Pages

quinta-feira, maio 16, 2013

Dicas: Alimentos Funcionais


   Os alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias ou nutrientes que forneçam benefícios à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.
   Para que esses alimentos tragam benefícios à saúde, é necessário que o consumo destes sejam regulares, a fim de que seus benefícios sejam alcançados. A indicação fica no maior uso de vegetais, frutas, cereais integrais na alimentação regular, já que grande parte dos componentes ativos que trazem benefícios, são encontrados nesses alimentos.
   Outra dica importante se for possível, é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja) ou peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão entre outros).
   Mas atenção é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol. Nenhum alimento é tão eficaz sozinho, ou seja, a junção de vários hábitos saudáveis que te levaram a ter uma vida melhor, lembre-se disso.
   E para finalizar, abaixo está um quadro com os principais componentes funcionais investigados pela ciência:



"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" (Hipócrates)

Nutricionista Keilla Maylla Comar CRN 6509



Referências Bibliográficas:
SALGADO, Dra. Jocelem Mastrodi. Alimentos Funcionais. Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Entrevista concedida ao site oficial da organização. 

Alimentos Funcionais. Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais – SBAF: ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE. Escrito por: Fernanda P. Moraes & Luciane M. Colla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário