Pages

sábado, setembro 08, 2012

Reflexão: Meditação em Rm 8:12


“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne”, Rm 8:12.

Esse capítulo de Romanos trata de um assunto que é a principal luta do cristão e a solene exigência de Deus: o controle da nossa natureza carnal e pecaminosa. O apóstolo Paulo sempre se via como um devedor, tendo em vista as grandes operações de Deus em sua vida. Quando entregamos nossas vidas ao Senhor Ele nos adota, nos torna Seus filhos e passa a ter conosco um relacionamento paternal. A grande oferta que Ele fez, ao dar Seu único Filho para morrer em nosso lugar, nos torna devedores para com Ele.

A Bíblia diz que em nós não habita bem algum e que o nosso viver segundo a carne desagrada a Deus. Viver segundo a carne é viver de acordo com os impulsos da vontade própria, em estado de autonomia e consequente rejeição ao governo de Deus. Paulo disse que os que só pensam nas coisas terrenas servem ao seu próprio ventre. O domínio da carne se inclina para o mundo, para a satisfação do ego e da vaidade, portanto, subordinado ao diabo.

A carne busca o prazer imediato, sugestionada pela concupiscência e pela soberba da vida. Atender os desejos, apetites e impulsos imediatos sem pensar nas consequências, torna o homem devedor à carne. A nossa dívida, portanto, não é com a carne, mas com o Senhor. Ele fez por nós o impossível, restaurando-nos à comunhão, perdoando nossos pecados e nos dando o Espírito Santo. Essa maravilhosa ação da graça divina somente encontra recompensa se dermos uma resposta de gratidão e obediência.

Revista-se do Senhor Jesus (Rm 13.14) e ande no Espírito (Gl 5.16,24). Deixe que a Palavra se torne viva em seu coração. Só assim você dominará a carne com todas as suas manifestações desagradáveis, e conseguirá viver segundo a vontade de Deus.

Por Alaid S. Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário