Pages

quinta-feira, novembro 22, 2012

Estudo: Escatologia - Juízo Final


Logo que acabar o Gogue e Magogue, se dará inicio ao Juízo Final. Este acontecimento está relatado em Apocalipse 20: 11-15. O apóstolo João viu um Grande Trono branco e viu também aquele que estava assentado sobre o trono, mas ele diz algo interessante, “... da presença dele fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.” (Ap. 20:11b)
Possivelmente a terra onde habitamos e o céu que vemos serão destruídos, conforme nos mostram alguns textos bíblicos: (2Pe 3: 7, 10b, 12b ; Sl. 102:25,26 ; Is 34:4)
Com isso o julgamento acontecerá, mais o que realmente é o juízo final? Quem participará dele? 
- O Juízo Final será a sentença divina contra aqueles que já foram culpados, pois negaram servir a Deus de alguma forma e perderam a salvação eterna. E esse Juízo será sem misericórdia (Tiago 2:13), cada um terá que pagar sua conta e isso individualmente, todos os perdidos terão que sujeita-lo e terão que confessar perante todos que Jesus é o Senhor.(Filipenses 2:10, 11).
- O Juiz desse tribunal será o próprio Senhor Jesus que de Advogado (1Jo 2 :1) será promovido a Juiz. E seu Juízo será justo, verdadeiro e ninguém poderá discutir as sentenças.
- Estarão no Juízo Final, duas multidões, os salvos e os perdidos.
- Os salvos não serão julgados, pois não há mais condenação para eles (Rm. 8:1), eles estarão lá para julgar com Cristo, segundo a Bíblia julgaremos até os anjos caídos (1Co. 6:3).
- Os perdidos, estes sim serão julgados. Aqueles que estiverem mortos ressurgirão, todos os que morreram sem Deus em toda a história da humanidade desde Gênesis até o Juízo final. Eles ressurgirão para a vergonha e o desprezo eterno, ou seja, serão envergonhados perante todos no Juízo final e serão desprezados por toda a eternidade. (Dn 12:2; Jo. 5:28, 29)

- Depois de sentenciados, eles serão lançados no lago de fogo e enxofre, que é pior do que o inferno, onde já estão Satanás, o Anticristo e o Falso profeta, não só estes mais o próprio inferno e a morte serão lançados nesse lago de fogo e enxofre, onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga (Marcos 9:44, 46). Onde serão atormentados todos os dias de dia e de noite. (Ap. 20:10b).

E nós iremos morar eternamente com Deus, onde não haverá mais pecado, não haverá mais sofrimento, não haverá mais lágrimas, mas iremos desfrutar de tudo aquilo que Deus tem nos preparado. (Ap. 21:1-27). Será um lugar maravilhoso e se cumprirá aquela palavra que diz: “As coisas que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.(1Co. 2:9).

Por Kayo César

Um comentário:

  1. Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá tremores de terra e falta de alimentos. Essas coisas serão como as primeiras dores de um parto. Marcos 13:8

    Os estudiosos de escatologia já contam com uma nova ferramenta, é o projeto Sinais do Tempo Presente ( http://www.sinaisdotempo.com.br ) que faz o acompanhamento dos sinais com potencial apocalíptico em tempo real.

    ResponderExcluir