Pages

segunda-feira, julho 30, 2012

Reflexão: Sucesso


Conforme a Wikipédia, sucesso é: “um nível de status social; realização de uma meta ou objetivo; o oposto de fracasso”.
Li um livro de John C. Maxwell com o título: "O sucesso está em você", e ele diz que o sucesso não deve ser nosso destino, mas ele diz que o sucesso é uma jornada.
Se entendermos isso, pouparemos muita frustração e decepção.
Quem não quer ter sucesso? Quem não quer ser bem sucedido em seu ministério? Em sua vida? E em tudo o que faz?
Vemos uma cobrança que em parte é necessária e em parte é de mais, em cima dos adolescentes e dos jovens em definir seu futuro, sobre qual curso estudar, sobre o emprego ideal e tantas outras coisas.
É claro que para termos sucesso, temos que ter objetivos. E ter objetivos é motivo para usarmos nossos recursos (tempo, talentos, dinheiro e etc).
Como cristãos e conhecedores dos mistérios de Deus, sabemos que existe uma eternidade, que estamos nessa vida apenas de passagem, e se conciliarmos essa realidade bíblica com o que Maxwell disse, vamos viver melhor, com mais alegria e de forma a alcançar aquilo que realmente precisa de nossos interesses.

Se olharmos para as histórias bíblicas, veremos que muitos personagens tiveram sucesso, mas não como destino, e sim como uma jornada.
Vemos o caso de Moisés: Se ele pensasse que o seu sucesso seria tirar o povo de Israel do Egito e só, ele não teria conduzido o povo pelo deserto, ele não teria lutado tanto pelo povo, porque o sucesso dele não dependeu de apenas uma coisa, mas de várias. E ele teve sucesso naquilo que ele fez, em sua jornada.
Outro exemplo é Josué: Depois da morte de Moisés, quem assume seu lugar de conduzir o povo até a terra prometida, foi Josué, e ele foi bem sucedido naquilo que fez. Ele não teve sucesso por apenas uma coisa que ele fez, mas por várias conquistas e por não parar de crescer e avançar, mesmo depois de ter alcançado sucesso.
Muitos alcançam o sucesso, mas muitos não, por desistirem no meio do caminho, e outros por “estacionarem” e não avançar.

Mas quero dizer algumas coisas:


Em primeiro lugar, poderia dizer sobre os planos de Deus em nossas vidas
Como cristãos procuramos saber qual é a vontade de Deus para nós, para assim buscarmos exercer essa vontade.
Deus tem uma obra específica para cada pessoa. Pode ser na área da intercessão, da pregação, da visitação, da recepção, do louvor e tantas outras áreas específicas. É dever de toda pessoa que recebe Jesus como seu salvador e entrega Sua vida a Ele, de buscar saber qual é o chamado específico para ela.
Você sabe qual é a vontade específica de Deus na sua vida?
Jesus veio ao mundo com uma obra específica, e no Jardim do Getsêmani Ele pede ao Pai: "Se possível passa de Mim esse cálice, mas que seja feita a Tua vontade". A vontade de Deus é sempre a melhor opção que podemos escolher.
Saiba disso, Deus tem uma vontade para com você, e essa vontade é boa, agradável e perfeita. Busque-O para que você possa viver o que Ele tem para realizar. Deus não deixa ninguém á toa e sem saber o que Ele tem, Ele sempre mostra e confirma a Sua vontade em nossas vidas.

Em segundo lugar, desenvolva o seu chamado
Não adianta saber qual é a vontade de Deus para nós, e depois não fazer nada. É preciso desenvolver e prosperar aquilo que Deus nos deu.
Parábola dos Talentos: Mateus 25:13-30.
O Senhor deu a cada um “segundo a sua capacidade”. Não importa se é muito ou pouco, o que importa é desenvolver o que Deus deu.
Tem uma frase que diz: "Não tente fazer tudo, mas tudo o que fizer, faça com excelência"
Jesus desenvolveu o Seu chamado, e vemos esse sucesso que estamos falando, aconteceu de uma forma muito notória na Sua vida. Mesmo tendo sucesso em realizar milagres, implantar o Reino de Deus e a Igreja na terra, evangelizar e fazer discípulos e etc, Ele não parou por ai, Ele foi até o fim, não tendo somente algum sucesso ou parte dele, mas em tudo o que fez e em sua totalidade.
Não pense que alcançar algo já é tudo. Não estou menosprezando o que alcançamos e o nem o que Deus faz em nossas vidas, mas existe uma carreira proposta por Deus, e nessa carreira existem vitórias e vários sucessos, mas devemos ir até o fim e dizer o que Paulo disse em 2 Tm 4:7: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.
Deus tem muitas coisas a fazer em você e através de você. Faça a sua parte que Deus fará a parte d´Ele.

Em terceiro lugar, tudo o que fizer, faça para a Eternidade
Em Mt 6:19 e 20 diz: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”.
Daí você me pergunta: Então quer dizer que não posso fazer nada aqui na terra? Vamos entender isso, ok?
Jesus compreendeu essa verdade, de que o que Ele estava fazendo, mesmo tendo sucesso na vida presente, era para a eternidade.
Cremos que Deus pode nos abençoar aqui na terra, não temos dúvida disso, mas o nosso maior alvo é o Céu, a eternidade.
Deus vê todos os seus esforços, e Ele te recompensará. Em 1 Co 15:58 diz: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”, e em Ap 22:12 diz: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”.
Como disse, Deus pode e quer nos abençoar na vida presente, mas o principal é a eternidade.

Em quarto lugar, alcance o Céu
Jesus fez tudo isso para que o homem alcançasse o Céu. Que coisa maravilhosa entendermos isso. Pois pela Sua obra na cruz, somos inseridos no Seu Reino, passamos a conhecer os Seus mistérios, recebemos Suas promessas e podemos viver conforme a Sua vontade para nós e termos a certeza que nossa fé não é vã e que nos resultará em viver a eternidade com Ele.
Em 1 Pe 1:9 diz: “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. Humanamente falando, é impossível alguém alcançar o Céu, por causa do pecado, mas graças a Deus que Se manifestou através de Seu Filho e de Seu Espírito para fazer o que nós não podemos.
Em Jo 14:1-3 diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. É possível sim alcançar o Céu através de Jesus Cristo, aleluia.

Deus quer que tenhamos uma vida de sucesso, mas vemos que sucesso não é somente uma coisa isolada ou um alvo, mas é uma jornada, pois sempre depois de uma vitória, começa outra etapa.
Não desista se ainda não teve sucesso, ou se já alcançou de alguma forma, não deixe de crescer e avançar. Deus tem muito mais para você, e tudo o que você fizer n´Ele e para Ele terá recompensa, e a sua fé n´Ele te fará ter sucesso na vida presente, mas principalmente na vida eterna.
Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário