Pages

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Reflexão: Desenvolvimento espiritual


Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” – Hb 5:12-14

Conforme o texto, acima é possível observamos a repreensão de Deus aos hebreus dizendo que eles estão no estágio infantil, ou seja, que não se desenvolveram. Por isso em vez de receberem alimento solido, recebem ainda leite materno, porque ainda são crianças/meninos na fé.
Se pararmos alguns segundos para pensar, quando o desenvolvimento do corpo físico, começa ao ponto básico que vamos convergir é ao nascimento, contudo a palavra do Senhor não difere disso, se olharmos em João 3, vamos identificar o começo do desenvolvimento espiritual, quando nascemos de novo.
Jesus instrui a Nicodemos sobre o novo nascimento, sendo que este não é físico de nascer de novo do ventre de nossa mãe, mas de nascer espiritualmente, ou seja, de abandonar o passado (velho homem) e nascer um novo homem, que não vive mais no pecado do passado.
O processo do Novo nascimento se resume em uma escolha pessoal em Jesus Cristo, como seu Salvador, seguido por deixar o pecado. Outro ponto fundamental, neste processo é o anseio pelo crescimento, ou seja, o desenvolvimento. E o ponto crucial é a vontade de querer se aproximar de Cristo, isto acontece quando abrimos mão do velho homem e buscamos ao Senhor, por meio de oração, jejum e adoração.
Todavia se voltarmos ao texto de inicio, vamos notarmos que a repreensão de Deus, é porque as pessoas estavam num patamar de imaturidade espiritual, pois não estava conseguindo discernir entre o bem/correto e mal/errado.
Por isso lhe chamo a atenção, para que você sai deste patamar, é necessário buscar o amadurecimento, que se resume em analisar aquilo que Deus não gosta e eliminar da nossa vida, assim como praticar os frutos do Espírito e buscar conhecer a Cristo.
Essa mudança na sua vida ocorre por meio de confissão, arrependimento e anseio pela transformação.  Todavia não nos esquecemos de que o agente da mudança se chama Espírito Santo, porque é através da ação d"Ele, que nós mudamos nossas convicções, atitudes e crenças.
Portanto finalizo esta postagem lhe dizendo não fique na imaturidade, mas amadureça, ou seja, desenvolva-se, ou melhor, cresça, seja no conhecimento, seja nas experiências, seja nos dons, seja nos talentos, seja em todas as áreas da sua vida. Entretanto um lembrete é importante, assim como a planta não cresce da noite para o dia, lhe digo seu amadurecimento será um processo, que talvez leve tempo, por isso lhe digo, persevere.
Que Deus te abençoe!

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário