Pages

segunda-feira, maio 07, 2012

Estudo: Morte Messiânica de Jesus


A palavra “Messias” é usada como o título oficial da figura central da esperança judaica. Seu uso é validado pelo Novo Testamento, embora o termo em si se encontra apenas por duas vezes no Antigo Testamento, Dn 9:25,26. Todavia, a idéia da unção e da pessoa ungida (“Messias” = “Ungido”) é de uso bem estabelecido no A.T. O Messias é um personagem escatológico no sentido estrito do termo, ou seja, não meramente um personagem da esperança futura, mas enfaticamente pertencente aos “últimos dias”. Mas é, também, um personagem teleológico, alguém vindo com um sublime propósito. 
O V.T. repousa na esperança messiânica desde o princípio, quando o Senhor fez a promessa que da “semente da mulher” viria um, o qual venceria a força do mal, Gn 3:15. Principalmente as profecias de Isaías trazem detalhes não só da vinda do Messias, como também da Sua morte, a qual seria para o resgate de muitos. Este profeta, especialmente, encoraja o povo pela fé, apresentando a figura do rei davídico, ungido de modo sem paralelo com o Espírito divino e com seu reinado de justiça moral e espiritual, 11:1-6; paz piedosa, v. 6-9; nações reunidas, v. 10; e Israel restaurada, v. 11-16. Os cap. 9:3-5; 42:13,17; 45:16,24; 49:24-26 esclarecem que a obra do rei e Servo incluíam a execução da vingança de Yahweh sobre os Seus inimigos. No cap. 32 aparecem novamente o mesmo rei, as mesmas características pessoais e públicas, e o mesmo reino. O caráter do rei é descrito tanto em Isaías como nos Salmos, bem como a Sua deidade, Is 9:6, estabelecido bondosamente pelo “zelo de Yahweh”.


Os motivos messiânicos de humanidade e divindade, e de identidade e distinção na Deidade, estão presentes em Is 4 e 5, onde o “Renovo” “pertence a Davi” mas, não obstante, é de “Yahweh”, ou seja, o próprio simbolismo fala sobre origem e natureza; Ele (Jesus) é “meu servo” e, no entanto, seu nome é “Yahweh Justiça Nossa”. No N.T., o Messias é representado pelo termo grego “christos”, “ungido”, p.ex. Mt 1:18; 16:16,20 e outros. O Messias é Jesus de Nazaré, o qual, por ocasião do Seu batismo foi “ungido... com o Espírito Santo e poder”, At 17:38, cf. a implicação envolvida na citação que Jesus fez de Is 61:1 em Lc 4:18. Ele mesmo afirmou ser o Messias, Mc 14:61-64. 
O cap. 53 de Isaías detalha que o Messias de Israel sofreria dores e afrontas, tomando sobre Si as dores, enfermidades e transgressões da humanidade, pela qual seria traspassado e moído – uma clara representação da Sua morte. O capítulo enfatiza de maneira translúcida, que Ele seria ferido por causa do pecado do povo, um cordeiro mudo levado ao matadouro. A sua morte seria messiânica, ou seja, necessária para a salvação dos homens e de Israel. Cristo, o Messias, “nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”, Ef. 5:2. 
Jesus compreendeu e cumpriu Sua vocação messiânica de modo diferente daquele que era popularmente associado com o Messias esperado. A voz celestial, por ocasião do Seu batismo, Mc 1:11 O aclamou como o Messias davídico, com as palavras “Tu és meu filho”, encontradas no Sl 2:7, mas também adicionando as palavras mediante as quais se apresenta o Servo de Yahweh em Is 42:1, o que indicava que o caráter messiânico de Jesus  devia ser percebido em termos da descrição do Servo, humilde, obediente, sofredor, que cumpriu Sua missão ao passar pela morte, e que entregou Sua vindicação confiantemente a Deus. Seu ministério, coroado por Sua paixão, foi caracterizado pela aderência constante à vereda que Lhe fora destinada pelo Pai; e, em conseqüência disso, Jesus deu ao vocábulo “Messias” um novo significado, que transcende todas as conotações que esta palavra anteriormente tivera.

Por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário