Pages

sábado, janeiro 17, 2009

Dica: Princípios de Orientação da Personalidade

Estamos iniciando este quadro de Dicas. Teremos dicas para pregadores, musicos, sobre o ministério geral dentro da Igreja, e teremos dicas de vários assuntos também.
Fiquem atentos e esperamos que vocês gostem e aproveitem o máximo essas dicas.

Dica: Princípios de Orientação da Personalidade
Alvo: Ministros
Área: Igreja

Um discurso eficaz compôe-se de:
- 50% de matéria sobre o assunto;
- 20% de pisicologia de abordagem e conclusão;
- 20% de um pronunciamento eficaz;
- 10% de personalidade
Contudo, estes 10% "leveda" todo o discurso!

1. Seja você mesmo
Relaxa, fique natural e sem afetação. A tensão cria o nervosismo. Sob tensão a memória não funciona bem. O seu nervosismo será comunicado aos ouvintes e eles também se sentirão tensos.
A melhor maneira de relaxarmos é entregarmos a nossa mensagem a Deus. Faça o melhor que você puder, e deixe os resultados nas mãos de Deus.

2. Tente não copiar os outros
Deus escolheu a você porque Ele que usar você. Você tem algumas características especiais, peculiares a você somente, e Deus tem um propósito para elas.
É um grande erro tentarmos copiar alguém. Não importa o quão eficaz ele seja. Se tentarmos copiar alguem, seria o mesmo que Davi usar a armadura de Saul.
Quando tentamos copiar alguem, logo os ouvientes perceberão e verão que a nossa mensagem é uma idéia de superficialidade.

3. Seja verdadeiro consigo mesmo
A integridade e a honestidade são essenciais para o ministro. Você é um vaso para Deus, um porta-voz, para que Ele possa falar aos homens através de você. Portanto, Ele quer um vaso que seja honesto, sem hipocrisia e engano.

4. Seja um vaso limpo
É importante que os seus ouvintes atinjam um ponto mais elevado que o seu. Se a sua vida estiver poluída, você poluirá os seus ouvintes.
Você sempre se reproduzirá segundo a sua espécie. Você tem uma séria responsabilidade de ser o tipo de pessoa qiue Deus quer produzir, a fim de que o fruto do seu ministério seja também desta mesma variedade.

5. Seja Sincero
Sinceridade significa sermos libertos de fingimento ou de tapeação. Significa sermos a mesma pessoa na realidade assim como somos na aparência. Não tente parecer ser algo em público que você não seja na sua vida privada.
Evite a "fachada" religiosa. Deus não se agrada disso, e as pessoas logo perceberão também.

6. Tenha um propósito e um Objetivo claros
A nossa personalidade é moldada e desenvolvida adequadamente quando temos um verdadeiro objetivo na vida. Se a sua vida fer verdadeiramente dedicada a tornar-se um eficaz ministro de Deus, a sua personalidade se desenvolverá para este fim. Ela tomará a forma mais apropriada.
Se Deus o chamou para ser um ministro, dedique-se de todo o seu coração a alcançar o desenvolvimento perfeito deste chamado. É a coisa mais importante da sua vida.

7. Seja totalmente Dedicado
Dedicação é o que impulsiona as pessoas a correrem atrás de seus sonhos, e torná-los realidade. Nada de valor se obtém sem que se pague um preço. Entregue-se de todo o coração. Que esse objetivo seja primordial na sua mente. Estude o máximo que puder. Permita que ele absorva e o motive.

Fonte: O Cajado do Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário