Pages

terça-feira, abril 20, 2010

Estudo: Como conquistar Canaã

Texto: Números 13.30-33

Introdução:
Conta-se uma história sobre um arquiteto inglês, que fez o projeto de algumas catedrais da Inglaterra.
Um dia, ao visitar a área onde estavam construindo uma, ele encontrou três homens trabalhando na escavação.
"O que vocês estão fazendo?", ele perguntou. "Eu estou apenas retirando entulhos", replicou um deles com azedume.
"Eu estou cavando uma vala de alicerce", reclamou o segundo homem. Mas o terceiro homem respondeu com orgulho: "Eu estou ajudando a construir uma grande catedral!".

Observem nesta história três pessoas com o mesmo objetivo.
Porém, visões, ânimos diferentes um dos outros.
Como você se comporta diante de seus objetivos e sonhos.

Você está abrindo valas ou construindo catedrais?
As pessoas em busca de seus objetivos têm tido um comportamento muito negativo e se contentado com muito pouco.
Temos de buscar o melhor em vez do bom; buscar o excelente em vez do melhor; e procurar o extraordinário mais do que o excelente.
Deus quer nos dar o extraordinário.

Transição:
Quando observamos a história do povo de Israel, chegamos a uma conclusão de que sua vida era de desafios e conquistas.
O texto lido mostra-nos mais um desses desafios com um propósito de conquista. Eles estão diante da tão sonhada e desejada Terra de Canaã, uma promessa a qual Deus fez a Abraão. O Senhor pede a Moisés para que envie doze homens para que espiem a Terra e tragam alguma noticia para o povo. No nosso linguajar popular “conhecer o terreno”.
Então, são enviados homens como Deus havia ordenado e ao cabo de quarenta dias voltaram com o relatório para Moisés e o povo.
Existem dois tipos de noticias: as boas e as ruins.
Dez dos doze espias desencorajaram o povo da tentativa de conquistar Canaã. Trouxeram uma noticia ruim: “Nós vimos gigantes lá”.
Porém, Josué e Calebe voltaram com a boa noticia: “Essa é uma das terras mais ricas e férteis que nós já vimos nela manava leite e mel”, por causa da abundancia de figos, nozes que lá havia.
Os dez em vez de confiar nas promessas de Deus, olharam para sua desvantagem militar, embora Deus houvesse prometido ser fiel, eles não lhe deram crédito.
Calebe resistiu à maioria, e assim fez calar o povo, “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos”.
Moisés, como Calebe, com toda certeza estava confiando nas Palavras de Deus e provavelmente repreendeu a maioria dos que estavam a favor dos dez espias.
O trecho de (Deuteronômio 1.29), mostra que Moisés encorajou à invasão. Sem duvidas, essa era a posição deles, antes mesmos de os espias terem apresentado seu relatório. Mas o espírito de rebeldia e murmuração (Deuteronômio 1.26) fez o povo não dar ouvido nem a Moisés e nem a Calebe.
E com essa rebeldia eles não conquistaram a promessa de Deus, foram derrotados e não alcançaram o objetivo do Senhor para suas vidas.
Qual tem sido o seu comportado diante dos desafios que Deus tem colocado para que você os conquiste?



“Algumas atitudes de como devemos se comportar diante dos objetivos que Deus tem nos colocado para conquistarmos?”.


I – Caminhe sem se esquecer de quem é Deus e do que Ele já fez.
 - Deus havia feito muitas coisas em favor da Nação de Israel.
 - Ele libertou o povo das mãos de faraó, eles estavam sendo escravizados e o Senhor os libertou.
 - Já no deserto Deus abriu o Mar Vermelho para que eles passassem, e assim os livrou mais uma vez de morrer nas mãos dos soldados egípcios.
 - Durante todo trajeto no deserto, Deus sustentou a Nação, não lhe faltou nada.
 - O Senhor sempre estava presente com seu povo, guardando livrando, abençoando e usando Moisés para falar ao coração deles.
 - Agora diante desse novo desafio, aliás, novo que não era novo, eles estavam acostumados a invadir e derrubarem os moradores das terras para conquistar.
 - Desafio menor que os outros, eles desistiram esqueceram-se do que Deus havia feito em favor deles.
 - O povo esqueceu completamente que Deus estava ao lado deles.
 - Eles se esqueceram e morreram no deserto.
 - Quantas pessoas dentro da igreja, adolescentes, jovens ou ainda aquelas que já servem ao Senhor por muitos anos, estão se esquecendo do que o Senhor já fez em favor de sua vida.
 - As pessoas têm muita facilidade de esquecer daquilo que o Senhor já realizou.
 - Basta olhar para sua vida no passado e veja o que Ele tem feito dela hoje.
 - Você é uma nova criatura, você é templo do Espírito Santo.
 - Esse milagre quem fez foi Deus.
 - Então, Ele é Poderoso para abençoá-lo muito mais ainda.
 - Não se esqueça: Ele continua sendo o Deus Poderoso.
 - Você precisa lembrar das promessas que Deus têm feito a você, todas irão se cumprir. Deus fará o impossível a você.



II – Caminhe sem enxergar as dificuldades maiores do que são.
 - A principio, a reação do povo ao relatório dos dez espias parece ter sido compreensível em vista da realidade da situação.
 - “Não podemos enfrentá-los, eles são mais fortes do que nós”, disseram.
 - O povo que habitava na terra era realmente forte e causava medo.
 - Eles viram homens grandes, cidades fortificadas e muralhas enormes.
 - Na verdade, era uma terra que manava leite e mel, conforme fora prometida para Abraão.
 - Mas eles, que eram filhos de Abraão, não eram capazes de conquistá-las.
 - O medo dos israelitas baseava-se no tamanho dos seus inimigos, bem como nas fortificações das cidades a serem conquistadas.
 - Tornaram grande aquilo que não era grande.
 - Eles permitiram que a aparente impossibilidade da tarefa os fizesse esquecer a grandeza do Seu Deus.
 - Deixaram os problemas e obstáculos crescerem diante de seus olhos.
 - Mas, mesmo que fossem grandes, extraordinários, nada seria capaz de permanecer diante das Mãos de Deus.
 - Eles precisavam simplesmente confiar em Deus e no Seu agir.
 - Ao enfrentar uma situação difícil, você enfoca a situação e as dificuldades, ou fixa os olhos em Deus?
 - Existem pessoas que fazem tempestades com um copo da água.
 - Ou seja, fazem do pequeno problema, um grande problema.
 - E assim diminuem o Poder de Deus, achando que o Senhor não seja capaz de vencer para nós.
 - Muitas vezes estamos a um passo de conquistar os objetivos de Deus para nossa vida. E não os alcançamos, pois aumentamos os problemas.
 - Dizia um homem de negócios, sábio e bem-sucedido: "Eu jamais vejo problemas. Vejo desafios".
 - Um empecilho à fé é olhar para as circunstâncias e não para as promessas imutáveis de Deus. G.D. Watson
 - O seu Deus é maior do que o problema, a dificuldade que você está enfrentando.
 - Deus prometeu superar todos os seus problemas hoje e no futuro.
 - Esta é uma boa notícia, e realmente a única que importa.
 - Quem tem medo de gigantes se o Deus que os criou está do nosso lado.


III – Caminhe sem perder visão de quem é você.
 - Quem eram os espias? Será que eram quaisquer homens?
 - Não. Eles eram os maiorais, eram príncipes, os melhores do meio da nação de Israel. Cada um representava uma tribo.
 - Eram lideres fisicamente capazes de cumprir a tarefa que lhe foi dada, e psicologicamente preparado para ela.
 - Eram os melhores, mas ficaram com cara de gafanhoto.
 - Quando olho para a igreja, jovens, adultos, vejo muitos com cara de gafanhotos.
 - Você é chamado por Deus, escolhido Dele.
 - A Bíblia nos diz que somos sacerdócio real, nação santa, povo escolhido por Ele. (I Pedro 2.9).
 - Sabe para que? Para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz
 - Existem pessoas que estão se esquecendo disso.
 - Estão ou preferem ficar com cara de gafanhoto. Estão trocando os lugares, os seus valores.
 - Estão abaixando a cabeça para as lutas, problemas e pecados.
 - Não faça isto, você é príncipe, princesa, sacerdote, sacerdotisa, profeta e profetiza do Senhor.
 - Você precisa estar de cabeça erguida, para alcançar os objetivos de Deus na sua vida.
 - Você não é qualquer um, você é especial para Deus e Ele tem lhe reservado grandes bênçãos.
 - George Elliot disse: "Nunca é tarde demais para se tornar aquilo que você deveria ter sido".
 - "Você é uma jóia preciosa que Deus guardou no bolso para reluzir em nossos dias, amém?".
 - Não fique com auto-piedade, ou seja, se fazendo coitado, de pequeno, dizendo que não vai conseguir.
 - É isto que o inimigo quer ouvir de você, para ele lhe destruir e tirar tudo de sua vida.
 - O Senhor já venceu por você, basta agora tomar posse e glorificar e adorar a Deus.


IV – Caminhe sem perder o rumo o a direção
 - Os espias foram chamados para observarem a terra e logo depois tomarem posse.
 - Deus prometeu que daria uma terra para o povo de Israel. E a terra seria o rumo o destino a qual eles deveriam caminhar e lutar para conquistarem.
 - O pecado da descrença manifestou-se na recusa do povo de tomar posse da promessa de Deus.
 - O medo os levou a reclamar e questionar a motivação e a liderança de Moisés. O medo fez com que perdessem o rumo o destino.
 - Sua falta de fé na promessa de Deus levou-os a quarenta anos de peregrinação sem rumo no deserto. Voltaram, desistiram e foram fracassados.
 - Para eles as dificuldades eram insuperáveis.
 - Todos naquela geração que murmuraram e tiveram medo de obedecer a Deus morreram no deserto e perderam a benção divina.
 - A geração que entrou era nova, os únicos que entraram daquela geração antiga foi Josué e Calebe.
 - Quando olho para igreja, vejo pessoas perdendo o rumo, o objetivo de sua vida.
 - Quantas vezes nos fixamos na dificuldade da tarefa em vez de focar o poder e a promessa de Deus?
 - Quando fazemos isso, perdemos as bênçãos que Deus nos prometeu.
 - O objetivo do cristão é o céu, é de ter uma vida no centro da vontade de Deus. Você foi chamado para marcar sua geração como um vencedor e não um derrotado.
 - Mas, têm pessoas se desviando para o pecado, desviando para uma vida leviana e sem sentido algum. Pessoas querendo voltar para o deserto ou para o Egito.
 - Pessoas se desviando da promessa de Deus. Não faça isto, o Senhor diz a você nesta noite: “Este é o caminho, andai por ele”.
 - O caminho é Cristo, precisamos andar por Ele.
 - Existem pessoas que desistem com muita facilidade, não deve ser assim, aliás, você não pode desistir por nada.
 - “O mais importante na vida não é a situação onde estamos, mas a direção para a qual nos movemos”.
 - Não perca o rumo, a direção que vai levá-lo a alcançar os objetivos de Deus para sua vida.



Conclusão:
 - Alguém disse: "Um riacho perderia sua canção se Deus removesse as pedras".
 - Os obstáculos da vida, em vez de desanimar-nos, devem motivar-nos a buscar novas alternativas e, assim, encontrar o melhor caminho para atingir nossos objetivos e realizar os nossos sonhos.
 - “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”.  Martin Luther King Jr.

Estudo feito por Pr. Fernando Vanalli

Nenhum comentário:

Postar um comentário