Pages

sexta-feira, julho 22, 2011

Estudo: Diferença entre Transcendência e Imanência de Deus

A Imanência descreve o modo como Deus é revelado e manifestado aos homens, sem, contudo, ser confundido com a criação. Significa a relação de Deus com Sua criação, através do uso de Seus atributos. A Transcendência trata da essência e atributos naturais de Deus que O tornam infinitamente superior a tudo que criou. É um dogma que mostra a capacidade inesgotável de Deus, dando visão clara que Sua capacidade é muito superior às coisas que Ele realiza no universo.
Os imanentistas defendem que a causa da mudança e transformação das coisas está dentro das próprias coisas. Nada pode ser ordenado para um fim se não existir nele certa propensão para esse fim. Esta concepção tende a circunscrever a realidade aos limites da própria experiência humana. Os panteístas e os materialistas em geral, comungam desta posição. Os transcendentalistas colocam no exterior das coisas o principio ordenador da realidade. Esta concepção tende a pressupor a existência de princípios que estão fora ou acima da experiência possível. Não foram apenas os idealistas a sustentar esta concepção. Os existencialistas reelaboraram o conceito de transcendência, e afirmaram a capacidade especificamente da experiência.
Na Bíblia, corretamente interpretada, Deus se apresenta como transcendente e imanente. Os dois conceitos são encontrados na Bíblia. Por exemplo: Is 6:1-5 descrevem Deus elevado num alto e sublime trono e os serafins adorando e dizendo que “santo é o Senhor dos Exércitos". E continuam depois: "toda a terra está cheia da Sua glória!”. Esta é uma das provas da imanência de Deus.
Em Isaías 55:8,9 a transcendência de seus pensamentos é bem percebida: “’Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
A imanência apresenta Deus presente e ativo na Sua criação e em contato com a humanidade. Mas a doutrina bíblica da transcendência diz que Deus não é limitado à nossa capacidade de compreendê-lo. Ele está infinitamente além. Não podemos manobrá-lo, manipular suas ações. No cântico de Paulo em Romanos é proclamado no capítulo 11, do verso 33 ao 36: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor?”.
Não podemos negar sua imanência, afinal Cristo veio nos salvar. Ele venceu as barreiras e se manifestou em carne para a nossa redenção. Seu sacrifício que nos trouxe a paz diz respeito à imanência que se traduz pelo supremo ato de amor e revelação. Mas sua Soberania transcendente é doutrina vital para a evangelização e santificação em nossos dias. Deus não pode ser minimizado. A tarefa teológica não apenas compreende quem é Deus, mas O honra. Ele não é mero objeto de estudo. É o Senhor onipotente.
Concluindo, a imanência de Deus na Criação significa o cuidado pessoal que Ele, por sua Providência, tem de todas as coisas, ao passo que a sua transcendência consiste na dife¬rença entre sua natureza incriada e a das criaturas.

Estudo feito por Ev. Alaid S. Schimidt

2 comentários: