Pages

terça-feira, fevereiro 26, 2013

Estudo: O poder do testemunho


At 1:8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra

Como é maravilhoso saber que Deus quer nos fazer Suas testemunhas.
A definição de testemunha que encontramos é: pessoa que presenciou, viu ou ouviu alguma coisa; prova.
Vemos nesse texto de Atos 1:8 alguns requisitos para ser testemunha de Deus:
1 – Ter a palavra enxertada em nós (v. 2)
2 – Crer e receber a Cristo como Salvador
3 – Viver para Deus, e ser obediente as Suas ordens (v. 4)
4 – Receber o Espírito Santo
Então quando o Espírito Santo habitar em nós, Ele vai operar o Seu poder em nós, e isso é maravilhoso de mais entendermos, pois apesar de termos força, dons e capacidade, tudo isso é limitado, mas com o poder do Espírito Santo em nós, poderemos e seremos testemunhas de Deus.
Pois não só teremos presenciado a manifestação do Seu poder, como teremos experimentado isso, e assim sendo, poderemos ser testemunhas fiéis de Deus.

Entre muitas histórias bíblicas que poderia usar sobre ser testemunha de Deus, quero falar sobre a Mulher Samaritana (João 4).


Do versículo 7 a 27, vemos a conversa de Jesus com essa mulher. A Bíblia não diz o seu nome, apenas a intitula como “Mulher Samaritana”. Para essa reflexão quero ressaltar isso, que quando alguém se encontra com Jesus a sua vida é transformada, ou seja, é impossível de ser a mesma pessoa depois de se encontrar com Jesus. E foi isso o que aconteceu com essa mulher. Ela percebeu coisas importantes e necessárias que antes não tinha visto, mas que Jesus a fez entender.
Outra lição que posso ressaltar desse texto, que é o nosso tema, é que a pessoa que tem a sua vida transformada por Jesus é impossível ela não testemunhar isso.
Nos versículos 28 e 29 diz: “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?”.
Os estudiosos bíblicos dizem que essa foi a primeira missionária que teve no Novo Testamento.
Ela não se conteve, como se ela pudesse fazê-lo, mas ela saiu correndo, quem sabe, empolgada e cheia de fé e certeza, para dizer a várias outras pessoas do seu encontro com Jesus. E quem sabe essas pessoas sejam as mesmas que antes a viram fazer coisas erradas, mas agora estão vendo uma “nova mulher”.
E pelo fato dela ter ido anunciar o que vira e experimentara em e com Jesus, no versículo 30 diz que “Saíram, pois, da cidade, e foram ter com Ele”. Que maravilha, o testemunho da Mulher Samaritana gerou fé naquelas pessoas e fez com que elas saíssem de onde estavam, deixassem suas vidas de pecado, quem sabe, para irem ao encontro de Jesus.
Saiba disso, que o seu testemunho fiel sobre o que Deus fez na sua vida vai gerar isso na vida de muitas pessoas, fé e ação para irem até Jesus.
Depois de irem até Jesus, acontece o que está escrito no versículo 39: “E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito”.
Que extraordinário, pelo testemunho da Mulher Samaritana, foi gerada fé em muitos, e isso os impeliu para irem até Jesus, e quando viram que o seu testemunho era verdadeiro creram também em Jesus.
E é mais extraordinário ainda que essas mesmas pessoas passaram a experimentar o amor e poder de Jesus, ao ponto de irem a Mulher e dizerem o que está escrito no versículo 41 e 42: “E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”.

Que lições maravilhosas aprendemos com essa mulher. Por isso não tenha vergonha de ser testemunha de Deus, e testificar o que Ele fez na sua vida. Por isso que Paulo escreveu em Rm 1:16: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.
Vamos falar de Deus e de tudo o que Ele fez e está fazendo em nossas vidas, para que mais pessoas se acheguem a Ele e possam ter suas vidas transformadas pelo Seu amor e poder.
Não duvide e não despreze o que Deus pode fazer em sua vida através do Seu Espírito, e seja uma testemunha fiel de Deus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário