Pages

quarta-feira, junho 17, 2009

Estudo: Jubal: O Inventor de Instrumentos Musicais

Em Gênesis 31:27, aparece as primeiras referências à musica, os Hebreus dedicavam a essa arte em suas habitações, nos campos. Foi introduzido a musica no tabernáculo através dos eruditos.

Em Crônicas 15:17, dá inicio da 1º orquestra contendo três regentes: Hemã, Asafe e Etã, ou Jedútun. Esses regentes inauguram a 1º escola de Musica.

Os instrumentos a serem ensinados pelos regentes foram:

Instrumentos de percussão:

Cimbalos (marcava o compasso). Em Salmos 150:5 mencionam dois tipos diferentes, sendo eles: Tamboril e Adufe/ Pandeiro (tocados pelas Mulheres). Estas práticas encontram-se nos Livros: Êxodo 15:20, Juizes 11:34, Samuel 18:6 e Salmos 68:25.

Instrumentos de Corda:

Saltério/ Alaúde (adaptado ao soprano), Harpa adaptado ao baixo, I Crônicas 15:1 a 29. Eram instrumentos de cordas longas, sua musica era solene e grave. Guitarra, no versículo do livro de Daniel 3:15.

Instrumentos de Sopro:

Flauta, Muito usado na páscoa Hallel (Salmos de Louvor) e outras festas, citados nos Livros: Gênesis 4:21, Jó 21:12, 30:31 e Salmos 150:4. Pífaro, esse instrumento não era utilizado dentro do templo e sim em procissões, encontra-se nos versículos dos Livros: Isaias 30:29 e I Reis 1:40. Trombeta, Corneta ou Buzina, eram instrumentos usados somente pelos Sacerdotes e Arautos. O som do instrumento Trombeta era grave e rouco. A Corneta e a Buzina apresentavam notas claras e vibrantes. Sambuca, instrumento semelhante a Trompa ou Trombone encontra-se em Daniel 3: 1 a 15 assim também como o instrumento Gaita de Foles que consiste dum saco de couro cheio de ar e dois tubos.

O Cântico na Tenda erguida pelo Rei Davi

Em Crônicas 15:17, quando Davi ordenou para que levasse a Arca a Tenda que ergueram, colocaram-na no meio dela, oferecendo holocaustos e sacrifícios para o Senhor. Davi cantou seu primeiro salmo a Deus depois, junto com os Levitas e Ministros introduziram os Cânticos de louvor, está no livro de I Crônicas 16: 1 a 43. Davi amava a musica e observava a necessidade do seu povo, para que todas as nações louvassem o nome do Senhor Jesus.

Em I Crônicas 25, Davi da Função para os Cantores em seus respectivos turnos.

No 2º Templo, depois da aprovação de Deus, não era costume a congregação cantar, mas todos entoavam o Amém.

No Hallel, o povo repetia a 1º linha de cada estrofe, depois a 2º linha entravam o Aleluia. Em Jeremias 33:11 refere que era igual ao 1º Templo, em Êxodo 15:1:22 , Salmos 118 e Esdras 3:10, relatam que cantavam alternadamente, exemplo de Miriã que dirigiu uma companhia de mulheres. Também se ouvia os cânticos Anti-fonicos.

Levita, não espere de braços cruzados. Estude a palavra de Deus. A Bíblia esclarece as duvidas quanto ao chamado. Deus nos deixa claro que nós precisamos dele. Temos que conhecê-lo melhor estudando a sua palavra, ela é linda, rica e maravilhosa. Se apaixone e conheça as mais belas histórias da Bíblia. Deus estará completando em seu coração.

Essa apostila é só o começo!

Estudo feito por Angela C. Rodrigues
Fale com ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário