Pages

terça-feira, dezembro 18, 2012

Dica: Boa alimentação no Verão


O verão está chegando e com ele, o calor! Para aproveitar de forma saudável esta estação do ano tão esperada, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação, saúde e a hidratação do organismo.
Durante o verão e nos dias ensolarados, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, devido as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo serem maiores do que em outras estações do ano. Por isso, é importante aumentar a ingestão de líquidos, para repor a perda líquida do organismo e mantê-lo sempre hidratado. Uma excelente opção para o verão é a água-de-coco por apresentar baixo valor calórico, pode ser utilizada na substituição da água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa.
Outro cuidado importante que se deve ter durante o verão é com a alimentação. Os dias de temperaturas elevadas geralmente provocam uma inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que é um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período.
A melhor forma de contornar este problema é procurar consumir alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, carnes magras, sanduíches leves, vitaminas de frutas e sucos naturais, estes são agradáveis, leves e não dão aquela sensação de "barriga pesada", como acontece com refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. Além disso, sucos naturais garantem um aporte adequado de vitaminas e sais minerais, o que não é garantido com o consumo de refrigerantes. É importante ter cuidado com o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos, que nessa estação se tornam mais difíceis de serem digeridos. Reduza também o consumo de condimentos em geral porque eles agem, em sua maioria, retendo líquidos.
Planejar é a palavra chave nesse verão. Organize, mesmo que mentalmente, seus horários, para que você não fique muito tempo sem se alimentar. Não se esqueça dos líquidos, para que a desidratação não chegue de surpresa. Dessa forma você vai ter disposição e energia suficientes para aproveitar e desfrutar intensamente a melhor época do ano!

Nutricionista Keilla Maylla Comar - CRN 6509

Nenhum comentário:

Postar um comentário