Pages

terça-feira, julho 10, 2012

Reflexão: Quais são os princípios da vida cristã?


Durante nossa caminha cristã, existem alguns princípios que norteiam nossas vidas, que são embasadas nas Escrituras Sagradas, os quais são princípios, que podemos dizer que são gerais de nossa escolha pelo cristianismo, isto é viver uma vida sobre os princípios e fundamentos ensinados por Jesus Cristo.




REVELAÇÃO DE DEUS

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” - Mateus 16:17

O texto referido trata-se de um momento em que Jesus questiona aos seus discípulos, quem seria Jesus para multidão e para os discípulos, sendo que Pedro diz, que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o qual Jesus o responde o versículo que trazemos, abordando que foi Deus quem revelou e não a carne. Em seguida Jesus faz uma das grandes afirmações sobre a igreja de Cristo.
Sobre está perspectiva vamos aprofundar sobre este principio que é importantíssimo para nossas vidas sobre a Revelação de Deus. A revelação é a forma de Deus, se tornar conhecido ou revelado, através da Bíblia.
Revelação é o ato ou efeito de declarar algo, se analisarmos no Velho Testamento no Salmo 19, vamos encontrar dois tipos de revelação: a revelação geral, que é a criação do mundo e a revelação especifica, que é a Lei do Senhor, portanto Deus nos deixou duas declarações de sua magnitude sobre nossas vida.


Novo Testamento, temos a maior de todas as revelações, que é Jesus Cristo. Se analisarmos nenhuma religião pode salvar, pois o sentido de religião vem do latim religare, que significa religar o homem pecador ao Deus Santo, sendo que isso somente é possível por Jesus Cristo, pois se pensarmos desta forma Jesus deve ser nossa religião, pois somente Ele pode trazer de volta a ligação da humanidade com Deus. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. – Atos 4:12.
Se percorrermos pela Bíblia, e analisarmos detalhadamente, podemos notar que em muitos momentos Deus inspirou seus autores a escreverem, contudo junto revelou o que está escrito, por exemplo, Apocalipse, escrito por João na Ilha de Patmos, sendo que recebeu do Senhor a revelação, para escrever o que se encontra neste livro.
Portanto, somente pela revelação do próprio Deus, que podemos o conhecer, assim como seus mistérios e projetos, pois assim como nos diz 1 Coríntios 2:14 – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” 
Deus se torna conhecido, através da Bíblia e do Espírito Santo, pois as Escrituras é o único livro em que temos a presença do autor para nos ajudar a compreender a mensagem que o Senhor, quer nos ensinar.

A GRAÇA SALVÍFICA

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” – Efésios 2:8-9.

No Antigo Testamento a salvação era para os judeus, através dos sacrifícios e holocausto, assim como por obediência e cumprimento da Lei, já no Novo Testamento a salvação temos por intermédio de Jesus Cristo, com sua morte na cruz do calvário, para nos dar vida e nova oportunidade de salvação para toda humanidade.
Se agora analisarmos a palavra graça para compreendermos este princípio poderemos chegar a mais uma conclusão, pois graça no AT vem do hebraico Chen, que significa “favor”, “gentileza”, mas no NT, graça vem do grego, Charis, que se refere a amor imerecido.
Portanto a salvação é somente pela graça, como menciona o texto de Efésios, sendo que precisa ser uma decisão espontânea, como nos aponta um dos versículos muito conhecimento no meio evangélico, que é João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, o qual a salvação depende se você crer e aceitar o sacrifício de Jesus.
Através de Jesus, somos participantes da Nova Aliança, que abrange a todo mundo, marcado pela fé e pelo arrependimento, sendo que Cristo para realizar a aliança teve que cumprir a Lei Mosaica, que se baseava no AT. Portanto somos convertidos para um novo caminho de salvação, que ocorre sobre arrependimento e ação do Espírito Santo.

A FÉ

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” – Romanos 5:1-2.

O que é fé? A fé é ver o invisível, é crer no impossível, portanto fé é acreditar na providencia de Deus, por isso a fé não depende da ação do homem, mas quando ouvimos a palavra do Senhor, como Rm 10:17.
A fé é importantíssima na nossa vida, pois é através da fé que cremos em Jesus e obtemos a salvação, sendo que é importante para agradar a Deus e viver uma vida abençoada na Terra – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”  – Hebreus 11:6.
Portanto a fé é um dos elementos da salvação, pois quem crer, ou melhor, quem tiver fé será salvo, por isso que precisamos crer, não somente na salvação, mas na providencia de Deus, o qual um dos fatores importantes seguido da crença em Jesus é praticar os princípios ensinados por Ele.
Os princípios básicos da vida cristã é a revelação de Deus ao mundo, isto é Jesus Cristo, que morreu dando-nos um presente imerecido, que é salvação mediante a graça, que acontece quando cremos, ou melhor, temos fé em nosso Senhor.
Que Deus te abençoe!

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário