Pages

segunda-feira, outubro 24, 2011

Estudo: Escatologia: Introdução a Escatologia


Iniciaremos hoje, uma série de estudos sobre Escatologia.

A palavra escatologia tem origem grega a partir de duas palavras “eschatos” = “ultimo” ou “final” e “logos” = “estudo”, juntas teologicamente significam Estudo das últimas coisas.
A Bíblia possui escatologia de Gênesis a Apocalipse, desde a criação do mundo a palavra de Deus nos mostra a Escatologia (Gn. 1:1), onde o texto citado diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Se notarmos a palavra céus está no plural, ou seja, existe mais de um céu, isso seria uma afirmação ou uma pergunta? Mais adiante veremos a resposta.
Muitos textos tanto no V.T. como no N.T. nos revelam sobre a segunda vinda de Cristo, o arrebatamento, o milênio, e tantos outros assuntos futúricos.
O V.T. nos mostra muitas fases pelas quais passaram o povo de Deus, as chamadas dispensações, que são:
-  Da Inocência (da criação a queda do homem) Gênesis 1-2; 3:1-24.
-  Da Consciência (da queda do homem ao dilúvio) Gênesis 3:1-24; 8:15.
-  Governo Humano (do dilúvio até a dispersão humana sobre a Terra)Gn 8:15; 11:1-9
-  Patriarcal (de Abraão até a instituição da Lei) Gênesis 12:1 – Êxodo 18:1-27
- Da Lei (da instituição da Lei até a crucificação e ressurreição de Cristo) Êxodo 19:3 – Mateus 28:6
Sendo que a Dispensação da Lei se deu até João Batista (Lc16: 16), após ele veio Jesus que  com sua  morte e ressurreição inaugurou a Dispensação da Graça a qual estamos vivendo, e essa dispensação antecede a do Milênio, que será validada a partir da segunda vinda de Cristo.
Este período em que estamos vivendo é a faze em que a Igreja de Cristo luta para conquistar novas almas e peleja também para seguir rumo ao céu. Porém o período da graça ou período gentílico (que também pode assim ser chamado), terá um fim, na segunda vinda de Cristo Jesus. Um conceito importante e difícil para a compreensão escatológica é o de TEMPO. A Bíblia fala do tempo como chronos (54 vezes no NT): espaço de tempo; tempo cronológico. E também do tempo como kairós (85 vezes no NT): tempo especial, apropriado. Essas duas palavras entram em conflito, pois a primeira está mais relacionada ao homem e a segunda está relacionada a Deus, nós (homens), esperamos a segunda vinda de Cristo pelo chronos, porém o Senhor trabalha com o kairós, ou seja, a plenitude dos tempos. O sinal da Plenitude do Tempo está na declaração histórica “Deus enviou seu Filho”. (Gálatas 4:4). A plenitude do tempo é, então, a inauguração de uma nova era. O tempo cronológico cede lugar a uma espécie de Contagem Regressiva. O tempo chamado HOJE deve ser compreendido como intervalo entre a Plenitude e a Consumação.
Para os homens os últimos dias que antecipam a segunda vinda de Cristo começam a partir da sua experiência com Deus, porém para o Senhor os últimos dias começaram com primeira vinda de Cristo (Hebreus 1:1 e 2).
A segunda vinda de Cristo ninguém sabe quando ocorrerá, mas certa feita Jesus disse que algumas coisas aconteceriam e precederiam sua vinda (Mt 24:4-13; Lc 21:5-38). Certo é que o Mestre da Vida virá buscar os seus, tanto os vivos como os mortos em Cristo Jesus. “Não é o Retorno Glorioso que tarda, mas o nosso despertamento”. Karl Barth

Por Kayo César

Nenhum comentário:

Postar um comentário