Pages

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Estudo: Definindo Heresia

O vocábulo “heresia” deriva do grego háiresis e significa “escolha”, “seleção”, “preferência”. Daí surgiu a palavra “seita” (latim secta – doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos), por efeito de semântica. Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de religião. Geralmente é um grupo não-ortodoxo, esotérico (do grego esoterikós, que significa “conhecimento secreto, ao alcance de poucos”).
Nos conceitos acima apresentados, heresia e seita, em sua própria definição, são contraditórias e separatistas daquilo que dizem, verdadeiramente, as Sagradas Escrituras, a própria Palavra de Deus. Em resumo, é o abandono da verdade. O termo háiresis aparece no original em At 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22. Por sua vez, “heresia” aparece em At 24.14; 1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1. Em Gl 5.20, a heresia é classificada como “obra da carne” e Paulo enfatiza que “os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”, v.21c.
No campo teológico, a doutrina responde às perguntas sobre Deus; sobre a Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo; sobre a natureza humana; sobre a vontade de Deus, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada à salvação, 1 Tm 4.16. O conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protege contra a heresia, 2 Tm 2.18, Tt 1.11. Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente, 1 Co 2.14-15; Rm 12.3. A doutrina contribui para a unidade da Igreja, Rm 16.17, 1 Co 1.10; Ef 4.12-13.
O surgimento das seitas é uma profecia escatológica, Mt 24.24, em que o próprio Senhor nos alertou. Portanto é importante seu estudo, pois, trata-se de um sinal dos tempos anunciado por Jesus e seus apóstolos, 2 Pe 2.1-3: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita”.
Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas anti-bíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, inferimos que um cristão imaturo pode estar ensinando ou absorvendo alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário