Pages

quinta-feira, novembro 10, 2011

Estudo: O Atleta Cristão


Ultimamente os atletas têm superado uns aos outros para conquistar e bater novos recordes. Analisando o mundo, está aplicação foge um pouco do esporte e se aplica em todas as áreas do ser humano, pois todos querem algum tipo de êxito na vida.
Paulo em 1Corintios escreve aos corintos, com o mesmo objetivo de que eles alcançassem o êxito espiritual, ou seja, a salvação e o exercício de seu chamado, por isso que diz assim em 1Corintios 9:24-27:
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”
O contexto da passagem se refere a uma antiga cidade grega, Corinto que foi destruída e reconstruída pelos romanos e que ficava numa posição estratégica, que lhe permitia controlar o comércio que passava entre os mares Egeu e Adriático.
Paulo fala sobre alcançar alvo, pois os atletas correm em busca de receber uma coroa de louros ou uma linda medalha de ouro no peito, assim também desta forma, nós temos o mesmo objetivo alcançar uma coroa, porem não uma coroa corruptível, contudo uma incorruptível, pois com o tempo nunca se acaba ou se esquece.
Os atletas que buscam alcançar um prêmio passam por uma série de treinos intensivos e requisitos importantes para receberem no final da prova a sua conquista, portanto da mesma forma nós que queremos ter êxito espiritual precisamos de requisitos para alcançar o prêmio, por isso apontarei alguns pontos que são importantes para alcançarmos o nosso objetivo.
Um atleta para ser vitorioso ele primeiro precisa de tempo, pois no tempo de Paulo em Corinto os competidores passavam 10 meses em treinamento, ou seja, nós precisamos de tempo para aquilo que queremos alcançar.
Segundo o competidor precisa de se esforçar antes e durante da prova, ou seja, ele não pode desistir, assim também é conosco não podemos desistir, todavia nos esforçar.
Deus fala conosco, quando falou com Josué “Esforça-te e tem bom animo, não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.
Terceiro para um atleta é fundamental, uma boa alimentação, principalmente se for balanceada, pois sem alimentação, o competidor esmorece, fica fraco, sem forças, assim nós também precisamos nos alimentar da palavra de Deus.
Quarto o competidor precisa ter um referencial, um paradigma, um modelo, um exemplo a ser seguido, assim, por conseguinte nós da mesma forma precisamos olhar para alguém, ou seja, Jesus, o autor e consumador da nossa fé, aquele que morreu por nossos pecados.
Quinto o atleta em meio a corrida não pode parar, entretanto continuar perseverante e nós se perseverarmos até o fim seremos salvos, ou seja, conseguiremos a vitoria
Portanto se você está participante desta corrida, saiba que com estes pontos básicos você alcançará no fim a sua vitoria, ou seja, a salvação, mas não fique apenas nestes mínimos pontos e prossiga alem com muitos outros que são fundamentais e importantes.
Todavia se você, ainda não é participante desta corrida, saiba que, ainda há oportunidade de se inscrever, basta aceitar a Jesus, como seu salvador, pois a sua inscrição já foi paga, através do sacrifico dEle na cruz.

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário