Pages

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Dica: A Importância do consumo de Alimentos Integrais


Alimentos integrais podem ser definidos como aquele tipo de alimento cuja estrutura não foi alterada, mantendo dessa forma a integridade dos seus nutrientes incluindo cascas e películas protetoras, além de apresentar muitas vantagens nutricionais, ou seja, há grandes quantidades de vitaminas, minerais e fibras em sua composição.
O consumo de alimentos integrais tem sido bastante incentivado nos dias atuais. Estes alimentos apresentam a fibra solúvel e pesquisas revelaram que a presença dessas fibras solúveis que são digeridas pelo organismo, ajuda a reduzir o colesterol e a glicose sanguínea. Por isso, substituir os alimentos refinados (mais processados) por alimentos integrais (inteiriço) é considerado uma prática muito saudável.
No processo de redução de peso a inclusão de alimentos integrais é essencial, pois devido a grande quantidade de fibras, estas irão beneficiar o organismo e também ajudar no prolongamento da saciedade, reduzindo a fome e tendo como consequência a diminuição do consumo por alimentos.
Os cereais são os principais representantes dos alimentos integrais, sendo eles: grãos e cereais - como arroz, trigo, aveia, centeio e seus derivados farelos, farinha e pão - cereais matinais entre outros. Procure consumir uma porção de cereais integrais por dia.


FIQUE ATENTO: 
É importante não confundir os alimentos integrais 
com os orgânicos, que hoje também está na moda.
Os orgânicos são aqueles que foram plantados sem 
agrotóxicos ou adubos químicos, mas não são 
necessariamente integrais – nem os integrais 
são necessariamente orgânicos.


Nutricionista Keilla Maylla Comar – CRN 6509

Nenhum comentário:

Postar um comentário