Pages

terça-feira, janeiro 03, 2012

Reflexão: Igreja dividida


Mt 12:25: “Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”.

Por acaso você já viu algo onde tinha divisão dar certo? Prosperar? Ir para frente? Assim como você, eu nunca vi.
Vamos usar a lógica e dizer que a divisão divide. Essa é a lógica. Não tem como dizer o contrário, ou não chegar a essa conclusão, certo?

Nessa passagem de Mates capítulo 12 vemos quando Jesus foi acusado de expulsar os demônios pelo espírito de belzebul. No vers. 24 diz: “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios”.
Daí chegamos ao vers. 25 quando Jesus diz essa verdade: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado.
Mas Jesus não ficou apenas nesse exemplo, Ele foi mais adiante, dizendo que toda cidade, ou casa, dividida contra si mesmo não subsistirá. E quão sérias são essas palavras. E eu quero ir um pouco mais adiante, não que eu seja melhor do que Jesus e tenha mais ensinamentos que Ele. Mas quero dizer sobre quando há divisão na Igreja.

Com a sua permissão eu quero dar os exemplos a seguir usando a primeira pessoa. A minha intenção não é de acusar e/ou apontar o dedo para ninguém, mas é para que, se servir, haja concerto e mudança de atitude.

Quem sabe você sempre fale mal contra o seu pastor, ou contra o seu líder. Quem sabe você somente critique quem está à frente. Quem sabe você não ajude em nada, mas coloque defeito em tudo o que é feito na sua Igreja. Quem sabe você não participe das atividades da Igreja e muitas vezes faz com que pessoas não participem também.
E depois você não sabe o porque da sua Igreja não ir para frente. O porque das coisas não darem certo. O porque da Igreja não ser próspera. O porque o trabalho do pastor não ser frutífero. E assim por diante.


Eu falo isso porque sou filho de pastor, e sei que as pessoas são cruéis. E não apenas isso, Deus tem me dado algumas oportunidades na Sua obra e sei que isso acontece, e tem acontecido comigo. (Que fique claro que não escrevo essa reflexão como desabafo, mas Deus tem me inquietado para escrever sobre esse tema).

Jesus foi muito claro em dizer que quando há divisão é impossível as coisas darem certo e que, no nosso caso, que a Igreja subsista, permaneça, prospere e etc.
Deixa eu dar uma palavra para você, com muito temor diante de Deus: Não seja você o motivo de divisão dentro da sua Igreja.
Eu sempre digo assim: Se você não ajuda, pelo menos não atrapalhe, e não desfaça o que os outros fazem com muito esforço. Mas quero te incentivar a trabalhar, a orar, a ajudar, a multiplicar, a somar para que a sua Igreja cresça, desenvolva e prospere, em nome de Jesus.

Quando falamos de Igreja, falamos de união, e a Bíblia nos dá vários exemplos disso.
Em Sl 133:1 diz: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. O propósito de Deus em instituir a Igreja é para que houvesse união e não divisão. Era para que os membros andassem unidos e não divididos.
Olha o que Paulo escreve em 1 Co 12:12 e 13: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. A Igreja é o Corpo de Cristo aqui na terra. E como o corpo será bem sucedido se houver divisão contra ele próprio?
E vou mais além disso, se você faz parte do Corpo de Cristo e você faz algo contra o seu pastor, seu líder, seu irmão, você faz mal contra você mesmo. E não apenas eles que vão sofrer, isso atingirá você direta ou indiretamente. É o que diz no versículo 26: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. Pense nisso.
Para complementar, olha o que Paulo escreve em Ef 4:4-6: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”.
Se nós somos fazemos parte do mesmo corpo, fomos chamados pelo mesmo espírito, temos a mesma fé, o mesmo batismo, o mesmo Deus, porque queremos que haja divisão em nosso meio, mesmo sabendo que a divisão acarretará em conseqüências ruins?
Como disse acima, não seja você o motivo de divisão, se você está sendo, peça perdão a Deus, e se preciso for, peça ao seu pastor, líder, irmão e em nome de Jesus mude de atitude.
E se por acaso você sabe de alguém que é motivo e esteja causando divisão, ore por essa pessoa e peça para Deus agir na vida dela.

Sempre busque a comunhão e união do corpo, como disse o salmista, que é bom e agradável que os irmãos vivam em união. E saiba disso: O êxito ou a decepção da sua Igreja depende de você também. Ande ao lado do seu pastor e líder. Viva a vida da Igreja. Dê o seu melhor e faça a obra do Senhor com dedicação e amor, e assim você verá os frutos e Deus será louvado na sua vida e na sua Igreja.
Que Deus abençoe você e sua Igreja, em nome de Jesus.

Por Junior Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário