Pages

quarta-feira, junho 13, 2012

Estudo: Conscientização Missionária - Parte 1


I. DEFINIÇÕES (Dicionário Aurélio)
-  Conscientização: ato ou efeito de tomar consciência. 
- Consciência: atributo que permite ao homem tomar conhecimento do mundo e relacionar-se com ele, adquirindo níveis mais altos de integração; conhecimento desse atributo; faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; conhecimento imediato da sua própria atividade psíquica;  conhecimento, noção, idéia; cuidado com que se executa um trabalho, se cumpre um dever; senso de responsabilidade; honradez, retidão, probidade. 
-  Missionária: relativa ou pertencente a missões.
- Missão: função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo, incumbência. O conjunto de pessoas que receberam um encargo religioso, científico, etc; ofício, ministério; obrigação, compromisso, dever; prédica ou sermão doutrinal; estabelecimento, instituição ou instalação de missionários para pregação da fé cristã. Vem de “mitto”, quer dizer enviar, mandar. 
- Missões locais: evangelismo dentro da Igreja e no contexto em que ela se encontra.
- Missões nacionais: implantação de Igrejas em locais ainda não alcançados pelo evangelho ou pela denominação, dentro do território nacional.
- Missões internacionais: evangelização e implantação de igrejas em outros países, com culturas similares ou não.
- Missões transculturais: evangelização de povos, etnias, grupos, com culturas diferentes. Transculturação: processo de transformação cultural caracterizado pela influência de elementos de outra cultura, com a perda ou alteração das já existentes.



II – A CONSCIÊNCIA DO CARÁTER MISSIONÁRIO DE DEUS
      A paixão missionária faz parte do caráter de Deus. Ele sempre demonstrou o desejo de alcançar o ser humano e revelar-lhe o Seu amor, perdão e graça, desde a criação até o ministério da Igreja de Cristo. O amor de Deus se manifestou em atos dadivosos para com o homem: o jardim para morar; a lei para guiar; profetas para se revelar; deu o Filho para salvar; o Espírito Santo para capacitar; e a Igreja para alcançar a Terra.

- Adão e Eva – deveriam “encher a terra” com uma semente de benditos do Senhor, sujeitando-a, Gn 1:28.
-  Noé – pregador da justiça ao mundo da época -  Gn 6-8; 1 Pe 3:20; 2 Pe 2:5.
-  Abraão – chamado para abençoar todas as famílias da terra – Gn 12 e 17.
- Os Hebreus – testemunho para as novas gerações e chamada às nações para o   arrependimento (lei e profetas) – Jonas, o missionário-padrão do V.T.
- Jesus – pregava e chamava os homens ao arrependimento – Mt 4:17.
- Discípulos – continuaram o trabalho de Jesus – At 2:38; 3:19.
- Paulo – não era motivado por projeções que a obra pudesse lhe dar, mas por suas convicções teológicas, At 26:16-20; 20:24; Rm 1:14-17.
- A igreja - Ekklesia: “chamados para fora”, única agência do Reino de Deus escolhida por Cristo para anunciar a mensagem do evangelho, 1 Pe 2:9. 

III – A CONSCIÊNCIA DA NATUREZA DA IGREJA 
       A Igreja é totalmente dependente de Deus para enfrentar o mundo; o mundo perdido e desorientado é totalmente dependente da Igreja para chegar a Deus. Deus conferiu à Igreja a incumbência de transmitir a Sua glória e levar o Seu conhecimento ao mundo, Is 42:1-4; 49:6. 
       A Igreja está firmada em cinco pilares básicos: evangelização, ensino, contribuição, comunhão e adoração. Todos eles pretendem conduzir o homem a Deus, trazer o conhecimento de Deus para os homens e expandir o reino de Deus.
       Missões não é uma opção – vou se quero; missões é uma imposição – vou porque fui chamado, 1 Co 9:16. Não somos nós que vamos levar Deus aos homens; é Deus quem vai nos levar aos homens, segundo o Seu propósito. É um mandamento de Cristo: Mt 28:18-20; Mc 16:15-18. A Igreja só é viva, dinâmica, influente e crescente, se desenvolver o espírito missionário. Assim foi o plano de Deus com o testemunho vétero-testamentário, o testemunho neotestamentário e é com o testemunho eclesial.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário