Dentre tudo o que Deus criou, algo muito interessante e complexo é a nossa mente. Por mais que estudiosos tentem, ou a tecnologia busque, eles não conseguem penetrar na mente humana.
Desde o nosso nascimento, tudo aquilo que ocorre conosco tanto os momentos bons como os ruins são arquivados em nossa memória. E no decorrer da nossa vida por vários motivos estes acontecimentos aparecem em nossa mente e nos trazem muitas lembranças, e por mais que a gente não queira estes pensamentos surgem, estas informações aparecem e dependendo do momento recordado eles nos trazem alegria ou não, e inevitável é apagar estas informações de forma que venhamos nos esquecer dela.
E esse processo de recordação dos acontecimentos é o que esta acontecendo com Jeremias neste texto de Lamentações.
Jerusalém acabara de ser invadida, tomada e destruída pelos babilônicos sob o comando do rei Nabucodonosor, os judeus foram levados cativos para uma terra estranha, onde a cultura, a alimentação, a religiosidade e outras coisas mais eram diferentes.
Chega um ponto da narrativa bíblica citada para essa palavra (v.s. 20) que o profeta diz que se abatia quando se lembrava de tais acontecimentos, ele estava trazendo a memória àquilo que estava trazendo-lhe destruição, angustia, dor, descrença. Porém, já no próximo versículo (v.s. 21) ele para e percebe que nada adiantaria trazer a mente, ao coração aqueles momentos de tristeza, então ele decide mesmo em tempos angustiosos trazer a memória aquilo que lhe dava esperança. Assim devemos ser nós, mesmo vivendo em tempos de crise, de perda, de improdutividade, devemos trazer a memória não coisas que vão nos deixar mais pra baixo, que vão nos entristecer, mais sim devemos trazer a memória aquilo que nos dá esperança.
Então, para que possamos ter esperança mesmo em tempos de calamidade, devemos trazer a memória aquilo que nos dá esperança, dentre tantas coisas, estão:
1º As misericórdias sem limites do Senhor nos preservam vivos (v.s. 22, 23a)
2º Sua fidelidade é incomparável (v.s. 23b)
3º A busca e a espera em Deus atrai até nós a sua bondade (v.s.25)
Estudo feito por Kayo César
Fale com ele
Fale com ele
Nenhum comentário:
Postar um comentário