Pages

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Estudo: Que diferença faz?


Em Ml 3:18 diz: “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve
Nós sempre encontramos na Bíblia esse ensinamento sobre a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus.
As ideias não são as mesmas. Os costumes não são os mesmos. Os propósitos não são os mesmos. Tudo é diferente. Não tem como a luz e as trevas andarem em comunhão. Creio que isso seja claro para você, certo?
Mas hoje temos visto um evangelho que está tão semelhante ao mundo que quase não se nota a diferença. Os costumes estão sendo os mesmos, as ideias estão sendo as mesmas, as práticas estão sendo as mesmas, e dizem que isso é evangelho. Mas está errado!
Eu não sou ninguém para te julgar, mas eu posso usar a Bíblia para falar se as suas ideias, práticas e costumes estão de acordo com o que Deus quer ou não.
Dizer que a homossexualidade é normal. Dizer que não tem problema ser entregue a bebidas alcoólicas. Dizer que não tem problema ser vulgar. Dizer que ter relacionamentos condenáveis pela bíblia não tem problema. Dizer que frequentar certos lugares não tem problema. Dizer que não tem problema introduzir na Igreja práticas antes condenáveis. Dizer que mentir e passar os outros para trás não tem problema. E tantas outras ideias que muitos tem pregado, vivido e difundido.
Quando eu me volto para a Bíblia eu vejo um Evangelho de amor, misericórdia, graça e aceitação, sim, mas um também vejo um evangelho que faz diferença na vida da pessoa. Um evangelho que muda os pensamentos, atitudes e costumes das pessoas. Quando alguém se encontrava com Jesus, a sua vida era mudada. E porque que hoje em dia estão querendo dizer que a pessoa que “entra” nesse evangelho não precisa mudar de vida?

Eu te faria uma pergunta pessoal: Que diferença o evangelho fez e faz na sua vida?
No capítulo 4 do Evangelho de João nos fala do encontro entre Jesus e a Mulher Samaritana. E Jesus anunciou a ela o Evangelho (Evangelho quer dizer: Boas Novas) e se você já leu, ou ler esse capítulo vai perceber a diferença que o Evangelho fez na vida dessa mulher. E os estudiosos bíblicos dizem que ela foi a primeira missionária que existiu.
Posso resumir o Evangelho de Cristo assim: Ele te convida e te aceita como você está, independente de qualquer coisa, mas ele vai fazer uma mudança radical na sua vida. Então eu não posso aceitar um evangelho em que a pessoa não mude nada e continue com os mesmos pensamentos, práticas e costumes de antes.



Quero te fazer outra pergunta pessoal: Que diferença Deus e Jesus faz na sua vida?
Como já colocamos o texto de Ml 3:8 que diz que existe a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus. Eu sempre digo que quem serve ao pecado e ao diabo é um servo escravo, mas quem serve a Deus é um servo livre.
Toda pessoa que decide ter Deus como Deus, precisa estar ciente de algumas coisas:
1) Agora ela não vive mais para ela mesma, ela vive para Deus.
Gl 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
2) Ela não vive mais conforme a sua mentalidade e suas regras, ela vive agora pelas leis de Deus.
Sl 1:1 e 2: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.
3) Ela não é mais uma pessoa, ela é um servo, uma serva de Deus.
Ef 5:3 e 4: “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças”.

Te pergunto também: Que diferença a Bíblia faz na sua vida?
Nós bem sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus, e nela estão escritas Suas leis, Seus ensinamentos, e por ela podemos aprender ser consolados, edificados, e podemos dizer que ela é o presente de Deus para nós.
Já falei isso em outros estudos, que hoje muitos vivem na moda do “achismo”, e esses que tem essa ideia “acham” que Deus as julgará por aquilo o que elas acham, mas quando Deus julgar a todos, Ele nos julgará conforme a Sua palavra e as Suas leis, e não por aquilo que a pessoa acha, certo?
Jesus disse em Mt 24:35: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Olha a importância e a seriedade que a Bíblia tem.
Jesus nos ensinou que a Bíblia é o nosso alimento, em Lc 4:4: “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”.
O salmista disse que a Palavra de Deus é lâmpada e luz, em Sl 119:105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.
Mais uma vez eu te pergunto: Que diferença a Bíblia faz na sua vida? Mas deixa eu te falar uma coisa, para que a Bíblia seja e faça a diferença em nossas vidas, nós temos que permitir que isso aconteça. Daí entramos na questão de qual importância você dá para a leitura e meditação bíblica. Mas eu te digo isso por experiência própria, o conhecimento e a prática dos ensinamentos Bíblicos fazem uma diferença extraordinária em nossas vidas, experimente isso!

Posso te perguntar: Que diferença você faz como cristão?
Como disse acima, como cristão você não é apenas mais uma pessoa, você é um(a) servo(a) de Deus, e como tal, você não faz mais parte do mundo, do sistema pecaminoso que governa os que não são filhos de Deus.
Na Sua oração sacerdotal em Jo 17:14 Jesus disse: “Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo”. Essa mentalidade e certeza que devemos ter!
E não apenas isso, em Mt 5:13 a 15 diz: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
Além de não pertencermos a esse mundo, não somos iguais os que não tem Deus, não temos as mesmas leis, as mesmas ideias, práticas e destino. Jesus foi bem enfático ao dizer que somos Sal e Luz. Como sal temos que preservar e temperar, e como luz quer dizer que somos o oposto do mundo, que está em trevas, e que mostramos as verdades de Deus para os que estão nas trevas.

Ter a Deus como Deus, pertencer a Ele, viver e andar em Seus caminhos, ser guiado por Ele é a melhor opção que podemos escolher, pois vemos a diferença que isso faz. Que Deus possa te abençoar e te ajudar a viver essas diferenças em sua vida, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário