Pages

terça-feira, agosto 03, 2010

Estudo: Visão com responsabilidade

AT 18.9-10 – “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade”.

1.    TEVE UMA VISÃO
Convicção do chamado e do propósito divino. A importância da visão: salvação de almas e edificação da igreja.
Os vv. 12-16 demonstram que os judeus levantaram-se contra Paulo e o levaram ao tribunal. Gálio rechaçou os judeus e os expulsou do tribunal, livrando Paulo. Quem apanhou foi o principal da sinagoga.
Ef 2.15-23 – a primeira oração de Paulo em favor dos efésios.
“Espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele, ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, para saberdes qual é a esperança do vosso chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos...”.

2.    FOI ENCORAJADO
“Não temas... fala... e não te cales”. Deus está no comando.
Ef 3.14-21  - a segunda oração de Paulo aos efésios.
“Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito NO HOMEM INTERIOR, e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor... conhecer o amor de Cristo...”.
Js 1.6 – “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra... tão somente sê forte e mui corajoso, para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares”.
1 Cr 28.20 – “Disse Davi a Salomão, seu filho: sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor”.
2 Cr 32.7, 8 – Deus a Ezequias: “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com eles; porque um há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras”.
1 Co 4.19,20 – “Mas, em breve, irei visitar-vos, se o Senhor quiser, e, então, conhecerei não a palavra, mas o poder dos ensoberbecidos. Porque o reino de Deus consiste não em palavras, mas em poder”.
2 Co 10.4,5 – “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

3.    DEUS PROMETEU SEGURANÇA
“Eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal”.
At 23.11 – Paulo perante o Sinédrio em Jerusalém. “Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma”.
Is 54.17 – “Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor”.
2 Co 12.7-10 – “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disso, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.

4.    O ALVO DE DEUS É A SALVAÇÃO DE ALMAS
“Pois tenho muito povo nesta cidade”- o verdadeiro sucesso divino.
Paulo permaneceu ali quase dois anos, em decorrência da revelação.
Pv 11.30 – “Quem ganha almas é sábio”.
Is 5 – a parábola da vinha má. V.2 – “Sachou-a, limpou-a das pedras e a plantou de vides escolhidas; edificou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas”.
Mt 21.19 – a figueira sem frutos. O alvo: de um lado, mostrar que pelo poder da oração os milagres acontecem (monte lançado ao mar) e, de outro, a parábola dos lavradores maus.
Mt 21.33, 34,43 – “Havia um homem que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. E ausentou-se do país. Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhes tocavam... (perderam o respeito e mataram o filho...) Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos”.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário