Pages

terça-feira, dezembro 01, 2009

Reflexão: Do que depende a sua alegria?

Quero iniciar essa reflexão com o texto de Provérbios 14:12 e 13: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Até no riso terá dor o coração; e o fim da alegria é tristeza".

Já ouvi pessoas dizerem que não conseguiriam viver sem a bebida alcólica, outras disseram que não conseguiriam viver sem praticar atos sexuais ilícitos, e outras não conseguiriam viver sem certos tipos de práticas que não agradam a Deus.
Creio que essa declaração seja muito forte e muito séria. Dizer que não "viveria sem". E isso nos faz pensar que para elas serem alegres, elas dependem disso, certo?
Como cremos na Bíblia e em Deus, quero falar sobre o que a Bíblia diz sobre a verdadeira alegria.


Esses tempos atrás estava conversando com um jovem pela internet, apesar de não conhece-lo pessoalmente, mas ele me relatou um pouco da sua vida, e disse que mesmo estando dentro da Igreja, foi procurar a felicidade fora da mesma e de Deus. Me disse que procurou no sexo, nas drogas, no álcol e etc, e me disse que isso apenas aumentou o vazio dentro de si. E me disse que chegou até a tentar o suicídio.

Perceba que o texto de Provérbios é bem claro ao dizer que quando andamos nos caminhos do nosso coração e das nossas intenções, não será uma coisa boa. Porque mesmo que estejamos rindo ou pensamos estar alegres, isso é uma ilusão e uma mentira.

Vemos o sábio Salomão na sua velhice, quando escreve o Livro de Eclesiastes, e disse que ele procurou encontrar a felicidade em tudo o que a vida e o mundo podem oferecer. Teve dinheiro, fama, mulheres e muitas outras coisas, mas em tudo isso ele disse que é vaidade e enfado de vida. Dai no final do livro, no capítulo 12 versículo 13 ele escreve assim: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos"
Ele diz que o que importa mesmo na vida é Temer a Deus. Temer a Deus creio que podemos dizer que seja reconhecer a Deus por aquilo que Ele é. Deus é Senhor, é Santo e tudo mais que podemos dizer sobre Ele, e quando eu reconheço Deus como Deus, com certeza irei temê-lo, e temer não é ter medo, mas respeitá-Lo, reverenciá-Lo.
Depois ele diz que devemos guardar Seus mandamentos. Podemos entender que Deus tem o melhor para nós. Se olharmos os padrões do mundo e os padrõs divinos, veremos que são opostos, mas as leis de Deus nos mantém puros, seguros e firmes, enquanto as idéias do mundo só nos afastam de Deus e nos faz ter uma vida medíocre.
E vamos juntar as peças, se no decorrer do livro todo, ele disse que procurou a felicidade nas coisas terrenas e não achou, ele acaba dizendo que a verdadeira alegria será achada no temor a Deus e guardar os Seus mandamentos.

Será que a verdadeira alegria está em ser próspero nas coisas dessa terra? Espero que você não me compreenda mal, em pensar que Deus não possa nos prosperar e nos abençoar. Em Salmos 73, vemos o salmista falando sobre os "ímpios", que eles eram prósperos, que eles não tinham as mesmas preocupações que muitos e etc, até que ele fala assim nos versos 16 e 17:"Quando me esforçava para compreender isto, achei que era tarefa difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles".
Perceba que ele diz que no "santuário de Deus" ele percebeu que a vida dos ímpios não era tão boa assim. Podemos aprender aqui que no "santuário de Deus" iremos encontrar a verdade e a verdadeira felicidade.
No Salmos 16:11 diz assim: "na Tua presença há abundância de alegrias".
Salmos 43:4a diz: "Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria".

Vemos um outro caso em João 6, que depois de um discurso alguns discípulos de Jesus O abandonaram, e Jesus pergunta aos 12 discípulos no versículo 67: " Quereis vós também retirar-vos?", dai Simão lhe  respondeu no versículo 68: "Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna".
Que coisa linda, a alegria deles dependia de Jesus, e é assim que deve ser conosco. Jesus é o motivo da nossa alegria. Ele é o nosso Salvador, Ele é o nosso amigo, Ele é o nosso pastor, e tanto mais. E Ele sim, é o único que pode realmente nos fazer feliz.

Enquanto muitos se alegram em fazer o que é errado, em Provérbios 21:15 diz: "A execução da justiça é motivo de alegria para o justo; mas é espanto para os que praticam a iniqüidade". Vemos que a alegria é de acordo com o que a pessoa é. Se a pessoa é justa, fazer a justiça é a alegria, mas se a pessoa não é "justa", a sua alegria é de acordo com aquilo que ela é.

Mais uma vez eu te pergunto: Do que depende a sua alegria?
Espero que você pare um pouco e reflita sobre o que escrevi acima, eu já fiz o mesmo, e creio que Deus te abençoará e você vai entender a verdadeira alegria. Pare de viver ilusões e mentiras, e passe a viver o que Deus tem para você.

Que Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Reflexão feita por Presb. Claudio S. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário