Pages

sexta-feira, abril 01, 2011

Estudo: Panorama Bíblico - 1 Samuel


Autor: Incerto, alguns sugeriram Samuel e os profetas Natã e Gade

Data: Incerta, talvez cerca de 1000 a.C.

Propósito: Registrar a vida do último juiz de Israel, Samuel, o reinado e declínio do primeiro rei de Israel, Saul, e a escolha e preparação do maior rei de Israel, Davi

Temas: Israel rejeita a Deus como rei e líder, deixando de render-lhe obediência; a fidelidade de Deus

Conteúdo: As escolhas das pessoas revelam muito do seu caráter. O livro de 1 Samuel está repleto de escolhas – algumas boas e outras ruins. A primeira decisão importante em 1 Samuel é feita por Ana, uma mulher que não podia ter filhos. Ela decidiu clamar a Deus, pedindo um filho. Deus ouviu sua oração e atendeu a seu pedido. Grata a Deus por Sua bondade, Ana dedicou o filho Samuel ao Senhor desde o seu nascimento. Samuel cresceu então entre os sacerdotes no tabernáculo e com o tempo tornou-se um sacerdote importante. Perto do fim da sua vida os israelitas rejeitaram os filhos de Samuel como juízes sobre Israel e lhe pediram para nomear um rei que governasse. Samuel os advertiu de que um rei iria oprimi-los, mas eles insistiram. Começou assim a história dos reis de Israel. Samuel escolheu um moço alto e bonito chamado Saul como primeiro rei de Israel. No início Saul parecia tomas boas decisões, mas em breve mudou de atitude, fazendo escolhas erradas, o que levou Deus a encerrar seu reinado.
Davi, um pastor de Belém, foi escolhido para substituir Saul. Saul fez várias tentativas para matar Davi, mas no final do livro Saul e seus filhos morrem, e Davi é candidato a tornar-se o próximo rei.

Esboço:
1.1 – 7.17 – Início do ministério de Samuel e a guerra com os filisteus
8.1 – 15.35 – Sucesso inicial do rei Saul
16.1 – 20.42 – Declínio de Saul e ascensão de Davi
21.1 – 24.22 – Perseguição de Davi por Saul
25.1 – 31.13 – Força crescente de Davi e morte de Saul

Nenhum comentário:

Postar um comentário