Pages

terça-feira, setembro 04, 2012

Estudo: Metáforas Femininas para Deus


Metáfora é uma figura de linguagem em que um termo ou frase implica uma comparação entre duas coisas essencialmente diferentes, a fim de sugerir uma semelhança.
A Bíblia apresenta algumas metáforas femininas para identificar a pessoa de Deus. Isso não representa que se deva desprezar o pronome masculino, mas que o Seu grande amor e cuidado pode ser comparado com a suave figura da mãe, que concebe, nutre, carrega, cria e cuida de seus filhos.
A exemplo das parábolas, as metáforas conduzem o leitor da Bíblia a uma melhor compreensão daquilo que ela pretende transmitir acerca da natureza e dos atributos de Deus.

a) Em Jó 38:3; Is 42:14 e Jo 3:6, vemos Deus concebendo, carregando vida em seu ventre, em trabalho de parto e dando à luz. Em Jó 10:10-12; Is 46:3,4; Os 11:3,4, a mesma referência a uma mãe que cria seus filhos.

b) Em Nm 11:12; Sl 131:1,2; Is 49:15 e 1 Pe 2:2-3, Deus é comparado a uma mãe que amamenta seu filho.

c) O Sl 22:9,10 e Is 66:9 Davi compara Deus à parteira que recebe o nascituro.

d) No Sl 123:2, como a serva que tem os seus olhos fitos nas mãos da sua senhora, assim o salmista mantinha seus olhos fixos em Deus, até que Suas mãos operassem em seu favor.

e) Em algumas passagens,  Deus é comparado a mães de animais, que cuidam de suas crias e as ensina: a mãe ursa, Os 13:8; a mãe águia, Dt 32:11,12; a mãe galinha, Lc 13:34.

f) A “religião das deusas” - Tais metáforas não autorizam nenhum crente a praticar a “religião das deusas”, onde os adeptos da adoração a deusas acreditam que a divindade é imanente a todas as coisas. Eles vêem Deus como uma força feminina interna e universal, em vez de um Ser eterno e autônomo. Consideram o corpo feminino como a encarnação direta do brilho e do empalidecer do ciclo da vida e da morte na natureza. Seus ídolos são divindades femininas antigas, tais como Ártemis, Astarote ou Ísis, para representar o poder universal da mulher. Eles procuram a justiça e o equilíbrio ecológico e social por meio de rituais mágicos, de encantamentos e da geração de energia. A proposição de tais religiões é que a “Nova Era” vai surgir quando todas as pessoas reconhecerem sua unidade com o universos e respeitarem a divindade dos outros e da natureza.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário