus está sua esperança, seu jubilo, seu zelo. Olhe Ele, e somente Ele, e se alegará como os pássaros deleitam-se com a saída do sol, e como os anjos se alegram diante do trono.

Fonte: http://www.projetospurgeon.com.br/

quarta-feira, março 09, 2011

Fotos: Retiro 08.03.2011 - Parte 4

Reflexão: O seu Pastor

QUEM É ELE?
Um homem escolhido e preparado por Deus, para ser o administrador da Igreja, juntamente com o Conselho e, principalmente, para ser o seu guia espiritual, aquele que haverá de prestar contas da sua alma. Segundo a Bíblia, você deve obediência a ele, Hebreus 13:17.

QUANDO VOCÊ DEVERÁ PROCURÁ-LO?
a) Quando estiver enfrentando um problema sério – de família, trabalho ou questões pessoais. Não espere até que o seu problema não tenha mais solução, busque oração e aconselhamento.
b) Quando houver problemas de enfermidade - comunique e busque a unção com óleo, que poderá ser efetuada também pelos demais Pastores e Presbíteros da Igreja.
c) Em casos de falecimento - tanto para comunicar, como também receber o consolo e acertar detalhes para o funeral.
d) Quanto tiver que tomar uma decisão importante - como mudanças, acertos sentimentais, vocação e outros.
e) Quando houver casamentos, formaturas, cultos de aniversário ou outros - consulte o pastor ou a Secretária com antecedência, antes de marcar o dia do casamento ou da festividade, para que seja agendado.
f) Quando tiver um problema espiritual – não se amargure com dúvidas, influências de outros credos e doutrinas ou enfraquecimento na fé. Antes de buscar qualquer outra pessoa, consulte o seu pastor, para que lhe dê conselhos e orientações. Faltando a oportunidade para um contato com o seu pastor, procure um membro do Conselho, alguém da Diretoria do seu Departamento ou a Secretaria. A Igreja tem prazer em ajudar no seu crescimento espiritual.
g) Quando for se ausentar da Igreja - para viagens, cursos, passeios, a fim de que a Igreja ore pela sua vida.
h) Quando receber convites para participar de outros trabalhos - para que o pastor possa conceder uma carta de apresentação e/ou abençoar a sua vida.

OBSERVAÇÃO: Não encontrando o Pastor, comunique-se com a Secretaria da Igreja, com um dos Presbíteros ou com a liderança do seu Departamento.

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Fotos: Retiro 08.03.2011 - Parte 3

Estudo: Panorama Bíblico - Josué


Autor: Josué, segundo a tradição judaica (exceto pelo resumo final, possivelmente escrito pelo Sumo Sacerdote Finéias)

Data: 1380 a.C.

Propósito: Descrever a história da conquista da Terra Prometida pelo povo de Israel

Temas: Obediência, fé, orientação, liderança piedosa

Conteúdo: O livro de Josué trata de liderança. Mais especificamente, da liderança de Josué sobre os israelitas. Moisés já havia morrido e Josué fora nomeado seu sucessor. Enquanto os israelitas esperavam nas planícies de Moabe. Josué os preparou para a batalha. Uma vez preparados, Josué os fez atravessar o Jordão para começar a conquista da terra que Deus lhes prometera. Os israelitas lutaram em seguida três vezes: uma na região central, uma no sul e uma no norte. Depois das primeiras vitórias, Josué e seu povo dividiram a terra entre as tribos de Israel. Quando o livro termina, Josué está velho e sua morte se aproxima. Ele insiste então com os israelitas para que sigam o Senhor seu Deus.

Esboço:
1.1 – 5.15 – Mobilizando Israel e entrando na Terra Prometida
6.1 – 8.35 – Batalha Central
9.1 – 10.43 – Batalha do Sul
11.1 – 15 – Batalha do Norte
11.16 – 22.34 – Resumo e divisão da terra
23.1 – 24.33 – Últimas palavras e morte de Josué

Fotos: Retiro 08.03.2011 - Parte 2

Termo Bíblico: Promessa

O termo não ocorre no AT, mas o conceito está presente. Deus promete ao homem e cumpre a sua palavra (Is 40,8), que é eficaz (Is 55,9-11). Deus prometeu numerosa descendência, uma terra e a bênção a Abraão. A Davi prometeu uma dinastia estável (2Sm 7,5-16; 1Rs 2,4), promessa atualizada pelas promessas messiânicas e escatológicas (Is 2,2- 5; 11,1-9). As promessas, fruto da bondade e misericórdia de Deus, são garantidas por sua fidelidade.
No NT o aspecto profético da palavra de Deus e a história do povo eleito são chamados promessa, que teve sua realização em Cristo. A promessa realizada se torna o anúncio da boa-nova (At 13,32). A promessa caracteriza a gratuidade dos dons divinos em oposição às obras da Lei (Rm 4,13-21; Gl 3,17-22). Em Cristo as promessas divinas se tornaram um “sim”(2Cor 1,20; Ap 3,14).

Reflexão: O Que Faço Se Não Tenho A Alegria Que Deveria Ter?

Fotos: Retiro 08.03.2011 - Parte 1

Personagem Bíblico: Jemima

hb “pomba” – Jó 42:14-16 – a filha mais velha das três que Deus concedeu a Jó e sua mulher após a restauração. Seu nome sugere simplicidade, pureza, beleza e aconchego à família. É uma ave que representa a paz e vive tranqüilamente no ambiente humano, o que pode sugerir a sua personalidade. Juntamente com suas irmãs, gozava de alguns privilégios: a) um pai digno, cheio de fé e confiança em Deus; b) fez parte de uma família restaurada por Deus; c) foi fruto da bênção do concerto que Deus fez com Jó; d) Com suas irmãs, eram as moças mais belas de toda a terra; e) receberam herança do pai no meio de seus irmãos.

segunda-feira, março 07, 2011

Estudo: Exigências da Maturidade



sábado, março 05, 2011

Papel de Parede: Ef 6:11

Resolução: 1440x900

Estudo: O que é Consciência


Consciência vem do latim com + scientia, “com conhecimento”. Assim, consciência significa “ter ciência”, ou seja, percepção de alguma coisa. O Dicionário Aurélio traz as seguintes definições:
“1. Filos.: Atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e,
posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos)
aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de
integração.
2. P.ext. Conhecimento desse atributo.
3. Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados.
4. Conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica.
5. Conhecimento, noção, idéia.
6. Cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever; senso de
responsabilidade.
7. Honradez, retidão, probidade”.
Geralmente atribuímos o termo “consciência” à faculdade que o homem tem de distinguir o bem do mal, de que resulta o sentimento do dever ou da interdição de se praticarem determinados atos, e a aprovação ou o arrependimento de havê-los praticado.
A consciência é uma qualidade da mente, considerando abranger qualificações tais como subjetividade, autoconsciência, sentiência, sapiência, e a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente. É um assunto muito pesquisado na filosofia da mente, na psicologia, neurologia, e ciência cognitiva. Alguns filósofos dividem consciência em consciência fenomenal, que é a experiência propriamente dita, e consciência de acesso, que é o processamento das coisas que vivenciamos durante a experiência.
Consciência fenomenal é o estado de estar ciente, tal como quando dizemos “estou ciente” e consciência de acesso se refere a estar ciente de algo, tal como quando
dizemos “estou ciente destas palavras”.

quinta-feira, março 03, 2011

Video: Pare de Adorar e Idolatrar Pregadores Celebridades



Termo Bíblico: Levirato

O termo vem do latim levir, “cunhado”. Normalmente o casamento entre cunhados era proibido (Lv 18,16; 20,21). Mas a lei do levirato obriga o cunhado a casar-se com a cunhada, quando esta ficou viúva sem ter tido um filho homem (cf. Dt 25,5s e nota). O primeiro filho desta união era considerado filho e herdeiro do falecido. A finalidade principal de tal matrimônio era conservar o nome do falecido e a propriedade dentro do clã (cf. Gn 38; Rt 4,3-5; Mt 22,24 e notas).

quarta-feira, março 02, 2011

Imagem: Túnel em Jerusalém

Secção diagonal do túnel situado na encosta de Jerusalém, através do qual se pensa que o exército de Davi tenha conseguido penetrar na cidade e tomá-la

Livro On-Line: Atitudes Certas Diante Das Adversidades

Livro: Atitudes Certas Diante Das Adversidades
Autor: Silas Malafaia
Páginas: 42


 

Estudo: Panorama Bíblico - Deuteronômio


Autor: Moisés, segundo a tradição (exceto pelo resumo final, possivelmente escrito por Josué)

Data: 1407-1406 a.C.

Propósito: Lembrar ao povo que Deus fizera por eles e encorajá-lo a rededicar sua vida a Ele

Temas: A fidelidade de Deus, as leis de Deus para o Seu povo, as conseqüências do pecado, um chamado á obediência, o amor de Deus pelo Seu povo

Conteúdo: O livro de Deuteronômio registra a aliança entre Deus e Israel. Ele convoca cada geração de Israel a lembrar de quem Deus é e o que fez por eles.
Mediante uma série de discursos, este quinto e último livro de Moisés resume os acontecimentos que levaram a este momento na história de Israel: a véspera da entrada do povo na Terra Prometida. Moisés exortou os israelitas a permanecerem fiéis e obedientes e os chamou para rededicar suas vidas á tarefa que Deus lhes dera. Moisés guiou o povo então em adoração.
Finalmente, Moisés nomeou Josué como seu sucessor e foi sozinho para um monte a fim de ver á distância a Terra Prometida antes de morrer.

Esboço:
1.1 – 4.49 – O primeiro discurso de Moisés
5.1 – 26.19 – O segundo discurso de Moisés
27.1 – 28.68 – Resumo de várias leis
29.1 – 32.43 – O terceiro discurso de Moisés e a nomeação de Josué
32.44 – 34.12 – Palavras finais e morte de Moisés

Papel de Parede: Semeadores da Justiça

Resolução: 1440x900

Musica: Anointed

Grupo: Anointed
Gênero: Black Musica /Urban
País: E.U.A.

Desde crianças os irmãos Crawford cantavam. Formando grupos para exaltar o nome do Senhor. A muitos anos na estrada foram inspiração a muitos.
Vale a pena ouvi-los.



Musica: The Call


Discografia:
- Spiritual Love Affair, 1993
- The Call, 1995
- Under The Influence, 1996
- Anointed, 1999
- If We Pray, 2001
- The Best Of Anointed, 2003
- Now Is The Time, 2005

Realidade: Rebeldia

Como o ser humano é rebelde. Nos rebeliamos contras nossos pais, contra nossos conjuges, contra nossos chefes, contra nossos líderes espirituais e assim vai a nossa lista.
A Bíblia compara o pecado de rebeldia com o pecado de feitiçaria. Em I Sm. 15.23 diz:“Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei".
O texto citado, de 1 Samuel, faz parte de uma exortação do profeta Samuel ao rei Saul, por causa de sua desobediência a Deus. A partir daquele momento, a unção de Deus sobre a vida de Saul, para que ele governasse o povo de Israel, havia sido retirada. Em outras palavras: aquele que  desenvolve  rebeldia em seu coração, sofre com a ausência de orientação e comunhão divinas.
A rebelião, no texto de 1 Samuel, é colocada em pé de igualdade com outro pecado extremamente prejudicial: FEITIÇARIA. Esta analogia serve para que possamos medir o quanto este sentimento pode ser prejudicial às nossas vidas. A rebeldia não é um pecado novo, recente. É algo muito antigo. A rebelião aconteceu, segundo a Bíblia, primeiramente no céu onde Lúcifer se rebelou contra Deus e deu o ponto de partida para essa prática na raça humana e tem distanciado tantas pessoas da comunhão com Deus.
A obediência é algo tão importante e crucial na vida do cristão que sem ela é impossível ter uma vida espiritual de sucesso. E a rebeldia impede esse sucesso.

Como sei se estou sendo rebelde?
- Quando é dada uma "ordem" no culto, do tipo vamos orar, vamos nos colocar em pé e fazer a leitura bíblica e outras "ordens" você atenta e obedece ou não?
- Quando seus pais dizem alguma coisa, qual é a sua atitude? Obedece pois sabe que é o melhor ou bate o pé, fala um monte de coisa e desobedece?
- Quais são as suas atitudes em relação ao que a Bíblia diz? Não estou dizendo que somos capazes de fazer tudo o que Ela diz, mas qual é o seu temor e suas ações com relação ao que Ela diz?
Respondendo essas perguntas e outras semelhantes a essas, você saberá se está sendo rebelde ou não.

Como vencer a rebeldia?
- Rebeldia não se administra, rebeldia se resolve. Nós precisamos aprender com Deus como vencer a rebeldia, porque Deus não administra a rebeldia, Ele elimina o problema. Se você ouvir alguma coisa sobre rebeldia, corra e resolva. Não deixe para depois. Com a rebeldia não se brinca e nem se deixa para depois. Deus foi imparcial com Lúcifer, expulsando-o e, mesmo assim, ele ainda levou consigo um terço dos anjos, que já haviam aderido à rebeldia e, quando se deram conta, já eram demônios.
- Guarde seu coração em Pv 4:23 diz: “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”
- Renuncie toda raiz de rebeldia
- Não viva isolado
- Viva em comunhão com o corpo de Cristo
- Ocupe sua mente com as coisas de Deus. Leia a Bíblia, ouça hinos com base biblica, ouça mensagens biblicas
- Busque ajuda com seu pastor, com seu líder de departamento
- Lance aos pés do Senhor todas as suas ansiedades com diz em 1 Pe 5:7

Por Junior Schimidt