Pages

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Dicas: Requisitos essenciais do bom pregador


1 - PiedadeÍntima comunhão com Deus, profundo amor às almas perdidas, sempre perante o trono da graça de Deus e dedicação ao estudo da palavra de Deus. Não se pode pregar com êxito sem piedade. (“Exercita-te na piedade”. - santidade, religiosidade, adoração a Deus”) 

2 - Dons naturaisRaciocínio claro, rápido, vigoroso e lógico. Imaginação fecunda e criadora, voz cheia e harmoniosa, aparência física agradável e atraente, expressão entusiasta e enérgica. 

3 - CulturaBoa e sólida cultura geral. Especialização em conhecimentos relacionados à sua missão, tais como Teologia, História Eclesiástica, Psicologia. O pregador deve conhecer o ser humano, seus distúrbios e desajustamentos da personalidade oriundos de complexos, recalques, transferência de sentimentos, psicoses, manias etc. 

4 - HabilidadeManeira agradável, original e engenhosa de raciocínio e expressão do pensamento. Processo de colecionar, escolher e dispor o material do Sermão. A arte de pregar exige treino, técnica e esforço demorado e fastidioso. 


5 - SinceridadeO pregador deve pregar o que vive. O pregador hipócrita não tem receptividade. 

6 - HumildadeO pregador jamais deve pensar que o mérito pelo sucesso da pregação é particularmente seu. Ele deve ter em mente que ele é apenas um instrumento de Deus. 

7 - Mansidão: Segundo Salviano (1999: 31) “Mansidão é aquela qualidade de não se sentir facilmente ofendido. É a resposta que a humildade dá ao ataque. É a capacidade para dizer as coisas certas e abster-se de dizer as erradas.” Esse atributo está diretamente relacionado ao domínio próprio. Aquele que é manso suporta as críticas sem se exasperar. Isso não significa que aquele que é manso seja fraco ou covarde.

8 – SensibilidadeO pregador deve ser sensível à voz de Deus e às necessidades humanas para que produza uma mensagem que atenda às suas necessidades e esteja ao nível de entendimento do auditório. 

9 - Cheio do Espírito SantoUma mensagem sem a unção do Espírito será vazia e sem vida. Essa unção virá através de uma vida de oração, jejum, consagração e comunhão com Deus. 

10 - AutênticoO pregador deve evitar imitar qualquer outra pessoa. Mesmo que o estilo do pregador seja simples, ele deve ser autêntico. É dramático quando estamos ouvindo um pregador e ao fecharmos os olhos pensamos que estamos ouvindo Jimmy Sweggart, Valnice Millomens, Abraão de Almeida ou qualquer outro pregador famoso. O pregador deve ter o seu estilo próprio. Cada um deve lutar com as armas que possui. (1 Sm 17:39) 

11 – Dedicação à leitura e ao estudoO pregador deve ser uma pessoa que gosta de ler e escrever e que se preocupa com a linguagem falada e o emprego correto das regras gramaticais, observando as regras  de coesão e coerência na composição de um texto. O sermão é como uma redação, deve ter começo meio e fim. Aquele que lê e estuda muito tem muito a dizer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário