Pages

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Estudo: Jejum


Seria este o jejum que eu escolheria que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?”  – Isaías 58:5-6

Conforme é possível ver no texto, Deus vem dizendo que o jejum que as pessoas daquela época, estavam fazendo não era o jejum que Deus havia separado e escolhido para o seu povo. 
O jejum que eles estavam fazendo se tornará um ato religioso, desvinculado com o propósito de Deus, pois o jejum precisa ser seguido de humilhação, arrependimento e propósito.
Portanto vamos apresentar nesta postagem sobre o jejum, para que venha aprender e acrescentar na sua vida espiritual, assim como fazer um jejum que seja agradável ao Senhor.

Definição:
Segundo o hebraico, significa pranto, luto e mortificação, como é tratado no livro de Ester. No grego significa abster ou privar-se alimento, como vemos quando Jesus, fala aos seus discípulos que casta de demônios, só sai com jejum e oração.

Tipos de jejum:
a)Completo = Abster de alimentos sólidos e líquidos, por um período determinado.
b)Incompleto = Abster de alimentos sólidos, mas com consumo de água.
c)Típico = Retira itens do cardápio, por algum período de tempo.
d)Sobrenatural = Abster de alimentos por um período muito longo de dias.


Propósito:
O ponto principal do jejum é o propósito, quando fazemos um jejum sem propósito, alvo ou meta, ele deixa de ser um meio de clamarmos a Deus a se tornar apenas um sacrifício. Por isso sempre que você for jejuar, coloque em seu jejum um objetivo, que seja santificação até um pedido particular. Lembre-se que “melhor é obedecer do que sacrificar”.

Oração e adoração:
Um dos aspectos que considero importante de ressaltar é que o jejum, quando está unido com a oração e adoração, se tornar uma das armas mais fortes e poderosas, para lutarmos contra o Diabo e conquistarmos nossas vitorias. Se oração é clamar ao Senhor e adoração é o exaltar, o jejum significar clamar ao Senhor, reconhecendo que nós dependemos dEle e que nossa vida foi feita para o exaltar.

Forma:
E para finalizar, acredito ser interessante apresentar a forma do jejum que nós devemos fazer que é ensinado por Jesus, no Evangelho de Mateus. 
1º Quando você for jejuar não se apresente triste ou contristado, porque o essencial, não é que as pessoas vejam, mas sim Deus.
2º Ungir a cabeça, acredita que nem todos terão a oportunidade, mas o principio é de que a unção do Senhor esteja na nossa vida, para trabalhar no nosso coração.
3º Lavar o rosto, tem como características, apagarmos todas as marcas do jejum, que podem ser evidenciadas, pelas pessoas, porque o principio geral é de que Deus veja e não as pessoas.

Dicas:
Esteja em constante alerta e vigilância, porque provavelmente será neste dia, que o Diabo usará de suas artimanhas, para atacar sua vida, com mais forças, para frustrar o seu propósito, por isso ele poderá usar situações até pessoas próximas, para ver sua santidade e objetivo destruídos.
Comece o jejum com uma oração, apresentando o propósito e de que forma você fará. Termine o com uma oração, entregando o jejum e uma leitura bíblica, que pode ser no inicio ou em ambos os momentos.
Fisiologicamente, após o jejum você terá um alto gasto metabólico, porque ficou privado de comida por uma meta maior, por isso beba água, para se hidratar, caso haja feito o jejum completo, coma bastantes frutas, que ajudará bastante e comece devagar com os alimentos para não comer, mais do que o normal.

Exemplos:
A Bíblia está recheada de exemplos, sobre o jejum, dentre eles temos o de Esdras, que jejuava por uma resposta, para que Deus direcionasse o povo no caminho. Assim como em Joel, para que houvesse santificação. Temos o jejum em meio a guerra ou situações difíceis, para alcançar a vitoria, como no caso do Rei Josafá, em 2 Crônicas.Portanto, como vemos que existem marcas no passado de pessoas, que jejuaram e clamaram e alcançarão o que pediam ao Senhor, por isso lhe convido a fazer desta ferramenta um meio de clamar a Deus.

Importante:
Quero alerta-lo não pense que o jejum é um método de você fazer e depois cobrar de Deus, não se trata de trocas, mas sim de humilhação, pois se Deus achar graça em nós e tiver objetivo. 
Que Deus te abençoe!

Por Rafael Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário