Pages

quarta-feira, maio 05, 2010

Realidade: Desmotivação

1 Tessalonicenses 5:14: "Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos"

Motivação é o que faz a pessoa usar seus recursos para realizar coisas.
Por exemplo: Todos trabalham, motivados que no final do mês receberão salário.

Existe um exemplo claro de desmotivação que é a chamada "depressão". A pessoa não tem vontade de fazer nada, quer ficar em casa, não quer ver ninguém e etc. E isso é uma realidade. Mas e se eu dissese que isso existe na área espiritual? Pessoas que conhecem a verdade, professam a fé em Deus, mas que não tem ânimo para fazerem nada em relação as coisas espirituais. Não querer ir ao culto, não querem evangelizar, não querem participar de vigílias, retiros, acampamentos e etc, e tem pessoas que sabem que precisam de ajuda, mas não querem ser ajudadas. Pessoas totalmente desmotivadas, e Paulo disse para que haja consolo aos de pouco ânimo.

Motivos para a desmotivação:
- Pecados - O pecado, como bem sabemos, é o que afasta a pessoa de Deus e das coisas espirituais. Então como poderemos ter motivação para as coisas espirituais se vivemos no pecado? Deixe que o Espírito Santo te convença de seu pecado, e permita que Ele opere o arrependimento em você e assim sendo, que Ele opere a santoficação para que você vença a desmotivação espiritual.

- Não conhecer a Bíblia - Jesus disse que o povo errava por não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus. Se não conhece a bíblia, não se conhece as promessas de Deus, não tem como compreender as coisas espirituais, e não tem como querer saber das coisas espirituais pela nossa sabedoria. É preciso conhecermos a Bíblia para sabermos o que fazer e como fazer, e dai poderemos vencer a desmotivação espiritual.

- Frustração/Decepção - Coisas que acontecem conosco nos desmotivam, mas estamos falando de um Deus que é maior do que as frustrações que possamos passar. Permita que Deus opere isso na sua vida, revelar o Seu poder em Suas fraquezas, e sendo assim você verá que Deus é maior do isso.

- Não ter experiências com Deus - Intimidade com Deus é tudo na vida de uma pessoa. Deus fez todo o possível para que o homem tenha intimidade com Ele, Ele só não pode e não quer forçar o homem a isso. Muitos estão desmotivados com as coisas espirituais porque não tiveram ou não tem experiências com Deus. Mas quero te dizer que Deus quer te levar a ter muitas experiências com Ele, e você verá o quão bom isso é.


Vejamos um exemplo bíblico, o de Elias. Estava sendo perseguido por Acabe e Jezabel, e teve um tempo na sua vida que ele havia perdido o ânimo. Ele havia profetizado que não choveria, mas ele fora afetado com isso, passou a comer pão e carne e beber água do ribeiro, mas por falta da chuva, a água secou e ele precisou sair dali. Então ele chega ao ponto de se esconder em uma caverna, e quando está lá Deus diz a ele: "Saia dai e se coloque na minha presença". Quando ele saiu da caverna, veio um forte vento, e depois veio um terremoto e depois veio fogo, e a bíblia diz que Deus não estava nisso, mas depois disso veio uma voz mansa e delicada. Isso nos ensina que pessoas que estão desmotivadas precisam da paz de Deus. E isso se encontra com intimidade com Deus. (1 Reis 19)

Pode até ser que a desmotivação tenha alcançado você, mas não é preciso que ela permaneça. É possível vencer isso, independente da causa que seja. Deus é maior e Ele quer te ajudar a vencer isso, assim como Ele fez com Elias. Permita que o Espírito Santo te motive com as coisas espirituais, pois Ele é o Consolador e Ele é a fonte de poder de Deus em você.
Que Deus te abençoe, e se você deseja uma oração específica em favor de sua vida, nos envie um e-mail que vamos orar por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário