Pages

sábado, janeiro 15, 2011

Estudo: Como se originou o pecado

O texto de 1 Jo 3.8 apresenta a origem do pecado em Satanás: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio”. Certamente o apóstolo se baseou na afirmação de Jesus em Jo 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.
Em Ez 28.15 vemos, acerca de Lúcifer: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti”. Portanto, nem Deus é autor do pecado, nem o homem, pois este é algo que vem de fora, mediante a serpente ou Satanás, conforme 2 Co 11.14; Ap 12.9 e 20.2. O relato bíblico de Gênesis 3.1-7 faz-nos entender que a tentação foi associada à dúvida relativa à Palavra de Deus: “Deus disse”.
Porém o pecado foi introduzido no mundo pelo homem, entrando também a morte como penalidade, Rm 5.12: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.
Satanás tentou o homem para o pecado por meio dos seguintes estágios, segundo Sheed, analisando Gênesis 3: (1) a curiosidade e a desconfiança despertadas em Eva, v.1; (2) insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus: a) sua bondade no tocante à  restrição; b) sua retidão relativamente à afirmação de que morreriam, v.4; c) sua santidade, quando Satanás assevera que, ao contrário de “morrerem”, seriam ambos “como Deus, conhecedores do bem e do mal”, v.5. Esta tríplice dúvida conduziu à (3) incredulidade, que por seu turno se desfecha na (4) desobediência, v.6.
A Bíblia Anotada analisa a origem do pecado sob quatro ângulos:
a) Em Relação a Deus - Deus não pode pecar, e, no entanto o plano de Deus “precisaria” ter incluído a permissão para a entrada do pecado no mundo, já que desde a eternidade incluía um Salvador.
b) Em Relação a Satanás - O pecado foi achado em Satanás, Ez 28.15. Esta afirmação é o mais próximo que a Bíblia chega de uma indicação da origem do pecado.
c) Em Relação aos Anjos - Alguns deles seguiram a Satanás em seu pecado, Jd 6.
d) Em Relação ao Homem - O pecado originou-se no Éden, quando o homem
deixou-se tentar por Satanás, Gn 3.

Feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Um comentário:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir