Pages

terça-feira, janeiro 06, 2009

Aula On-Line: Entendendo o braço da guitarra ou do violão

Bem, para iniciarmos este assunto vamos ter que falar um pouco de escala. Existem basicamente dois tipos de escala, a escala diatônica e cromática, se você voltar às primeiras páginas do livro, verá o que é um intervalo diatônico e intervalo cromático.

Escala diatônica é aquela escala formada por oito graus conjuntos, guardando as posições de tons e semitons. Talvez você esteja perguntando, guardando as posições de tons e semitons? Graus conjuntos? Sim, pois este é um tipo de escala que vai direto ao assunto ou seja:

- conjunto significa imediato, Dó > Ré / Ré > Mi / Fá > Sol e assim por diante, sem nenhuma nota entre elas.
- guardando as posições de tons e semitons, significa que a escala é formada por estes oito graus, com notas especificas para cada tonalidade, que vocês verão mais tarde em formação de escala (Ciclo das quintas). Um exemplo de escala diatônica é a escala de Dó.

Vejam o gráfico acima e reparem que existem cinco tons e dois semitons naturais na formação a escala. Esta é a fórmula para obtermos a escala diatônica.

Já a escala cromática é formada pela sucessão de 12 semitons. Esta escala ao contrário da escala diatônica nos mostra todas as alterações, os sustenidos e bemóis.
Relembrando que o sustenido eleva a nota ou tom em um semitom, e o bemol abaixa a nota ou tom em um semitom. Vejamos como ficam dispostas as notas da escala cromática.


Bem, já conhecemos a escala diatônica e a escala cromática, agora vamos transportar este conhecimento para a prática, observando as escalas no braço do instrumento. Veja na página seguinte.


Vamos começar assim:

Escolha uma corda... Já escolheu? Muito bem, qual o nome dado a esta corda solta... Já descobriu? Ótimo! Vamos pensar que você escolheu a mais prática, a primeira corda que recebe o nome de MI. Se a corda é mi quando tocada solta, se nós apertarmos as casas do braço da guitarra ou do violão, obteremos outros nomes. Porque? Porque ao apertarmos as cordas mudamos a quantidade de vibração desta corda. Dessa forma obtemos sons mais graves ou mais agudos, é isto que vamos entender.

Se eu toco a primeira corda solta eu tenho a afinação de Mi, porém se eu tocar a mesma corda na primeira casa ela recebe o nome de Fá, se apertar-mos na segunda casa ela passa chamar-se Fa# ou Solb, e assim por diante até a 12ª casa que quando apertada recebe o mesmo nome da corda solta.
É importante salientar que o braço da guitarra ou violão corresponde a uma escala cromática, quando tocado uma casa após a outra na mesma corda, ou seja, da corda solta até a 12ª casa. Eu aplico o sustenido quando estou em escala ascendente (da mão em direção ao corpo) e bemol em escala descendente (do corpo em direção a mão).

Vejamos o exemplo.



O exemplo acima nos mostra a disposição das notas no braço em relação à corda mi. Seguindo o mesmo raciocínio vejam os como ficam dispostas às notas no braço a partir da 5ª corda solta.

Este estudo se faz necessário para que você torne o seu aprendizado muito mais fácil, pois sabendo onde se encontram as notas você poderá transferir um desenho de acorde, uma escala ou até mesmo um solo imagine, você está tocando com alguém e derrepente, a pessoa diz que a música terá que ser tocada um tom acima ou abaixo, como você já sabe os acordes e os solos é só mudar de lugar e fazer a mesma coisa, pois os desenhos não mudam o que mudam são as notas. Siga os exemplos acima e façam o mesmo com as demais cordas.


EXERCÍCIOS

Preencha as casa abaixo.



Responda.


1 – O que é um grau conjunto?
R- _______________________________________________________


2 – Qual a diferença entre escala diatônica e uma escala cromática?
R- _______________________________________________________


3 – Escreva uma escala cromática partindo da nota Fá.
R- _______________________________________________________


4 – Quando o braço da guitarra corresponde a uma escala cromática?
R- _______________________________________________________


5 – Qual é a nota correspondente a:

R- 6ª casa, 4ª corda _______, 3ª casa, 3ª corda _______, 7ª casa, 2ª corda______
2ª casa, 6ª corda _______, 9ª casa, 5ª corda _______, 11ª casa, 3ª corda _______


Aula feita por Juliano Moura
Fale com Ele

Nenhum comentário:

Postar um comentário