Pages

terça-feira, julho 31, 2012

Panorama: Ester


Autor: Mordecai, segundo a tradição (embora alguns sugiram Esdras ou Neemias, baseados nas semelhanças do estilo da escrita)

Data: Cerca de 470 a.C.

Propósito: Demonstrar a soberania de Deus e Seu cuidado amoroso por Seu povo

Temas: A soberania de Deus, lealdade ao judaísmo

Conteúdo: Por meio de drama, intriga, romance e assassinato, o livro de Ester registra a quase destruição do povo Judeu. Conta como uma judia chamada Ester arriscou a vida para salvar o seu povo. Ester e seu primo viviam na Pérsia, onde os judeus estavam exilados. Depois que Vasti, rainha da Pérsia, insultou o seu marido-Rei, foi deposta e o rei começou a procurar uma nova consorte. Ester foi escolhida por sua beleza, mas manteve secreta sua nacionalidade judaica. Enquanto isso, um homem perverso chamado Hamã tornou-se conselheiro do rei e começou a tramar o extermínio de todos os judeus no império. O primo de Ester ficou sabendo da conspiração e suplicou que Ester intervisse, perguntando: “Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (4.14)
Ester arriscou então a sua vida e foi falar com o rei sobre a questão. O rei ouviu sua súplica e os judeus foram salvos, enquanto Hamã morreu enforcado numa estaca que preparara especialmente para o primo de Ester. Este notável livramento dos judeus é celebrado pela festa judaica do Purim.

Esboço:
1.1 – 2.23 – Ester se torna rainha
3.1 – 4.3 – O plano de Hamã para destruir os judeus
4.4 – 7.10 – O plano de Ester para salvar os judeus
8.1-20.3 – O livramento dos judeus e a festa do Purim

Nenhum comentário:

Postar um comentário