Pages

segunda-feira, maio 30, 2011

Video: Desperta, Igreja


sexta-feira, maio 27, 2011

Experiência: Saber que Deus está comigo

Estive pregando em Curitiba-Pr dos dias 21 e 22.05.2011 e no culto de sábado a noite foi muito bom.
Preguei, e quando fomos orar, Deus me revelou uma mulher. Quando entreguei a mensagem, nem precisei dizer quem era a pessoa, já vi que ela chorava igual criança, na presença de Deus.
Depois do término do culto, a mesma mulher veio conversar comigo e me disse essas palavras: Junior, eu só precisava saber que Deus está comigo para isso me fortalecer a caminhar em Jesus, pois estou voltando para Ele.
E foi muito gostoso, pois nunca tinha visto ela, e Deus ter revelado e ela dizer essas palavras me chamou muito a atenção.
Infelizmente vivemos em dias em que buscamos a Deus apenas para Ele nos abençoar material e financeiramente, e muitas vezes não queremos a Sua presença conosco. Mas em Mt 28:20: "e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém". E como é bom sabermos disso, que Jesus está conosco, e a Sua presença faz toda a diferença, e se você ainda não viveu a diferença da presença de Deus na sua vida, não perca mais tempo.

Video: Igreja Vertical



quinta-feira, maio 26, 2011

Estudo: Como viver na era do tudo pode?


Uma geração passada viveu a era do “nada pode”. Dentro da Igreja, principalmente, tinha algumas regras que chegavam ao cúmulo, de quem não as seguisse, era humilhado, ridicularizado e até expulso da Igreja.E por causa disso, muitos se afastaram, e muitos nem entraram na Igreja. Isso eu vejo como um extremismo muito ruim. E muitas pessoas faziam, não por desejo, mas por força, ou por medo, mas vemos um alerta em Zc 4:6. Mas hoje em dia estamos vivendo a era do “tudo pode”. Ou seja um liberalismo radical que é o oposto do que foi vivido gerações atrás.
Na era do “nada pode”, quem fazia era ridicularizado, hoje na era do “tudo pode”, quem não faz que é ridicularizado. É complicado vivermos em extremismos assim, concorda comigo? Vemos que a maioria anda de acordo com o ritmo. Muitos não tem uma posição firme, não tem uma mentalidade formada e andam de acordo com a “musica tocada”. A nossa regra de Fé e Prática é a Bíblia, e isso é indiscutível quando recebemos a fé em Jesus. Mas o que me deixa triste é ver que os “crentes” que deveriam defender e lutar pelos ensinamentos bíblicos, estão abandonando a verdade e andando conforme o ritmo do mundo. Já tive, o “des”prazer de ouvir crentes dizendo assim: “O que a Bíblia diz não tem nada haver”, isso com relação a algo que eles faziam. Como isso é triste. Não apoio a posição de “nada pode”, porque, em partes, seria algo forçado, e nem concordo também com a posiçãodo “tudo pode”, pois a Bíblia diz em 1 Co 10:23: “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. A liberdade que Jesus nos concede não é para fazermos tudo o que queremos. Não confunda liberdade com libertinagem. Paulo nos ensinou em Gl 5:13: “Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne”. Entãoa liberdade que Jesus nos dá não é para cumprirmos a vontade da nossa carne.
O que posso te dizer sobre a pergunta tema: “Como viver na era do tudo pode?

Papel de Parede: Ser cristão é...........viver em Pureza

Resolução: 1440x900

quarta-feira, maio 25, 2011

Estudo: Semelhanças entre Moisés e Nós


Êxodo 3.8:11

Hoje as pessoas tem se espelhado nas pessoas do mundo, tem vivido conforme a mídia quer, mas na Bíblia tem grandes exemplos de homens e mulheres vitoriosos.
Um destes é Moisés, que foi um grande homem, que com certeza deixou sua marca para todos nós, ele fez a diferença.

1) Moisés tinha dificuldades.Nós temos Dificuldades
- Salmos 34.19: Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.

2) Deus o Capacitou. Deus nos capacita
- 2 Corintios 3.6: o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica

3) Moisés foi corajoso. Nós devemos ser corajosos,e Tomar a Atitude
- Efésios 6.20: pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar.
- Miquéias 3:8: Quanto a mim, estou cheio do poder do Espírito do Senhor, assim como de justiça e de coragem, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

Nós, através da vida de Moisés, podemos ver que teremos muitas dificuldades, mas Deus nos capacita, e nós devemos ser corajosos para cumprir o chamado de Deus em nossas vidas.

Estudo feito por Daniel Ramires

Imagem: Teatro em Pérgamo

Detalhe do interior do teatro localizado em pérgamo

terça-feira, maio 24, 2011

Termo Bíblico: Nazireu

 Pessoa  consagrada  a  Deus.  Em  virtude  desta  consagração,  tanto  a  mãe,  durante  a gestação, como o futuro nazireu deviam abster-se de certos alimentos e bebidas, ou de cortar o cabelo (Jz 13,4s). Sansão (13,4-7; 16,17), Samuel (1Sm 1,11) e João Batista (Lc 1,15) eram nazireus. O nazireato foi institucionalizado e regulamentado por lei (cf. Nm 6,1-21 e nota). No NT S. Paulo, junto com outros cristãos, faz um voto temporário de nazireato (At 18,18; 21,23-26).

Video: Bebendo problema



Personagem Bíblico: Berenice

gr. Vitoriosa. Segundo historiadores, era a filha mais velha de Herodes Agripa I, o qual matou Tiago, At 12 e irmã de Herodes Agripa II. Mulher sem princípios de moralidade, possuía vida depravada, pois casou-se com seu tio, governador de Cálcis. Depois ajuntou-se com seus irmão Agripa II, estando em sua companhia quando Paulo fez a sua defesa, At 25:13,23; 26:30. Sendo, sucessivamente, amante dos imperadores Vespasiano e Tito, tornou-se de grande influência política, que, infelizmente, usou somente para o mal.

Papel de Parede: Jesus te dá 2 coisas

Resolução: 1440x900

Estudo: O que é Benção?


Se você tivesse feito essa pergunta a Esdras ou Neemias, a resposta provavelmente seria curta e precisa: bênção é "a mão de Deus sobre nós." Ambos usam essa expressão cerca de nove vezes, falando da "boa", "bondosa" e "poderosa" mão de Deus. Desse modo, eles atingem o cerne da questão. Também poderíamos dizer: bênção significa "Deus está conosco!"
No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus: "Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes" (Dt 11.26-28). Para Israel, o povo terreno de Deus, são prometidas bênçãos terrenas. A respeito, leia Gênesis 49.
A bênção para a Igreja de Jesus, o povo celestial de Deus, tem uma conotação celestial correspondente: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Ef 1.3). A bênção de Deus – "Deus conosco" – tornou-se homem em Jesus Cristo! Por isso também podemos descrever a idéia de bênção como sendo "a ação de Deus com uma pessoa para atraí-la mais profundamente para Sua comunhão". Isso significa que a bênção nem sempre é o que desejamos, mas em todo caso se trata do que é bom e salutar para nós! Pois continua válido: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).
Por ser um embaixador em nome de Cristo, Paulo podia dizer: "E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo" (Rm 15.29). Anunciando todo o desígnio de Deus, ele ministrava toda a bênção de Cristo. Quando crentes abençoam outras pessoas, isso significa que imploram a bênção de Deus sobre suas vidas. Quando crianças são abençoadas na igreja em nome de Jesus, nós as colocamos sob a bênção do Senhor e as entregamos à fidelidade e à direção de Deus. Ao abençoarmos o cálice e o pão na Ceia do Senhor, consagramos essas dádivas naturais da videira e do trigo para uso divino.
No texto original, a expressão significando bênção ou abençoar também tem, entre outros, o significado de falar bem de alguém. Será que temos abençoado nossos irmãos e nossas irmãs dessa maneira?

Fonte: http://www.chamada.com.br

sexta-feira, maio 20, 2011

Reflexão: Canções que moldam o coração e a mente



quarta-feira, maio 18, 2011

Reflexão: O modelo de unidade da Torre de Babel não agrada a Deus...


“E disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre, cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” Gênesis 11:4

Este é um dos textos mais evidentes que revelam o caráter mau do ser humano. A narrativa bíblica diz que um grupo de pessoas decide fazer uma grande obra, então, eles unem suas forças, suas famílias, suas idéias, suas habilidades, e juntos eles trabalham, arquitetam, e logo de inicio revelam uma unidade verdadeira, uma unidade que construiria, uma unidade que agradaria o Criador, uma unidade que agradaria aquEle é um com o Filho e com o Espírito Santo, e que poderia servir de lição para muitas pessoas copiarem.
Mas todo esse ajuntamento de pessoas, de idéias, de forças, de conhecimento, na realidade era uma unidade egoísta, uma unidade soberba, uma unidade que visava levar o nome de pessoas e que pudessem chegar ate os céus e revelassem a sua grandeza, a sua força, o seu poder, o seu esplendor e todos se rendessem ao seu domínio, ao seu reino.
A principio toda aquela unidade revelava que seria criado um reino que pudesse abranger as pessoas e vivessem em igualdade, na realidade o objetivo deles eram criar um reino que chegando aos céus governasse toda a terra e fossem semelhantes ou talvez ate superior a Deus.
No final desta história bíblica, o Deus que disse, “frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra...”, visita aquele lugar e confundi a linguagem daquele povo, e assim, eles foram espalhados sobre a terra, e agora eles teriam a oportunidade de desenvolverem uma unidade que agradaria a Deus.
Nas mais diversas áreas de nossas vidas, que não venhamos promover unidade para construirmos “Torres de Babel”. Que a nossa vida espiritual, nossa família, nossos relacionamentos, nosso ministério, não construa “Torres de Babel”, mas que venhamos desenvolver uma unidade que vise honrar a Deus, fortificar o reino dEle e enche-lo de almas. Que Deus te abençoe!

Por Kayo César

Papel de Parede: Ap 8:4a

Resolução: 1440x900

terça-feira, maio 17, 2011

Estudo: PORQUE VIVER PARA CRISTO? PORQUE SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO?


Hoje damos as Boas Vindas ao Daniel Ramires, e para começar a sua seção, estamos disponibilizando esse estudo, e muitos outros virão.
Esperamos que gostem.


FILIPENSES 1:12 e 21

Hoje a realidade que vemos no mundo é muito distorcida, as pessoas perderam o foco, muitas vivem para o dinheiro, outras para a diversão, mulheres, muitos por um time de futebol, e muitas outras coisas, isso é o que infelizmente vemos, pessoas se perdendo por coisas pasageiras, por prazeres pasageiros, por uma vida sem sentido, por uma corrida sem final, por uma luta sem vencedor, é o que a vida tem nos mostrado, é o que as pessoas tem feito com elas mesmas.
Mas eu admiro o que Paulo diz: Viver para mim é Cristo. Paulo foi um homem muito corajoso, pois Paulo foi um homem que serviu e serve de exemplo para todos nós, tantas coisas que ele falou em suas cartas, frases fortes, mas ele falava com firmeza, na certeza de que somente Cristo o levaria além do que ele podia imaginar. Viver para mim é Cristo, e o morrer é lucro, quantos de nós teríamos a coragem de dizer isto, mas então eu lhe faço a seguinte pergunta:

PORQUE VIVER PARA CRISTO? PORQUE SEGUIR OS PASSOS DE CRISTO?


Musica: Jonathan David Helser

Cantor: Jonathan David Helser
Gênero: Louvor
País: E.U.A.
Site: http://www.jonathanhelser.com


Jonathan e Melissa Helser são líderes de louvor e compositores, cujas vidas são para adorar ao Senhor.
Eles vivem na Sophia, Carolina do Norte e tem o ministério junto com Ken e Linda Helser (mãe e pai de Jônatas) chamado "Um lugar para o coração." Para os últimos dez anos, eles foram pioneiros em um acampamento de verão focado em liberar a criatividade da juventude e da adoração. Eles têm também fundaram uma escola para levar a adoração criativa chamada "jornada 18 polegadas" Eles têm dois filhos.
Vale a pena ouvi-lo.




Musica: Endless Ocean

Discografia:
- Long Story Short
- The Reward
- Walk Through the Walls
- Abba Single
- The Awakening
- The Sea Has Spoken

Estudo: A ação do Espírito Santo na 2ª vinda de Jesus

Vemos em Ef 4.30: "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. A igreja não só é revestida pelo Espírito Santo, mas também é envolta por Ele e por Ele será elevada ao céu. Para isso fomos selados com o Espírito Santo, com o qual seremos revestidos, ou seja, que nos envolverá quando formos tirados da terra. A passagem de 2 Ts 2:6,7 dá a entender que o Espírito Santo será removido da terra quando do arrebatamento da Igreja.
Na segunda vinda de Cristo, o Espírito Santo agirá falando com o povo, prevenindo, preparando-o para que aguarde o Senhor em vigilância. Também, será Ele quem dirá, juntamente com a Igreja: “Vem”, “Maranata, ora vem, Senhor Jesus”, Ap 22:17,20, em ansiedade pelo retorno de Cristo. Como o servo Eliezer conduziu Rebeca até Isaque, tipo do encontro da Igreja com Jesus, o Espírito Santo será o encarregado de adornar a noiva (igreja) e conduzi-la pelo “deserto” até entregá-la, pura, ao Seu noivo, Jesus. Ele é o agente santificador e purificador que prepara os crentes para o encontro com Jesus.
No período da Grande Tribulação Ele não estará presente, derramando graça, poder sobrenatural e dinamismo. Os que ficaram do arrebatamento, voltarão à época de João Batista, quando terão que se arrepender, clamar o nome de Jesus e pagar com o seu sangue o sacrifício de remissão pelos seus pecados. Se o Pentecostes foi o início das operações do Espírito Santo, provendo o nascimento e o poder necessário para a expansão da Igreja, o arrebatamento será o fim da Sua dispensação, quando conduzirá, triunfantemente, a Igreja ao encontro de Jesus. Isto não quer dizer que Ele deixará de agir, influenciar, pois é a terceira pessoa da Trindade, portanto, o Deus Eterno – e o que é eterno não tem fim.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Reflexão: Cristo, O Incomparável



Termo Bíblico: Consciência

 Esta  realidade, sobretudo no AT,  existe  sob  o  nome de  coração  e rins.  Estes  últimos englobam o mundo passional do inconsciente. Deus é aquele que penetra e julga os rins e o coração (Sl 7,9-13; 16,7-9; 139; Jr 11,19-20; 12,1-3; 17,9-11; 1Rs 8,37-40; 1Jo 3,19-21; 1Sm 16,6-11; Jó 27,1-7). Afasta os corações endurecidos (Is 6,9-10; At 7,51-54; Jo 12,37-43).
 A consciência arrependida é um coração despedaçado (Jl 2,12-17; Sl 51,18-19; 2Cr 6,36-39; 15,11-14). É preciso circuncidar o coração, evitando o formalismo (Jr 4,1-4; 9,24-25; Dt 10,15-17; Rm 2,25-29).
 Deus dá um coração novo, isto é, uma nova consciência (Jr 31,31-34; 32,37-41; Ez 11,17-21; 36,23-28). Daqui a expressão “amar a Deus com todo o coração”(Dt 6,4-6; 10,12-13; 13,4-5; 30,1-6; Mt 22,34-37). Assim a moral do NT é uma moral interior, do “coração puro”(Sl 64,10-11; Mt 5,8.28; 6,1-6; 1Pd 1,21-23; Hb 9,13-14; 10,19-23; 1Cor 4,3-5; 2Cor 1,12-14; Rm 2,12-16; 13,5; 14,10-23).

Imagem: Igreja da Natividade

Entrada este para a Igreja da Natividade em Belém

segunda-feira, maio 16, 2011

Estudo: As promessas de Deus

2 Pedro 1:4: "Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça".

Como é bom sabermos que Deus fez e faz promessas para aqueles que O buscam e O servem.
As promessas de Deus não são para que ninguém se exalte. Ninguém pode dizer assim: eu tenho mais promessas do que você; ou, as minhas promessas são maiores.
Quando Deus na Sua onisciência criou as promessas, Ele fez com 2 objetivos principais:

1) Para que por elas nos tornássemos participantes da natureza divina
Como é lindo aprendermos isso. Deus criou as promessas para que através delas, nós, seres carnais, nos tornássemos participantes dos Seus mistérios.
O que me chama atenção é que Deus não apenas fez para que nos tornássemos conhecedores dos Seus mistérios, mas que nos tornássemos PARTICIPANTES, isso quer dizer, é da vontade de Deus que participemos e vivamos Seus mistérios.

2) Para que fugíssemos da corrupção do mundo
Sabemos que o mundo vai de mal a pior. Isso não é novidade para ninguém. Valores que antes eram priorizados, hoje são fúteis, e nem podem mais ser considerados como valores.
Jesus, em Sua oração sacerdotal pediu: Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal. A preocupação de Jesus em relação a não sermos como os demais que não tem o temor de Deus, é clara.
E Deus quando criou as promessas as fez para que através delas, nós fugissemos da corrupção do mundo. Nesse caso somos nós que temos que fugir, mas não fugiremos sem causa e a toa, fugimos para viver as promessas e a vontade de Deus para as nossas vidas. Vale a pena fugir da corrupção do mundo e viver o que Deus tem para nós.

E quando Deus fez a faz Suas promessas, é porque Ele tem propósitos com e para as nossas vidas. E Deus não apenas faz as promessas, mas como Ele é suficientemente capaz de cumpri-las, assim como diz em Fp 2:13: "pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele".
Então fique firme nas promessas de Deus para a sua vida, porque a Seu tempo, Deus cumprirá elas para que o nome d'Ele seja glorificado.

Estudo feito por Junior Schimidt

sexta-feira, maio 13, 2011

Estudo: Como encontrar espaço num mundo competitivo



quarta-feira, maio 11, 2011

Personagem Bíblico: Agripa

 São dois os personagens conhecidos por este nome:

1. Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande e Mariamne I. Nascido no ano 10 aC, em 37 tornou-se tetrarca da Ituréia e Abilene; em 39, da Galiléia e Peréia; em 41, da Judéia e Samaria,  e  recebeu  o  título  de  rei.  Em  44  morreu  de  repente  em  Cesaréia,  após  ter perseguido a comunidade cristã (At 12,1-23).

2. Herodes Agripa II (27-29), filho de Agripa I. Em 53 tornou-se tetrarca da Ituréia e Abilene e, como tal, escutou a defesa de Paulo reconhecendo sua inocência (At 25,13-26.32).

Recordando: Dia das Mães 2011

terça-feira, maio 10, 2011

Experiência: Revelação através de sonho


Deus tem muitas formas para revelar as coisas. É claro que a Bíblia nos ensina a sempre contarmos sonho como sonho, mas nesse caso posso dizer que foi uma revelação pela confirmação da pessoa.

Para amanhecer esses dias atrás, acordei com um sonho onde, "impussionado pelo Espírito Santo, eu entrava em um hospital, a princípio não sabia o porque e como, mas sabia que era da parte de Deus. Estando lá, no sonho, Deus foi me guiando e me dando as instruções de como fazer e onde ir.
Quando cheguei em um determinado local do hospital, era como se um enfermeiro me encontrasse, e para não ser mandado embora me passei por um paciente, e ele me levou a um apartamento para receber medicamentos e tal. Dai percebi como se passasse uma noite, e no outro dia, vi uma pessoa que eu conheço, e quando a vi, entendi que estava ali para ajuda-la a sair dali.
No sonho ainda, nós dois saimos desse hospital."

Na mesma manhã enviei um recado pelo orkut a essa pessoa, dizendo que estava orando por ela e mais algumas coisas que Deus me disse.
E 2 dias depois, a mesma pessoa me respondeu dizendo que aquelas palavras vieram direto da parte de Deus para a sua vida.
Mais uma vez fiquei feliz da forma como Deus agiu e fez. Por isso vale a pena estar na dispensação de Deus, e clamar a Ele, pois Ele nos ouve e nos vê, e no Seu tempo Ele agirá.

Reflexão: Os homens e o casamento



140.00 Visitas

Deus é bom e Fiel!

Nesse blog temos visto muitos serem abençoados por Deus através dos Estudos Bíblicos, das Reflexões, dos Testemunhos e os outros materiais.
Esse é o nosso alvo e desejo. E você faz parte dessa conquista.
E vamos continuar que Deus tem muito mais para nós.

domingo, maio 08, 2011

Testemunho: A chave ficou lá


Em um sábado a tarde, lavei o carro e depois lavei a moto. E para guardar a moto no lugar, depois de lavada, eu coloquei a chave da mesma em cima do carro.
Fui para dentro, e quando deu a hora do ensaio do louvor, peguei o carro e fui para a Igreja. Cheguei na Igreja perto das 16h00. Fiquei no ensaio, no culto, após o culto fiquei conversando com algumas pessoas, depois de tudo isso, fui buscar minha esposa, que estava trabalhando.
Quando cheguei no carro, percebi que a chave da moto continuava lá. Deus guardou de não cair, e de ninguém pegar ela.
Fiquei grato a Deus por essa ação, aparentemente simples, mas de valia para mim.
Deus é bom e Fiel.

sexta-feira, maio 06, 2011

Papel de Parede: Dia das Mães

Resolução: 1440x900

Panorama Bíblico - 2 Reis


Autor: Incerto, alguns sugeriram Jeremias ou um grupo de profetas

Data: Incerta, possivelmente logo depois da libertação do rei Joaquim em 562 a.C.

Propósito: Contrastar a vida dos reis piedosos e ímpios durante todo o período da história de Israel e Judá e demonstrar as consequências da idolatria e da perversidade

Temas: Idolatria, o templo, reis bons e maus, o movimento dos profetas, o pecado e suas conseqüências

Conteúdo: Se você já viu um salmão lutando para nadar contra a corrente, tem então uma idéia do que era ser um bom rei em Israel ou Judá. Em 2 Reis a maioria dos reis simplesmente segue a corrente do mal. Só alguns se esforçam para seguir o Deus de Israel, rejeitando a idolatria, a imoralidade e a complacência que os cercava. A fim de contrariar essa perversidade largamente difundida, os profetas muitas vezes sobem ao palco em 2 Reis, advertindo os reis e outros sobre as conseqüências do pecado. No final, porém, a maldade prevalece e 2 Reis descreve duas tragédias que mudaram a face da história de Israel. Em 722 c.C., o reino do sul de Judá é destroçado pelos babilônios. Como no livro de 1 Reis, todos esses eventos são interpretados como resultado direto da idolatria e perversidade que permeavam as nações de Israel e Judá.

Esboço:
1.1– 2.11 – O fim do ministério de Elias
2.12 – 8.15 – O ministério do profeta Eliseu
8.16 – 17.41 – Os reis de Israel e Judá até a queda de Israel
18.1 – 25.30 – O reino de Judá até a queda de Jerusalém

quinta-feira, maio 05, 2011

Papel de Parede: Sl 40:1

Resolução: 1440x900

Reflexão: Se você quer viver os planos de Deus para a sua vida, esqueça você mesmo!


Como é bom e lindo saber que Deus, o criador de tudo, o salvador do mundo, o Todo Poderoso, tem planos para as nossas vidas. E isso, mesmo nós sendo teimosos, pecadores e não merecendo nada de bom da parte d´Ele.
Quem sabe quando você leu o título possa ter pensado que Deus não se importa com o que nos importamos, e/ou desejamos.
Eu não posso afirmar isso, porque em Sl 37:4 diz: "Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração". Então vemos que Deus não rejeita o que desejamos, mas aprendemos um princípio maravilhoso, para que os nossos desejos sejam realizados, tem que estar em conformidade com a Sua vontade.
Eu sempre explico isso com esse exemplo: Imagine que o que você tem é uma nota de R$2,00 e o que Deus tem para a sua vida é um cartão de crédito ilimitado. Nós podemos ter desejos bons, nem todos são maus, mas em Mt 15:19 diz: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias". Ou seja, o nosso coração é mal, e humanamente falando, isso não pode ser mudado.
Por isso dei esse título a essa reflexão, se você quer viver os planos de Deus para a sua vida, esqueça você mesmo, esqueça o que o seu coração deseja.
Uma vez Deus me disse assim: "Os seus planos são bons, mas os Meus são maiores e melhores ainda". Deus tem coisas grandes para as nossas vidas, depende de nós, esquecermos de nós e das nossas vontades para nos apegarmos a vontade de Deus para as nossas vidas.

quarta-feira, maio 04, 2011

Reflexão: Como você tem se envolvido com seu inimigo?



Termo Bíblico: Adorno

Ornato, atavio, enfeite. Ornamentos com ouro, prata, pedras preciosas, eram usados em construções, como do templo de Salomão, 1 Re 6,7 e outros palácios e também em cidades, Ap 18:16. Os fariseus adornavam as sepulturas, Mt 23:29. João viu a Nova Jerusalém ataviada como noiva, Ap 21:2. O enfeite faz parte da apresentação pessoal, sendo que foi um assunto relevante na Igreja no tempo dos apóstolos. Paulo o abordou, 1 Tm 2:9 e Pedro também, 1 Pe 3:3-5. O V.T. também fala sobre os adornos em diversos textos, ver Is 3:16-24, Ez 16 e Os. 2:13. Um registro sobre os enfeites de Jezabel encontra-se em 2 Re 9:30.
No tocante aos adornos físicos, a Bíblia chama a serva de Deus à moderação, 1 Tm 2:9. Pedro enfatiza mais o enfeite espiritual, como a mansidão e a obediência, que embelezam o caráter da mulher, 1 Pe 3:3. O texto de Pv 31:30 ressalta que a graça e a formosura são enganosas, mas a mulher é louvada pelo seu temor ao Senhor. Figuradamente, deve-se adornar a doutrina, Tt 2:10; enfeitar “o homem escondido no coração”, 1 Pe 3:4; Is 61:10; ornar-se de excelência e grandeza, Jó 40:10; ornar-se com amor, Ct 3:10. O ensino do pai e a instrução da mãe são diadema de graça para a cabeça e colares para o pescoço, Pv 1:9; 3:22. A língua dos sábios é adorno, Pv 15:2. O entendimento dará diadema de graça e coroa de glória, Pv 4:9. O Senhor adorna os humildes de salvação, Sl 149:4. A Igreja do Senhor é recamada de ouro, representando a sua importância e supremacia, Sl 45:13.
Quando o espírito imundo sai do ser humano, ele torna-se uma “casa” varrida e ornamentada, Mt 12:44. Isto representa a pessoa adornada com salvação, com mudança no caráter, com a limpeza de todo o pecado que “enfeia” a pessoa. Se ela mantiver sua “casa” limpa, adornada, o inimigo não terá poder sobre ela, porém se deixar de vigiar e orar, sofrerá os agravos de um grupo maior de demônios a atormentar a sua vida, v.45.
Pv 7:10 fala sobre os “enfeites da prostituta”, que são sensuais, provocantes, bem diferentes dos usados pela mulher honrada. O adorno, se não for usado com modéstia e moderação, pode despertar o sensualismo e provocar desejos impuros aos olhos dos homens, conduzindo à prática do adultério. Despojar-se dos atavios é sinal de humilhação, Ex 33:4-6; Is 3:18.

Papel de Parede: Tg 5:16a

Resolução: 1440x900

segunda-feira, maio 02, 2011

Termo Bíblico: Cativeiro

Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 aC foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2Rs 17). Em 587 aC foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2Rs 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Is 40–55).
Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 aC), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Esd 1,1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hb 2,14s).

Reflexão: Senhor, Senhor? Eu nunca Te conheci