Pages

segunda-feira, julho 29, 2013

Compreensões a respeito da oração como meio de nos relacionarmos com Deus

Texto: Mateus 7:7-12

Introdução: A verdade é que diante dos acontecimentos da vida, nossos sentimentos e conduta cristã, variam muito. Somos conduzidos pelos ventos dos acontecimentos. Com isso, perdemos a percepção da real necessidade de nos relacionarmos com Deus.
Transição: E o texto em que lemos, está inserido num dos mais belos sermões da história, o sermão do monte. Este sermão, compreende os capítulos 5 à 7 do evangelho de Mateus e pode ser reconhecido como o conteúdo programático do ministério de Jesus. O capítulo 5:1-16 trata da identidade do discípulo. Dos versículos 17 - 48, do mesmo capítulo acima citado, trata da ética do discípulo. O capítulo 6 trata da espiritualidade do discípulo. E chegamos ao capítulo 7, onde dos versículos 1-12, Jesus trata de relacionamento. Sendo que dos versículos 1-6, ele fala do não julgamento e do autoconhecimento. Já no texto que lemos, o qual está inserido neste bloco do relacionamento, Jesus fala da oração, mas agora ele não cita a oração, assim como a citou no capítulo 6, mostrando que ela deveria ser feita, como uma necessidade da igreja, porém, ele nos revela neste texto, que a oração é um meio importante de nos relacionarmos com Deus.

Tema: Compreensões a respeito da oração como meio de nos relacionarmos com Deus

1º Compreender que através da oração, estamos sendo trabalhados por Deus; (v.s. 7 e 8)
1.1 Deus trabalha a dimensão de seu tempo com o tempo do homem; (v.s. 7 e 8)
Jesus logo revela no versículo 7, que aquele que pedir, lhe será dado, que aquele que buscar, encontrará e que aquele que bater, a porta se abrirá. Ele não faz cerimônia, Jesus mostra mais uma vez o resultado do pedido feito e completa dizendo no versículo 8, “pois todo o que pede recebe, o que busca encontra e a quem bate, se abre”.Mas nas entrelinhas, percebemos que Jesus não diz quando isso acontecerá, ele não determina que ao primeiro pedido, que ao primeiro ato de busca e que ao primeiro bater algo acontecerá. Jesus mostra que há um tempo não definido entre o pedir e o dar, entre o buscar e o encontrar e entre o bater e o abrir. Neste tempo definido, Jesus está trabalhando em nós, a dimensão de seu tempo, com o nosso tempo.
Aplicação: Ele nos faz compreender que a oração vai além de pedidos, é um relacionamento, e neste relacionamento através da oração, não podemos ignorar, Deus está trabalhando a dimensão de seu tempo com o nosso. Deus não nega de nos abençoar, mas devemos compreender, que a oração, é um meio de nos relacionarmos com Deus. E enquanto nos relacionamos com Ele, Jesus está trabalhando a dimensão de seu tempo em nós.
2º Compreender que através da oração, Deus quer nos ensinar; (v.s. 9-11)
2.1 Deus quer nos ensinar mais sobre seu amor do que sobre seu poder; (v.s. 9-11)
Jesus conta uma pequena parábola, mostrando que um pai, não resiste há o pedido de um filho, logo, dá aquilo que o filho está lhe pedindo. Diante deste conto, Jesus diz que, “se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?.” Jesus não está querendo ensinar sobre o poder do pai terreno e do Pai celestial, mas sim, querendo mostrar que se um pai terreno, mesmo sendo mau, ainda ama seu filho, dando-lhe o que ele pediu, o Pai celestial, também o fará, porque além de seu poder, Ele nos ama muito.
Aplicação: Através da oração, Deus, o Pai celestial, não quer apenas se revelar como alguém que realiza milagres, mas quando queremos orar para experimentarmos algo, que vai além de seu poder, vemos que Deus, quer revelar-se como um pai, deixando em evidencia, o atributo do amor, mais do que o de seu poder.
3º Compreender que minha relação com Deus por meio da oração, deve gerar mudança; (v.s. 12)
3.1 Gerar mudança na vida das pessoas ao redor; (v.s. 12)
Jesus é enfático em dizer que, “portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós.” Mostrando-nos que a oração não apenas nos beneficia, mas que pessoas que desfrutam de um relacionamento com Deus através da oração, devem ser benção na vida de outras pessoas. Quando Jesus diz isto, ele evita contradições do tipo, como pode alguém compreender o tempo de Deus e não compreender os momentos das pessoas? Como pode alguém, experimentar o amor do Pai e não demonstra-lo as pessoas? Mas ele diz: “portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós.”
Aplicação: Devemos compreender, que a oração é um meio espiritual para nos relacionarmos com Deus, no entanto, devemos fazer com que os resultados desta intimidade adquirida pela oração, seja refletida em boas ação na vida das pessoas.


Att: Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário