Pages

terça-feira, julho 03, 2012

Reflexão: Como conquistar o perdão


Em nossa sociedade, os conflitos têm sido ultimamente comuns seja no ambiente familiar, seja no trabalho, seja na faculdade, por causa de diversas coisas, todavia como nos apresenta um dado estatístico cerca de 90% dos conflitos que ocorrem é por causa da falha de comunicação.
Quando não sabemos dominar a arte de se comunicar usamos este presente de Deus, incorretamente para gerar confusões ou até mesmo ferir pessoas que amamos ou pessoas que são importantes no nosso circulo de amizade, sendo que muitas vezes já fizemos isto, mas a questão não para aqui se já machucamos e ferimos alguém, o que podemos fazer agora, o correto será conquistar o perdão.
Perdão vem do latim que significa entrega total, ou seja, remissão de uma falta ou ofenda, pois o perdão modifica uma situação indesejada em um ambiente maravilhoso, como nos diz Margaret Lee Runbeck, “pedir perdão é como um lindo perfume: pode transformar o momento mais desajeitado num presente gracioso”.
Para alcançarmos nosso objetivo vou me ater a uma das parábolas de Jesus, que no meio cristão é muito conhecida, que é a Parábola do Filho Prodigo, que se encontra no Evangelho Segundo Lucas 15:11 – 32. Interessante a analisar que neste capitulo de Lucas (15), Jesus usa para falar sobre o perdido, como na parábola da ovelha perdida, da dracma perdida e na parábola que vamos estudar do filho prodigo.
A parábola nos ensina sobre o filho que pediu ao seu pai parte da sua herança e saiu para aproveitar a vida em outra cidade, longe de seu pai, sendo que depois de ter perdido tudo, chegou ao ponto a comer a comida dos porcos para saciar sua fome e trabalhar como apascentador de porcos, sendo que após está experiência, amargurado decide arrependido voltar para casa do seu pai, sendo que seu pai com amor o recebe novamente.
Está parábola ou ilustração nos traz a verdade que Deus é nosso Pai e que não rejeita o filho arrependido e nos traz o ensinamento que o filho precisa se arrepender de todo coração e voltar para casa de seu Pai, sendo como diz Paulo Boese, “o perdão não muda o passado, mas amplia o futuro”, pois o erro do filho do passado, não pode ser mudado, mas o seu futuro, após o perdão foi transformado de tristeza em alegria.

COMO CONQUISTAR O PERDÃO?


O 1º passo para se conquistar o perdão é manifestar o arrependimento, veja “E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;” – Lucas 15:17-18.
O filho depois de ter sofrido e entendido que havia errado se arrependeu, pois arrependimento significa voltar-se ao contrario, para aquele filho o arrependimento foi manifesto, pois não importava se o seu pai o recebesse, como filho ou não, o que importava é que alcançaria o genuíno perdão, por isso motivo você leitor, caso está numa situação de erro com seu filho, com sua esposa, com seus amigos e você quer alcançar o perdão, manifeste o arrependimento, mostrando que não pesa a culpa do erro, mas a necessidade do perdão para mudar a situação.

O 2º passo é aceitar as consequências, pois como diz o filho: “Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.”– Lucas 15:19. Todas as vezes que erramos com uma pessoa, mesmo que pedidos perdão existem consequências que vem sobre nossas vidas, imagina agora quando pecamos contra Deus, com certeza não ficaremos isentos das consequências de nossas escolhas pelo pecado, por exemplo, Davi, com seu pecado de adultério com Bete-Sebas e o homicídio de Urias, a consequência ocorreu na vida de Davi, sendo que vou apresentar apenas uma, perdeu o filho que nasceu de Bete-Sebas, por isso assim como o filho arrependido da parábola, aceitou a consequência de ter perdido sua posição de filho e ser tratado como mais um trabalhador, para alcançar o perdão, faça você também esta passo fundamental.

O 3º passo é tomar atitude, porque como nos mostra em Lucas 15:20 – “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” O passo fundamental é tomar atitude, ou seja, ter ação, não bastava aquele jovem se arrepender e aceitar as consequências, mas ter atitude de se levantar e ir até o seu pai, assim quantas vezes brigamos com certas pessoas e não temos atitude, o que acontece o perdão genuíno nunca acontecerá, pois como nos diz Willian James “ A maior descoberta da minha geração é que um ser humano, pode mudar sua vida ao mudar suas atitudes”, por isso mude sua vida, mude o conflito, mude o problema, com a resolução de tomar atitude e enfrentar as circunstâncias.

O 4° e ultimo passo é o pedido de perdão, chegamos ao ápice o ponto máximo, pois após tomar atitude de ir pedir perdão, o que nos falta é fazer o pedido de perdão, assim como o filho prodigo, “E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.” – Lucas 15:21. Por isso o pedido de perdão deve ser feito de todo coração, com sinceridade, não com compaixão, mas por arrependimento dos erros, assim se sua relação precisa de conquistar o perdão basta pedir o perdão arrependido que alcançará mudança da situação na sua vida, assim como foi com este filho perdido, que tornou para casa do Pai.

Portanto se você quer alcançar o perdão a formula, esta dada, todavia se você precisa do perdão da sua alma, porque pecou contra o Senhor, este trajeto é valido, pois o Senhor nos perdoa, quando verdadeiramente nos arrependidos, aceitamos as consequências do pecado e tomamos a atitude de pedir perdão. Por isso saiba, Jesus Cristo morreu na cruz, para ampliar seu futuro, ou seja, dar nova oportunidade de salvação, pois seu passado como diz nas escrituras torna-se esquecido, por isso neste momento diga lhe "Pai pequei, contra ti, te peço que o perdão seja sobre minha vida, através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário".
Que Deus te abençoe!

Por Rafael Barbosa

Um comentário:

  1. Lindo lindo lindo!!!
    Portanto já fiz 'quase todos os 4 intens' meu caso é com minha sogra que não fala comigo nem mesmo conhece o neto dela (meu fillhinho)faz 3 anos q vivemos assim,ou seja não vivemos eu quero muito o perdão dela,mas ela regeita com todas as forças,me acusa e me ignora,e eu não consigo aceitar,eu AMO ela :D

    ResponderExcluir