Pages

sexta-feira, abril 19, 2013

Reflexão: Faça...... Mas faça direito

É tão maravilhoso saber que Deus, na Sua infinita graça e misericórdia, nos dá oportunidades de colocarmos em prática a nossa fé e todos os ensinamentos bíblicos. Como está escrito em Tg 1:22: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”.
A Bíblia, em várias instâncias, ensina que devemos fazer a obra, ou seja, colocar em prática as suas ordenanças .
Mt 28:19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Mc 16:15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura
Tg 1:27: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo
Resumindo, aprendemos que devemos pregar, evangelizar, orar, ministrar, tocar, visitar, interceder e tantas outras coisas boas e necessárias para a nossa edificação, e edificação do próximo e da igreja.

Da mesma forma que a Bíblia nos ensina “o que” devemos fazer, ela nos ensina “como” devemos fazer.
Cl 3:17 e 23: “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”.
É bom que coloquemos em prática esses ensinamentos bíblicos, porém, é muito melhor fazer da forma correta, que agrada a Deus.


Em Fl 2:3 a Bíblia nos alerta: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”.
Em nenhum momento a Bíblia nos proíbe de fazer alguma coisa para Deus, mas ela ensina que não devemos fazer da forma errada, orientando-nos a forma certa de fazer a obra.
Tem muitos que fazem todas as coisas que a Bíblia ensina, mas fazem com sentimento e da forma errada. O texto de Rm 10:3 explica: “"Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento".
Quem faz por partidarismo, vanglória e sem entendimento, busca seu próprio interesse, e nesse caso nem a oração é respondida, como diz em Tg 4:3: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.
E quando se faz com essa intenção, não se dá frutos, ou seja, frutos dignos de arrependimentos e que glorifiquem a Deus, porque o interesse não são as outras pessoas ou o reino, e nem a glória do Senhor, mas o próprio ego.
O que adianta fazer a coisa certa da forma errada, enquanto se pode fazer a coisa certa da forma certa? Eu não quero incentivar ninguém a parar de fazer as coisas que a Bíblia ensina, mas quero incentivar a continuar a fazer, mas da forma certa.Jesus repreendeu e reprovou os fariseus por fazerem essas coisas da forma errada. Lc 11:42-44: "Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas. "Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público! "Ai de vocês, porque são como túmulos que não se veem, por sobre os quais os homens andam sem o saber!”.

Vamos orar, evangelizar, interceder, pregar, cantar, tocar e fazer as coisas que a Bíblia pede, mas que tudo seja para a glória de Deus. Se Deus nos dá oportunidades e nos capacita para fazê-lo, a glória é para Ele somente.
Não estou dizendo que não seja uma honra poder ser participante do Reino e da obra de Deus nessa terra, porque é, mas que a alegria e empolgação não nos enganem e venham nos tirar do propósito e do foco.
Quando fazemos as coisas para a glória de Deus, devemos fazer com humildade. A humildade nos mantém no foco e evita de fazermos essas coisas da forma errada, pois reconheceremos quem somos e quem é Deus. Tg 4:6: “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Pois sabemos que a graça de Deus é o que precisamos. 2 Co 12:9: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”.
Que o nome do Senhor seja glorificado em nós, por nós e através de nós. Que tudo quanto fizermos revele o Seu amor, Seu poder, Sua graça e misericórdia.
Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário