Pages

quinta-feira, agosto 27, 2009

Estudo: A Sós com Deus - Casais

AMADO(A)!

Talvez você não tenha parado para pensar, mas este é um momento especial na sua vida. Instante de meditação sincera, em que você pode e deve aproveitar para verificar como se encontra esta área tão importante da sua vida, que é o casamento. Esta instituição divina, tão fundamental para a sociedade e alvo da fúria do inimigo, pode ser preservada, aperfeiçoada e edificada em firmes alicerces. Porisso, consulte o seu interior e deixe que o Espírio Santo o(a) leve a um confronto sincero diante desses aspectos:

1. A BÍBLIA É A FONTE NÃO SÓ DE PROTEÇÃO AO LAR, MAS PRINCIPALMENTE, DE SUSTENTO PARA A FAMÍLIA:
- traz princípios que norteiam o casamento;
- ensina como educar filhos;
- traça os parâmetros para o relacionamento conjugal;
- demonstra a verdadeira doutrina de Cristo;
- com ela vencemos as astutas ciladas do Diabo.

PERGUNTA:
Como está o seu desempenho com a Bíblia? Até onde tem sido ela, e não a mídia e nem uma outra fonte de aconselhamento, que tem dirigido o seu casamento?

ORE:
Pedindo a Deus graça, força e disposição para dedicar mais tempo para a leitura da Palavra – a sós, com a esposa e com os filhos.


2. AO SE CASAR, HOMEM E MULHER FAZEM UMA ALIANÇA (OU PACTO) DE:
- fidelidade;
- amor em toda e qualquer situação;
- respeito mútuo;
- permanecerem juntos “até que a morte os separe”.

PERGUNTA:
Até que ponto você tem mantido esse juramento? Será que o inimigo não tem lançado setas de desânimo, ódio, desrespeito, separação?
ORE:
ROGANDO A DEUS QUE LHE FAÇA FIEL AO SEU JURAMENTO. QUE LHE DÊ FORÇAS PARA RESISTIR A QUALQUER SUGESTÃO DO INIMIGO. QUE RENOVE O AMOR EM SEU CORAÇÃO. QUE ENCHA A SUA ALMA DE SABEDORIA PARA VENCER.

3. A VITÓRIA NO CASAMENTO DEPENDE DO EXERCÍCIO DIÁRIO DE ALGUMAS VIRTUDES, COMO:
- Amor;
- Perdão;
- Paciência;
- Respeito;
- Fé e Esperança.

PERGUNTA:
Você já aprendeu a perdoar e a pedir perdão? Existe algo em seu interior que necessita de conserto? E o amor, tem crescido ou diminuído? Você tem perdido a paciência e manifestado um comportamento intolerante? E o respeito pelo seu cônjuge, como vai? Você tem cultivado a fé de que tudo vai mudar e a esperança de que um dia Deus agirá?
ORE:
Rogando a Deus que o (a) auxilie a enxergar dentro do seu interior e o (a) capacite para o perdão. Que Ele lhe dê um coração perdoador. Que, pelo seu espírito, ele aumente o amor pelo seu cônjuge em seu coração. Que o Senhor o (a) encha do espírito de tolerância, paciência e fé. Que o seu desejo de orar aumente.


4. O PLANO DE DEUS é QUE O LAR SEJA UM PEDACINHO DO CéU. FELIZ O LAR INUNDADO POR HINOS DE LOUVOR A DEUS, QUE TEM A BÍBLIA COMO SUA BÚSSOLA, ONDE TODOS ORAM JUNTOS, QUE FAZ O CULTO DOMÉSTICO E RESOLVE OS SEUS CONFLITOS DIANTE DO SENHOR. FELIZ A FAMÍLIA QUE SEGUE PARA A CASA DO SENHOR E MANTÉM COMUNHÃO COM A IGREJA.

PERGUNTA:
Você tem lutado para que assim seja o seu lar? Tem investido tempo e dinheiro em tudo o que louva a Deus? Seus filhos têm o exemplo de pais participativos, freqüentes, que amam a casa e a obra de Deus? E o culto doméstico, que lugar ocupa em seu família?

ORE:
PEDINDO AO SENHOR QUE RENOVE A SUA DEDICAÇÃO À IGREJA. QUE ELE LHE DÊ PRAZER EM SERVIR. QUE ELE FAÇA DE SUA VIDA UM EXEMPLO PARA A SUA FAMÍLIA: DE FÉ, AMOR, DEDICAÇÃO, PACIÊNCIA E CONSAGRAÇÃO.


FINALIZANDO:
- Medite nisso, que toda mudança deve começar por você. Mudar o outro, é um processo que só o Espírito de Deus pode realizar.
- Os bloqueios são provenientes da falta de perdão, do espírito crítico, da perda do amor, onde se enxergam apenas os defeitos do “outro”. Deus pode e quer anular os bloqueios.
- Faça de Jesus o seu aliado nas questões do seu casamento. Ninguém melhor do que Ele para colocar no lugar tudo o que precisa ser acertado.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt
Fale com ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário