Pages

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Estudo: Amigos de Deus

Tiago 4:4a

Podemos definir amigo como aquela pessoa que é companheira, aquela pessoa que podemos contar quando precisamos, aquela pessoa que tem respeito e amor, aquela pessoa que queremos sempre estar perto, aquela pessoa com quem compartilhamos momentos especiais de nossas vidas, e tantas outras definições que poderíamos dar sobre amigos.
Ter amigos é coisa muito boa.

A Bíblia diz que existem amigos mais chegados do que irmãos.

Em João15:13-15 vemos Jesus dizer que se fizermos o que Ele nos manda, somos os seus amigos. E Ele diz que tem nos chamado de seus amigos. Quer coisa melhor que isso? Ser amigo de Deus?
Perceba que no contexto dessa passagem diz sobre ser servo de Deus e tal, mas a amizade é um estágio avançado de intimidade. Ninguém vai logo se abrindo com uma pessoa que acabou de conhecer, ninguém vai convidar um estranho para dentro da sua casa e compartilhar intimidades com essa pessoa.
Vemos que para sermos amigos de Deus, temos que ter intimidade com Ele. Primeiro seremos servos, pois como servos vamos obedecê-Lo, respeita-Lo e segui-Lo, mas dai vamos para um outro nível com Deus, de amizade.
E perceba no texto que a iniciativa dessa amizade é do próprio Deus. Então é da vontade de Deus que tenhamos amizade com Ele.
Deus quer te chamar de: Meu amigo. E como amigo, nós temos liberdade, confiança e tantas outras coisas boas.

Tem um ditado que diz assim: "Me digas com quem andas, que eu te direi quem és". Creio que esse ditado seja verdadeiro, pois queremos andar e estar perto de pessoas que sejam semelhantes a nós, que pensem igual a nós e etc.
Se andamos com Deus, seremos reconhecidos como santos, pois Deus é santo, e etc. Dai vem as perguntas: Você tem andado com Deus? Você tem permitido Deus andar com você?
Quem sabe você não ande com Deus porque não O conhece. Quem sabe você não ande com Deus porque não tem prazer em Deus. Que sabe você não ande com Deus porque não esteja no caminho certo.

Em Genêsis 5:24 diz assim: "E andou Enoque com Deus, e não mais o era, porque Deus para Si o tomou".
Sempre que leio esse versículo me arrepio, em saber essas lições tão lindas:
1 - É possível andar com Deus
2 - Quando nos achegamos a Deus, não seremos rejeitados
3 - Em Deus achamos tudo o que precisamos
4 - É possível não somente nos achegarmos, mas mantermos comunhão com Deus
5 - Deus faz de tudo para que não percamos essa intimidade com Ele

E como diz em Tg 4:4a: "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus"
Temos então nesse texto 2 tipos de amizades: a do mundo e a de Deus.
Não quero ressaltar muito a amizade do mundo, pois creio que todos temos ou tivemos experiências com ela, mas quero ressaltar a amizade com Deus.

Saber que podemos ter amizade com Deus:
- nos dá esperança
- nos dá ânimo
- nos dá uma razão de viver
- nos faz mudar de idéia e atitude
- nos faz buscar a Sua presença
E quando isso acontece, percebemos que isso pode ser realidade.

Eu te convido nesse dia a se aproximar de Deus, pois Ele deseja ser seu amigo. Quem sabe a amizade do mundo tem te trazido muita dor, muita decepção, muitos problemas,  e eu te ofereço uma amizade que você nunca se arrependerá, pois verá que tudo o que disse acima, é realidade.

Não se faça amigo do mundo para ser inimigo de Deus, mas se aproxime de Deus, e tenha lindas experiências com Ele, em nome de Jesus.

Estudo feito por Presb. Claudio S. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário