Pages

quinta-feira, agosto 30, 2012

Estudo: Você é Noiva ou amante?


Ap 22:17a: “E o Espírito e a noiva dizem: Vem”.

Vemos na Bíblia que a Igreja é comparada a uma Noiva, sendo Jesus o Noivo e que acontecerá como que um casamento: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19:7).
Infelizmente nem todos que estão dentro da Igreja, ou se dizem cristãos, estão no grupo da “noiva” de Cristo. Jesus disse isso em Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
Com base nisso me veio essa reflexão e eu pergunto: Você é Noiva ou Amante?

Vejamos algumas diferenças entre noiva e amante:

1) Noiva ama. Amante é interesseira.
Mt 22:37: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”.  Além de amar, a noiva se entrega. Amar nem sempre será apenas sentimento, pois muitas vezes temos que “decidir” amar, e outras vezes temos que “escolher” amar, isso porque os nossos sentimentos oscilam demais e não são confiáveis.
Tg 4:3:” Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”.  Ai está uma grande e triste realidade, que podemos comparar a uma amante. Buscar a Deus somente por interesses pessoais e egoístas, não são as formas corretas de se relacionar com Ele. Pode até ser que alguém se achegue a Deus para Ele resolver seus problemas, mas essa motivação não pode ser para a vida toda, pois à medida em que o relacionamento se firma, o interesse tem que se transformar em amor.
A oração é uma das formas de mantermos comunhão com Deus, mas se fizermos isso com intenção e de forma errada, será de pouco proveito, pois muitas vezes a pessoa se engana, dizendo que é para Deus ou para as pessoas, enquanto na verdade não passa de um sentimento egoísta e de interesse pessoal.

Então se você vai ao culto, lê a Bíblia, ora, jejua, faz as coisas para Deus motivado pelo amor a Ele, você saberá que é “noiva”; mas se faz essas coisas somente com interesses egoístas e pessoais, você sabe que é “amante”.

2) Noiva assume e mantém o compromisso. Amante tem caso e aventura.
Ap 2:10b: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Compromisso vai além de responsabilidade. O compromisso é uma consequência do amor. Assumir compromisso com Deus é se comprometer com Ele ao ponto de fazer aquilo que Ele deseja com alegria, com liberdade e com entusiasmo. E quando assumir esse compromisso, decide ser fiel a Ele sem ter “caso” com o diabo, o mundo e o pecado. É Por isso que crente fiel não faz, não vai e não vive igual ao mundo.
A amante não tem compromisso, somente caso e aventura. E quando ela tem essa atitude, está destruindo ou abalando um relacionamento sério e de comprometimento. Posso dizer que ela não assume compromisso, pois sabe que o mesmo que ela faz, pode acontecer com ela, na relação causa-efeito. 

Por assumir compromisso com Deus, a noiva é e faz o que é preciso e exigido desse compromisso, como por exemplo: ir aos cultos regularmente e com alegria; orar, jejuar e ler a Bíblia não será um peso, mas uma alegria e prazer constante.
Pelo fato de a amante ter casos isolados, ela vai ao culto de vez em quando, ou só quando a coisa “aperta”. Orar, jejuar e ler a Bíblia é raro, ou só quando precisa de alguma “benção”, e isso é ter “casos” isolados e sem de fato assumir compromisso com Deus.


3) Noiva cuida. Amante tira proveito.
Por ser motivada pelo amor, a noiva tem prazer em cuidar de tudo o que se refere ao seu noivo.
Em Jeremias  48:10a diz: “Maldito o que fizer a obra do Senhor relaxadamente”.  A noiva não só cuida para manter o seu relacionamento saudável, mas faz as coisas com zelo e leva tudo muito a sério.
A amante não tem essa preocupação. Pelo fato de ser interesseira, ela só se preocupa em tirar proveito em tudo que puder. Não se importa, não se esforça, não coopera, não ajuda e só quer se aproveitar.

Se você tem o cuidado de manter esse relacionamento com Deus a sério e cuida daquilo que é de Deus e para Ele, então você sabe que é noiva.
Mas se faz de Deus um “gênio da lâmpada” pensando que Ele é obrigado a fazer o que você quer, da forma e na hora que você quer, não se preocupando em ter um relacionamento sério com Ele, então você tem o comportamento de uma amante e não de uma noiva.

4) Noiva enfrenta tudo e todos. Amante abandona nas horas difíceis.
Existe um grande mistério, permitido por Deus, ensinado por Jesus e pouco aceito pelos cristãos: é a chamada Teologia do Sofrimento, ou seja, se necessário for, sofrer por amor a Cristo. Quando digo que noiva enfrenta tudo e todos, quero dizer que a noiva está disposta a sofrer qualquer tipo de situação e resiste a qualquer pessoa para não perder seu relacionamento com Deus.
Veja o que Jesus disse em Mateus 5:10-12: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”.
Mesmo depois de ter andado com Jesus, ter tido a oportunidade de aprender com Ele e ter visto Seu poder sendo manifesto, Pedro ainda tinha procedimento de “amante”, pois quando Jesus foi preso ele O negou três vezes, abandonando sua fé n´Ele quando o apertaram e perguntaram se ele era um dos que andavam com Ele e assim por diante.
Com isso aprendemos que tem muita “amante” se achando “noiva” de Cristo.

Com base nisso vemos que a noiva faz o que for preciso, sem ter medo de se entregar, pois está tão íntima do seu cônjuge que confia n´Ele plenamente.
A amante, por só ter interesse e não ter compromisso, abandona quando é exigido mostrar as coisas importantes e necessárias.

5) Noiva espera. Amante força.
Sl 40:1: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”.
Quando se conhece Deus e Suas formas de agir, vamos entender o que diz em Eclesiastes 3:1–8, quando explica que tudo tem o seu tempo certo e determinado. Esse “esperar” vem da relação de intimidade com Deus, pois o fato de conhecê-lo leva a “noiva” a confiar e esperar o Seu tempo.
Por não ter amor, nem compromisso e não se importar, a amante não espera e passa a forçar sobre o que não tem sequer direito. E então começa a exigir, usando até de força ou outras formas reprováveis para alcançar seus objetivos egoístas.

Sabe-se que se é noiva quando se espera o tempo de Deus, e esse esperar não é de qualquer jeito, é orando, adorando, confiando n´Ele. Pois quando chegar o tempo d´Ele tudo será perfeito.
Querer forçar e exigir é uma atitude errada, assim como o Filho Pródigo fez. E esse é o procedimento de amante e não de noiva.

6) Noiva é espiritual. Amante é carnal.
Como diz em Apocalipse 22:17a: “E o Espírito e a noiva dizem: Vem”. Isso mostra que o Espírito e a noiva estão ligados na mesma “sintonia”. O que o Espírito quer a noiva também quer, porque estão juntos e ligados, então posso dizer que estão no mesmo espírito. Posso dizer que, para ser espiritual, precisamos ter o Espírito Santo em nós. E a partir daí desejaremos o que o Espírito deseja.
É por isso que Jesus disse em João 4:23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.
Em 1 Coríntios, capítulo 2, Paulo nos mostra a diferença entre o ser carnal e o ser espiritual.
A amante se preocupa mais em seu prazer do que agradar a Deus. Pelo fato de não ser espiritual, busca satisfazer o que a carne pede. Em Gálatas 5:16-26 Paulo descreve sobre o fruto do Espírito e as obras da carne. Quem faz o que a carne pede, ou seja, o desejo e prazer pelo pecado, é carnal. E bem sabemos que não tem como ser carnal e espiritual ao mesmo tempo.

Se você é espiritual, os seus desejos e projetos estão centrados em agradar o Espírito e honrar a Palavra de Deus, então você sabe que é noiva. Mas se você é carnal, tendo prazer apenas naquilo que a carne pede e no que é condenável pelo Espírito, então sabe que é amante.

Como vimos, não vale a pena ser amante, e se você percebeu que é isso o que você tem sido, se arrependa e peça ajuda do Espírito Santo para se tornar a “Noiva” de Cristo. Pois Ele vem buscar a Sua noiva e não Sua amante. E só para deixar claro, Jesus não tem amante, mas usei essa figura para explicar sobre os relacionamentos que podemos ter com Ele.
Por ser Sua noiva, devemos nos preparar para nos encontrar com Ele. Em Ap 19:7 diz: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”.
Somente a noiva irá para o Céu viver a eternidade com Jesus. Que a sua decisão e escolha seja de ser noiva e não amante.
Que Deus te abençoe e te ajude no que for preciso.

Por Junior Schimidt

Um comentário:

  1. Como seres humanos, todos somos falhos e tal, e eu me considero particularmente como noiva, porem precisando aprender mais no senhor, buscar mais, amo a Deus e apesar de dizer que sempre confiamos e esperamos é fato que isso nao é verdade pois temos nossos deslises, minha decisão é buscar a cada dia amar a Deus mais e mais esperando no seu tempo e nao no meu, para que assim agrade ao senhor merecedor de toda honra e gloria, fiquem na paz.

    ResponderExcluir