Pages

sexta-feira, abril 29, 2011

Reflexão: Liberdade entre amigos


Como é bom ter amigos. Mas vem uma pergunta: Até onde vai nossa liberdade com eles?
Já ouvi muitos dizerem assim: Perco o amigo, mas não perco a piada. Será que isso é uma liberdade na amizade?
Me ensinaram que a minha liberdade termina quando começa a do outro.
É claro que amigo é aquela pessoa que temos liberdade. Podemos brincar, nos abrir, pedir ajuda e tantas outras coisas. Mas será que eu tenho liberdade para constrangê-lo? E ferir seus sentimentos? E até a sua fé? E tudo isso por causa da liberdade que eu tenho com ele?

A Bíblia fala sobre amizade, e ela aprova isso, mas ela nos ensina como deve ser.
Ela nos fala de Davi e Jônatas. Talvez a mais conhecida amizade na história seja a de Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (2 Samuel 9).

Ela nos ensina em Provérbios 27:5-6 o seguinte: "Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas dum amigo; mas os beijos dum inimigo são enganosos". Esse versículo é muito bem explicado no caso de adultério de Davi. Se Natã não tivesse ido repreendê-lo com amor, Davi não teria se arrependido. Então vemos que como amigos temos a liberdade para repreender quando a pessoa erra, dai será um constrangimento para melhorar e ajudar a pessoa, e tudo isso com amor. Então vemos que não temos liberdade para constrangê-lo para deixá-lo pior.

Em Provérbios 17:17 diz: "O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão". O amigo é aquela pessoa que esta ao lado em todo o tempo. Vemos um exemplo bíblico do Filho Pródigo, mas que nos mostra o contrário do que esse versículo diz. Enquanto ele tinha dinheiro, os "amigos" estavam ao seu lado, mas quando acabou o dinheiro aqueles que diziam ser seu amigo fugiram, ou seja, quando ele mais precisou, não encontrou os "amigos". Mas esse texto de Provérbios nos dá um princípio muito lindo: Amar em todo o tempo. Então mais uma vez eu digo, a nossa liberdade com os amigos não é para machucá-los, ou constrangê-los para piorar, mas devemos ama-lo em todo o tempo, para quando ele, ou você, precisar um do outro, possa encontrar ajuda.

Não desperdíce sua amizade com coisas fúteis e tolas, mas mantenha suas amizades com amor, com moderação, e a qualquer sinal de descontentamento, pare, não prossiga para não piorar. A amizade não tem que ser do tipo que só passa mão na cabeça, apoia e concorda com tudo, mas tem que ser sincera, e é claro, a sinceridade tem que ser usada de uma forma correta, como diz a Bíblia, com amor e para melhorar, não para piorar.
Que Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário