Pages

sábado, janeiro 12, 2008

Conhecendo a Vontade de Deus

Rm 12:1,2

Deus tem um plano para cada pessoa, como podemos ver na história de tantos personagens da Bíblia que foram chamados para cumprir uma missão específica.
Conhecer a vontade particular de Deus para cada cristão depende de um exercício muito grande de fé, de um estreito relacionamento com o Espírito Santo e de uma vida inteira de consagração ao Senhor. Isto porque, a multiforme sabedoria de Deus estabeleceu dons, ministérios e talentos espirituais, que Ele distribui conforme o Seu propósito e a capacidade de cada um, 1 Co 12:1-11; Ef 4:7-12.
Todavia, existe a vontade universal de Deus, aquela que Ele deseja que todos os crentes desempenhem em sua jornada pela terra, sem a existência da qual dificilmente Ele manifestará a vontade particular para cada um dos Seus filhos. Ela se resume em quatro itens:

DEUS QUER QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS E CHEGUEM AO PLENO CONHECIMENTO DA VERDADE – 1 Tm 2:1-4. Assim, todo esforço empreendido pelo cristão, de muitas maneiras, para salvar o perdido pecador, leva-o a cumprir a principal vontade de Deus, que é salvar o homem. Para isto Cristo morreu, ressuscitou e vive entre nós.

É VONTADE DE DEUS QUE TODOS OS SALVOS SEJAM SANTOS – 1 Ts 4:3-8. Quando o cristão convertido deixa o pecado e se consagra para Deus, ele torna-se amigo de Deus e um verdadeiro adorador, Tg 4:1-5; Jo 4:23;24. Isto envolve a dedicação ao conhecimento da Palavra de Deus, a oração, o jejum e a comunhão da Igreja. A santidade o predispõe a aceitar a vontade particular de Deus para sua vida.

É VONTADE DE DEUS QUE TODOS OS SANTOS SEJAM PERSEVERANTES – 1 Pe 2:19-25; 3:9. O sofrimento é parte da vocação cristã, com o sublime propósito de tornar o crente igual a Cristo, que deu o exemplo de como reagir santamente em situações de adversidade, Fp 2:5-11. É a perseverança que leva o crente ao céu, 2 Tm 2:12; Mt 10:22.

DEUS QUER QUE O CRENTE SEJA AGRADECIDO – 1 Ts 5:18. Dar graças a Deus em tudo, é crer na Sua soberania, onisciência, onipotência e amor. É confiar que todas as circunstâncias haverão de contribuir para o bem daqueles que Ele chamou por Seu decreto.


Estudo feito por Ev. Alaid S. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário