Pages

terça-feira, agosto 24, 2010

Estudo: Administrando o desprezo e o desdém

Você já experimentou a dor de saber que falam de você, difamando, criticando e depreciando sua vida, e isso injustamente?
Já passou pela experiência de estar no mesmo ambiente onde pessoas que lideram ou convivem com você tratam-lhe com desdém, com indiferença ou desprezo?
Já experimentou a tristeza de verificar, entre aqueles que ensinam, pregam ou cantam, que estes não vivem aquilo que procuram transmitir? Pelo menos com você?
Você já sentiu a angústia de não saber o por quê de certas atitudes que as pessoas à sua volta demonstram para com a sua pessoa?
Bem, tendo experimentado tais sensações desagradáveis, o inimigo das almas, Satanás, que sempre procura nos destruir, pode sugerir muitas coisas ao seu coração:
- Devolver na mesma moeda, desprezando e até criticando a pessoa;
- Reclamar, murmurar;
- Procurar tirar a limpo a situação, mesmo sabendo que isso não vai dar em nada;
- Abandonar o ambiente (Igreja, trabalho, escola e até mesmo a família);
- Procurar vingança.
Outras atitudes você poderá tomar, que não resultarão em bênção para a sua vida, pelo contrário, aumentarão as barreiras e os bloqueios entre você e tais pessoas.
Diante disso, quero sugerir que você faça algumas perguntas ao seu coração:
1.    A situação realmente existe ou é coisa da minha cabeça?
2.    É verdade o que eu escuto e vejo, ou apenas sugestões de Satanás?
3.    A minha felicidade depende dessa pessoa?
4.    Dependo dessa pessoa para viver?
5.    É ela quem me dá de comer, de vestir, de calçar?
6.    Essa pessoa paga as minhas contas?
7.    Ela é responsável pela minha moradia?
8.    Ela se interessa por mim com sinceridade de coração?
Se as respostas a tais perguntas forem “sim” para as duas primeiras e “não” para as demais, então, escute: você não depende dessa pessoa para ser feliz! A felicidade é uma opção, uma decisão interior. Simplesmente decida que não vai sofrer por causa de tais atitudes e pronto! Não deixe que nada roube a sua paz interior, e assim será livre de situações desagradáveis, de doenças e de rompimentos com Deus e com os homens.
Faça a sua parte, sendo gentil, cumprimentando, convivendo em paz e deixe o resto para o Senhor resolver. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” (Sl 37.5). Deixe a causa nas mãos de quem pode resolver o problema. E durma com tranqüilidade, se a consciência não lhe acusa. “Em paz me deitarei e logo pegarei no sono, porque só Tu, Senhor, me fazes repousar em segurança” (Sl 4.8).
“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?” (Is 43.13). Ninguém escapa das mãos de Deus, portanto, cuide para não cair nelas com o seu comportamento. Pelo contrário, que você se abrigue nas potentes mãos de Deus e Ele, a seu tempo, exaltará a sua vida. Os seus perseguidores terão que reconhecer que Deus é com você, se o seu procedimento for agradável ao Senhor.
Guarde a porta do seu coração, para que os ressentimentos, baixa estima e autopiedade não encontrem espaço dentro de você. Abrigar tais sentimentos significa estar tão imerso no ego, que torna suas atitudes subjetivas, sem fundamentação, sem objetivos claros. Demonstram que a sua vida espiritual está em decadência.
Esses sentimentos tornam você sensível, levam a ficar sempre na defensiva, qualquer comentário é tomado como crítica destrutiva. E aí o inimigo consegue o que ele planejou quando colocou as pessoas contra você: destruir a sua auto-estima, trazer tristeza à sua alma e mal humor ao seu espírito. Você vai ser tornar uma pessoa azeda e azedar outras que dependem de você para serem felizes, pensa nisso.
Procure saber se tais críticas não têm fundamento, se Deus não quer, com isso, ensinar algo para você, melhorar o seu caráter, aperfeiçoar a sua fé, ensinar o perdão e encher o seu coração com o mais sublime dos sentimentos, que é o amor.
Aproveite essas oportunidades para crescer, para desenvolver a fé, aumentar o altar da oração, superar suas fraquezas e buscar a cura de todas as feridas psicológicas existentes em sua consciência. Procure desenvolver a auto-apreciação, buscando em Deus o real valor que você tem. Prove para si mesmo que não é o que os outros falam contra você negativamente. E seja feliz, muito feliz, porque a felicidade é a marca do crente vitorioso!
Sorria, sorria sempre, porque Jesus ama você!

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário