Pages

quarta-feira, outubro 14, 2009

Estudo: Experiência Pessoal com Deus

João 4:42

Se lermos desde o primeiro versículo do capítulo veremos sobre a conversa da Mulher Samaritana com Jesus, em que nessa ocasião ela se converteu, e saiu por toda a cidade de Samaria falando sobre Jesus, e o que Ele havia feito na sua vida.
Os estudiosos da Bíblia dizem que essa mulher foi a primeira missionária da história.
E eu quero me reter aos acontecimentos depois desses fatos citados a cima.

1) Ouviram da Mulher (vs. 28e29)
Aprendemos aqui que se cumpre o que está escrito em Rm 10:17: "A fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus".

É bom termos referenciais de pessoas que tiveram experiências com Deus Deus
Lembro-me de um pastor chamado Alexandre, esteve em nossa Igreja a alguns anos atrás, que após o culto estava ele, eu e minha mãe saindo da Igreja, e ele perguntou a minha mãe: A senhora esta vendo o mesmo que eu? E ela respondeu com outra pergunta: Aqueles dois anjos em cima do altar? Esse fato marcou minha vida, e foi muito isso, pois tive referenciais de pessoas que tiveram experiência com Deus.

Vale ressaltar aqui que eles deram ouvido a mulher. E aqui nos chama muita atenção, pois nem sempre damos devida atenção aquilo que ouvimos. Eu acho que você já ouviu uma frase que diz: "Entra por um ouvido, e sai pelo outro".

Deixa eu te perguntar: Você se lembra o que foi pregado no ultimo domingo?

2) Depois de ouvirem, eles foram até Jesus (v. 30)
Esse é um passo importante. Ouvimos, agora fazemos a nossa parte, vamos até Jesus.

Em Tg 4:8 diz: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós".
Essa é a ordem Bíblica. Nós temos que buscar para achar e assim por diante.

O que aprendemos aqui é que devemos colocar a nossa fé em prática

3) Jesus estava onde a mulher tinha dito(v. 30)
Aprendemos algo lindo da parte de Deus. Deus nos espera. Deus esta onde dizem que Ele esta.

Se você for até onde você ouviu que Deus estará, Ele te espera.

4) Muitos vivem sua espiritualidade nas experiências dos outros (v.39)
É importante termos referenciais, mas não é bom viver nossa espiritualidade com base nas experiências dos outros.

Crer porque o outro teve, viu ou fez, é fácil.

Eu vejo esse versículo como um alerta para nós. É bom vermos que pessoas tiveram experiências com Deus, mas eu preciso viver as minhas experiências com Deus.
E é sobre isso que estamos falando, e a história não acaba nesse versículo. Vamos adiante.

5) Quando nos achegamos a Jesus, não seremos rejeitados (v. 40)
Se cremos que outras pessoas tiveram experiências com Deus, quando nos achegamos a Deus, veremos que aquilo é verdade, e que pode acontecer conosco também.

Vemos que Jesus comeu com pecadores, pousou na casa de quem era odiado, curou e libertou pessoas rejeitadas, atendeu a pedidos de pessoas importantes, vemos que Jesus recebe todo e qualquer tipo de pessoas.
Eu não sei qual é a sua situação e nem o que você faz ou deixa de fazer, mas uma coisa eu sei, se você se achegar a Jesus, Ele não te rejeitará.

6) Além de não nos rejeitar, Jesus nos atende (v. 40)
Vemos um outro exemplo em Mt 20:32 quando Jesus pergunta a dois cegos: "Que quereis que vos faça?"

E eu vejo Deus te perguntando a mesma coisa, e isso porque Ele tem prazer em nos atender

7) Além de não nos rejeitar, e de nos atender, Jesus tem mais (v. 41)
Sabe o que eu aprendo aqui? Que Deus sempre nos surpreende

Sabe aquele tipo de coisa que Deus faz, e que nós ficamos sem entender nada. Em Ef 3:20 diz que Deus faz mais do que pedimos ou pensamos
Exemplo disso é o Dízimo. Se você é fiel em seus dízimos, você já deve ter vivido alguma experiência do inexplicável de Deus nessa área

8) Depois de tudo isso, passamos a ter as nossas experiências com Deus (v. 42)
Repito mais uma vez, é importante termos referenciais, mas precisamos ter nossas próprias experiências com Deus.

Experiência pessoal com Deus é:
- Ouvir da boca de Deus
- Andar com Deus
- Falar diretamente com Deus
- Aprender com Deus
- Ter liberdade com Deus
- Ter livre acesso a Deus
- Etc, etc, etc

É bom enfatizar que para cada pessoas Deus age de acordo aquilo que a pessoa precisa, e aquilo que é da vontade d´Ele para ela, mas não deixe de ter as suas experiências com Deus, em nome de Jesus.

Estudo feito por Claudio Schimidt Junior
Fale com ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário