Pages

terça-feira, maio 05, 2009

Estudo: A Chave do êxito Cristão: Renúncia e Obediência

Pense em algo que precisou renunciar para alcançar algo maior ou melhor.

- Quem quiser servir a Deus diante de multidões, precisa renunciar às multidões de coisas que está envolvido, Hb 12.1. Renunciar e continuar renunciando é a única alternativa para o sucesso em qualquer área da vida humana.

- O êxito tem um preço. O êxito do Cristianismo custou o preço mais alto do Universo: o sangue incontaminado de Jesus, o Filho de Deus.

- Renunciar é “desistir (da posse ou exercício de um direito); abdicar, resignar, abandonar, deixar espontaneamente a posse de, recusar, rejeitar, abjurar de, renegar”. (Dicionário Michaelis).

- Renunciar, no aspecto cristão, é dizer “sim” para Deus. Todas as vezes que o “sim” for pronunciado, virá seguido de uma renúncia.

- A renúncia é condição sine qua non para:
a) seguir a Jesus e garantir a salvação da alma – Mt 16.24-26;
b) ser discípulo de Jesus – Lc 14.33; Jo 21.15;
c) demonstrar virtudes cristãs – Ti 2.12-14.

A COMPANHEIRA DA RENÚNCIA: é a obediência. No reino de Deus a renúncia anda em rota contínua com a obediência. Isto é um tratamento com o caráter humano, que herdou de Adão o estigma da desobediência.

- O espírito da desobediência opera inclusive na educação familiar, onde os pais, desenvolvendo um caráter sem retidão diante de Deus, permitem que mal idêntico se instale no caráter dos filhos.

- A Bíblia nos chama a termos o mesmo Espírito (ou caráter) de Cristo, Fp 2. 5-8. Antes de ser exaltado, Jesus foi humilhado, ao renunciar à glória e à própria vida, em favor dos pecadores. A Sua obediência irrestrita ao Pai trouxe-Lhe exaltação eterna, Fp 2.9-11.

- Quando renunciamos estamos nos submetendo à autoridade legítima sobre as nossas vidas, que é o Deus que nos criou. Dizer “sim” para o Senhor representa dizer “não” para nossa vontade própria.

- O LIMITE DA OBEDIÊNCIA É A MORTE – Fp 2.5. Quando estabelecemos nossas próprias cláusulas, artigos, vontades, etc., estamos perdendo terreno para a exaltação, que é a recompensa para quem deixa tudo e segue a Jesus.

- O Sl 112 demonstra que a geração do justo (obediente) terá um nome com dupla honra: na descendência e na prosperidade. Sl 91:14: “por que a mim se apegou com amor...”

A RENÚNCIA É UM ATO CONSCIENTE.
- Nem sempre entendemos, mas obedecemos pela fé (a pesca maravilhosa: sobre a tua palavra, Lc 5.4; Jo 6 – a multiplicação dos pães).

- Obedecer não significa concordar (Jonas).

- A obediência requer renúncia sem murmuração (Abraão; o moço rico, Mt 19.20-22).

- Toda renúncia é dolorosa, nunca agradável (a mãe que foi queimada para salvar a filha).

- Não existe renúncia sem valor, o preço é alto (Mt 3.18-22).

- Não é fácil renunciar ao ego (At 20.24).

- Toda renúncia significativa tem por trás de si uma história de vida. Se quiser ser uma pessoa de história, tem que renunciar (Gl 2.20; 6.14).

- É preciso crer que Deus nunca vai exigir renúncias para que saiamos perdendo. As perdas momentâneas são o caminho para os ganhos futuros e eternos (Fp 4.11-13).

- “Todos os que, pela obediência, são vaiados, pela obediência serão aplaudidos”.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt
Fale com ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário